Com o intuito de trazer mais informação, esse conteúdo tem como foco, explicar melhor o Retinoblastoma. Em suma, além de explicar um pouco de como surge, nesse post terá formas de identificar o câncer antes e como funciona o tratamento.
Antes de mais nada, esse câncer infantil é considerado raro, uma vez que corresponde de 2% à 4% levando em conta todos os outros. A saber, estima-se que no Brasil há uma média de 200 a 300 novos casos no Brasil. Desse número, 90% estão numa faixa etária de 0 a 5 anos.
A título de curiosidade, é possível diagnosticar ainda na maternidade o câncer. No entanto, é mais comum quando se tira fotos com flash, pois no olhinho da criança surge uma região mais branca ou amarelo. Há casos onde o pediatra visualiza alguma anormalidade em exames de rotina.
Veja os tópicos do post
O que é Retinoblastoma
Visando uma maior explicação sobre esse câncer, entenda como ele acomete as crianças e quando se deve prestar atenção aos sintomas. A saber, o Retinoblastoma é um tumor maligno que surge em crianças de 2 a 5 anos, aparecendo na retina do portador. Sendo assim, acaba resultando em um reflexo branco no olho, chamado leucocoria. A saber, a Leucocoria é o resultado quando o tumor cresce, assim a retina acaba descolando e gera o reflexo branco.
Quando se fala de Retinoblastoma, existem 2 tipos de formação desse câncer: esporádico e Hereditário. Portanto, de forma a explicar os dois, abaixo uma explicação separada, pois eles surgem de formas diferentes.
Esporádico
Em suma, esse surge da mesma forma que todos os outros cânceres. Ou seja, é por conta da mutação de alguma célula, além disso, é comum surgir em apenas um dos olhos do portador.
Hereditário
Por outro lado, o hereditário é por conta de alguma mutação genética, que passou de forma hereditária, ou seja, de pai para filho. Diferente do esporádico, esse câncer pode surgir nos dois olhos da criança. Vale destacar que a Retinoblastoma foi o 1.º câncer conhecido como uma doença genética.
Sintomas da Retinoblastoma
De forma a trazer mais conteúdo para todos, veja aqui os principais sintomas desse câncer. Uma vez diagnosticado, é um passo importante para começar a fazer os tratamentos necessários de acordo com a gravidade do câncer. Sendo assim, confira abaixo.
- Redução na visão;
- Globo ocular maior que o normal;
- Olho preguiçoso;
- Problema na movimentação ocular;
- Olho de Gato*
* Em suma quando se fala “olho de gato”, é quando uma área branca na pupila, causada pelo reflexo da luz. Vale destacar que mesmo não sendo retinoblastoma, esse sintoma pode causar a perda da visão na criança.
Tratamentos
Agora que já conhece os principais sintomas desse câncer é o momento de conhecer alguns métodos de tratamento. Em vista disso, o mais recomendado para saber ou não se é uma Retinoblastoma. Para isso procure um Oftalmologista, ele é capaz de dar o diagnóstico necessário.
Em suma, o foco principal é manter ao máximo a visão da criança, dessa forma é preciso de um tratamento cuidadoso. Portanto, a busca é sempre a cura do paciente, porém existem tipos diferentes de cura, se separar os cânceres por Unilateral ou Bilateral.
Unilateral (um olho)
Nesse caso, a opção é feita uma remoção máxima possível do nervo óptico. Porém, isso só é realizado quando se está em um grau mais avançado.
Bilateral
Em suma, quando se encontra com esse caso, geralmente a visão consegue ser preservada. Entre as opções para tratar estão: Fotocoagulação bilateral, Crioterapia e Radioterapia. A saber, quando se fala em Radioterapia, é quando se usa radiação externa para os pequenos tumores.
Conclusão sobre Retinoblastoma
Pronto, agora você já está ciente sobre o Retinoblastoma. Como pode ver, é algo raro e que acontece muito em crianças. Sendo assim, ao menor sinal de estrabismo, ou qualquer outro sintoma mencionado acima, procure um oftalmologista.
A saber, se está na procura por um, conheça a Kompa Saúde, eles podem ajudar nessa questão da descoberta do câncer, e indicar a melhor forma para o tratamento, se ele já foi diagnosticado. Sendo assim, se quer mais informações, acesse aqui o site da Kompa Saúde para marcar uma consulta com o médico especialista.
A saber, caso seja de seu interesse é possível assinar um plano para ter acesso à diversos benefícios, desde descontos em farmácias até a Telemedicina. Dito isso, não deixe de cuidar da saúde das pessoas que estão ao seu redor, busque a ajuda de um profissional, pois ele fará muita diferença na vida de quem você ama.
Fontes:
- Manual MSD (03/02/2022 às 14H);
- A.C. Camargo (03/02/2022 às 15H);
- Rede D’or São Luiz (03/02/2022 às 16H).
Comentários