Pesquisar

Exames oftalmológicos para bebês: conheça

  • Compartilhar:
post-title

Por que realizar exames oftalmológicos para bebês?

Alguns problemas de saúde são um grande risco para bebês que ainda não aprenderam a falar, pois esses não reclamam de sintomas que não envolvam dor. Problemas relacionados aos olhos, por exemplo, dificilmente são percebidos pelos pais, pois o bebê vai perdendo a visão e se adaptando às novas condições de seu olho.

Os recém nascidos estão conhecendo o mundo e se adaptando com as novidades. Por isso que um bebê que nasce cego começa rapidamente a desenvolver os outros sentidos com maior eficiência. Mas além da cegueira existem outros problemas, como a retinoblastoma, que vão piorando com o passar do tempo.

Essa piora gradual de um problema de visão faz com que a criança também se adapte de forma gradual. Então é mais difícil que os pais percebam que ela está com dificuldades para ver. O retinoblastoma é um tumor raro mas que atinge a criança nos seus primeiros anos de vida, e o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura recuperação completa.

Por que fazer exames oftalmológicos para bebês?

O pré-natal é o conjunto de exames e consultas realizados pela mulher grávida a fim de garantir sua saúde e de seu bebê. Mas logo após o nascimento também é muito importante fazer o acompanhamento com os médicos para assegurar que o desenvolvimento do recém-nascido está adequado e de acordo com o esperado para uma criança saudável. As crianças, enquanto não sabem falar, não reclamam de seus incômodos, então é importante que os pais tomem a iniciativa de levar o filho às consultas.

Muitos pais acabam deixando de ir ao médico por acreditarem que está tudo bem com seus filhos. Entretanto alguns problemas de saúde surgem devagar e muito discretamente, sem manifestar grandes sintomas no organismo da criança. Por isso é fundamental frequentar um pediatra e procurar outros especialistas assim que o médico indicá-los.

Mas, mesmo um pediatra pode deixar passar alguma coisa, por isso que procurar um oftalmologista infantil é necessário. Esse profissional pode perceber uma grande variedade de problemas, entre simples e graves, que acometem a criança.

Síndrome do olho seco, estrabismo, miopia, astigmatismo, glaucoma e ambliopia são alguns dos problemas que podem afetar a visão da criança. Tratar esses problemas de forma precoce diminui os prejuízos, riscos e danos à infância. Aqueles que exigem o uso de um óculos, enquanto isso não for feito, atrasam demais o aprendizado da criança na escola.

Exames oftalmológicos para bebês: onde encontrar e como é feito?

A Kompa Saúde oferece o plano familiar com serviço para dois adultos mais dependentes. Na Kompa você agenda com muita facilidade sua consulta com qualquer especialista através do app, por um preço acessível. Com a plataforma também é possível organizar receitas médicas e prescrições.

Na maternidade costuma-se fazer o primeiro exame de vista da vida de um bebê, chamado de teste do olhinho. Este não é considerado um exame oftalmológico e sim uma triagem para problemas graves. O teste do olhinho é feito com um aparelho que emite uma luz vermelha no olho da criança, cujo reflexo deve ser vermelho brilhante, caso reflexo seja anormal o recém-nascido deve ser encaminhado para um oftalmologista para melhor investigação.

Também orienta-se para que bebês cujas mães tiveram doenças infecciosas durante a gestação façam o exame de fundo de olho. Toxoplasmose e Zika são duas doenças que se afetarem a mãe podem causar problemas de visão no filho.

Dito isso, é importante que o bebê seja levado ao oftalmologista de 6 em 6 meses até que complete 2 anos de vida. Depois disso as consultas podem passar a ser anuais ou semestrais caso o médico veja a necessidade desta maior frequência.

Quais são os exames de vista?

O teste de acuidade visual mede o funcionamento da visão da criança e é feito através do movimento de objetos em frente ao rosto da criança, que deve fixá-los e segui-los com ambos os olhos. O exame de motilidade ocular é fundamental para detectar o estrabismo e é feito com uso de oclusor ocular e um objeto luminoso.

O teste de refração é feito pingando colírio cicloplégico nos olhos da criança, o que pode causar um incômodo tolerável e passageiro. Essa aplicação serve para dilatar as pupilas, o que é fundamental para o exame ser realizado. Tal exame define o grau de óculos do indivíduo com o uso de um retinoscópio. A avaliação das pálpebras e anexos oculares também deve ser feita, mas essa precisa da ajuda dos pais para posicionar o bebê e realizar o exame.

Além de todos os exames é necessário que os pais estejam atentos aos sintomas que a criança pode demonstrar. Coceira nos olhos, tremulações do globo ocular, olhar perdido e dificuldade para encontrar objetos são alguns sinais de que a criança está com dificuldades na visão e que deve ser levada ao oftalmologista.

Referências

  • Clínica Advision
  • Drauzio Varella
  • Biblioteca Virtual em Saúde

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?