Pesquisar

Sofre de tensão corporal? Veja como aliviar as dores

  • Compartilhar:
post-title

O dia a dia de certo tem seus momentos onde há um grande pico de estresse. Dessa forma, nosso corpo acaba sofrendo da mesma forma, porém sua resposta é um pouco diferente. A saber, muitas pessoas sofrem com a chamada tensão corporal por conta de fatores externos. Sendo assim, visando ajudar todos evitar esses problemas que causam os famosos “nós” nas musculaturas, veja alguns exercícios que podem ajudar.

Em suma, essas tensões acontecem pelas mais variadas ocasiões. Podendo ocorrer deste uma postura errada até problemas ligados à emoção. Dessa forma, fica claro a importância de manter uma rotina regular para que não haja maiores complicações futuras ligadas à postura, ou na pior das hipóteses casos depressivos.

Quais as causas dessa tensão corporal?

De certo que já sentiu por exemplo, aquela dor nas costas logo de manhã, nem parece que dormiu direito. Isso por incrível que pareça é algo muito normal. Dito isso, veja algumas ações que podem contribuir de forma negativa para chegar ao ponto dessa dor atrapalhar suas atividades diárias. Vale destacar que terá uma breve explicação para cada uma, assim fica mais fácil entender onde está errando e como se deve corrigir, e evitar a tensão corporal.

  • Noite de sono ruim;
  • Postura incorreta;
  • Problemas emocionais;
  • Muito tempo no celular;
  • Estresse mental;

Noite de sono ruim

Quando deitamos para dormir, é um momento onde devemos relaxar por completo, afim de recarregar as energias do nosso organismo. Quando se tem uma noite de sono instável, a tendência de sofrer com problemas de hipertensão ou tensão corporal por exemplo aumentam.

Geralmente essas dores surgem por conta de uma falta de descanso adequado do corpo durante a noite. Sendo assim, caso queira evitar maiores complicações, investir em melhoras na hora do sono é uma ótima opção para evitar problemas futuros.

Postura incorreta

Isso é um ponto muito importante, já reparou na sua postura enquanto trabalha? Ou até mesmo quando está no seu momento de descanso no sofá? Uma vez que se encontra com uma postura incorreta, os músculos tendem a sofrer mais, já que estão carregando um peso maior, por conta do desvio de postura.

Dito isso, o correto a fazer é, ao notar um erro na sua postura, corrija-o todo momento. Assim se torna um hábito manter sua postura correta durante a maior parte do dia, isso ajuda muito a evitar problemas de tensão corporal em especial na região lombar.

Tensão corporal por problemas emocionais

Em suma, quando temos algum sentimento pendente, como raiva por exemplo, pode gerar incômodos futuros. Ou seja, é preciso arrumar as melhores formas de resolver seus problemas que geraram um grande conflito. A saber, uma forma de resolver tais conflitos é usando a psicoterapia.

Muito tempo no celular

A título de curiosidade, o uso excessivo do celular é umas das causas mais comuns quando se reclama de dores no pescoço. Ao incliná-lo para enxergar o smartphone, a sobrecarga é muito maior.

Estresse mental

Mesmo que algo comum no dia a dia de todos, o estresse mental é um dos principais motivos dos problemas da tensão corporal. Sendo assim quando se tira um tempo para focar em um descanso da mente, as chances de sofrer problemas com as musculaturas do corpo tendem a diminuir de forma significativa.

O que fazer para aliviar a tensão corporal?

Agora que já sabe os principais fatores que contribuem de forma negativa para a tensão, veja alguns métodos de não sofrer com esses problemas no futuro. Vale destacar que além desses métodos, toda visita ao médico é bem vista. Ou seja, se por algum motivo o incômodo em qualquer parte do corpo estiver acima do normal, vá à um especialista de forma urgente.

  • Crie o hábito de alongar-se;
  • Meditação;
  • Pratique alguma atividade física;
  • Maneire no uso de eletrônicos;
  • Se possível, faça compressas de água morna na região do incômodo;
  • Tenha um Hobby;
  • Reconheça as situações de estresse.

Por fim, agora que já entendeu alguns métodos de evitar a tensão muscular, saiba que mesmo não de forma corriqueira, vá no médico, os exames anuais (check-up), são de suma importância além de evitar maiores complicações à longo prazo na sua vida. Acesse a Kompa Saúde e veja sobre as especialidades que oferecem. Assim é possível cuidar da sua saúde de forma diária e de uma forma muito mais simples.

Fontes:

  • Boa Forma – Abril (18/01 às 13H);
  • Dorflex (18/01 às 15H);
  • Clínica Lamari (18/01 às 16H);
  • Fundação Sanepar (18/01 às 17H).

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?