Pesquisar

Saiba quais os mais comuns sintomas de câncer no útero

  • Compartilhar:
post-title

Os sintomas de câncer no útero, ou como também é conhecido “Câncer cervical”, é o terceiro tumor maligno que acomete frequentemente o público feminino.  Atualmente ele representa a quarta causa de mortes de mulheres por câncer no Brasil, portanto, ele é um problema grave de saúde pública. 

Esse tipo de câncer afeta o colo do útero, ou seja, a parte inferior dele que também é conhecida como Cérvice, e está localizada no fundo da vagina. O câncer também está diretamente relacionado com a infecção por alguns tipos de HPV, sendo o tipo 16 e 18. 

O tratamento deve ser realizado de maneira precoce, para que seja possível alcançar uma grande probabilidade de cura. Portanto, conhecer o que é e quais são os sintomas de câncer no útero é fundamental para conseguir buscar ajuda médica a tempo. Entenda melhor sobre isso:

O que é câncer no útero?

O câncer no útero é um tipo de câncer que afeta e causa alterações na parte inferior do útero, conhecida como colo uterino ou cérvice, ela está localizada no fundo da vagina. O câncer está diretamente ligado com a infecção causada por algum tipo de papilomavírus humano (HPV), como o tipo 16 e 18.

O HPV possui como principal meio de transmissão o contagio por relações sexuais, e existem diferentes tipos dele. Nem todos os tipos estão relacionados com o desenvolvimento de câncer do colo do útero. Os tipos que estão mais relacionados são os subtipos 16 e 18 como já mencionamos. 

Também é importante dizer que o desenvolvimento do câncer no útero está relacionado com outros fatores de risco, como o tabagismo, uso de contraceptivos orais, gestação precoce (sendo antes dos 20 anos de idade), iniciação sexual precoce, baixa ingestão de vitaminas A e C e múltiplos parceiros sexuais. 

O câncer possui um desenvolvimento mais lento na maioria dos casos, isso significa que a maioria irá apresentar fases pré-clínicas que poderão ser detectadas precocemente por meio de exames. Dessa forma também será possível obter a cura, sendo necessário que o tratamento seja feito corretamente.

Esse tipo de câncer também é mais comum em mulheres com idade entre 40 e 60 anos. E também apresenta uma grande ligação com o nível socioeconômico, em razão de uma dificuldade maior para ter acesso ao diagnóstico e tratamento precoce da doença.

Causas do câncer no útero:

Grande parte dos casos de câncer no útero estão relacionados à infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV). Existem mais de 200 subtipos de HPV, eles são capazes de causar lesões na pele e mucosas. 

São considerados pelo menos 13 tipos de HPV oncogênicos, isso significa que eles são capazes de provocar o desenvolvimento de câncer. Vale salientar que a infecção pelo vírus geralmente não provoca a doença, em algumas mulheres pode provocar alterações celulares que ocasionam o câncer futuramente.

Em outras mulheres com sistema imunológico normal, a Opas salienta que são necessários de 15 a 20 anos para o desenvolvimento do câncer.

Sintomas de câncer no útero:

Muitas vezes, os sintomas de câncer no útero não começam até que a doença invada e acomete os tecidos próximos. Quando isso ocorre, os sintomas geralmente serão:

  • Sangramento menstrual prolongado;
  • Sangramento vaginal anormal;
  • Secreção vaginal incomum com sangue;
  • Sangramento após a menopausa;
  • Sangramento após a relação sexual;
  • Dores durante a relação sexual;
  • Dor na região pélvica.

Em casos em que a doença está avançada, os sintomas podem incluir:

  • Problemas ao urinar;
  • Problemas ao evacuar;
  • Sangue na urina;
  • Pernas inchadas.

Estágios do câncer no útero:

O câncer no útero é classificado nos estágios I, II, III e IV. Vamos entender sobre cada estágio da doença:

Estágio zero: 

O tumor se encontra presente apenas nas células de revestimento do colo do útero;

Estágio I:

O tumor já terá invadido o útero, mas ainda não se espalhou para os outros órgãos do corpo. Esse estágio pode ser desdobrado em seis fases, sendo as:

  • IA: Tendo pouca presença de células cancerosas, que são vistas através do microscópio somente;
  • IA1: Nessa fase o câncer atinge 3mm de profundidade e 7mm de largura;
  • IA2: O câncer atingiu uma área entre 3 e 5mm de profundidade, e 7 mm de largura;
  • IB: Ele terá atingido uma área maior que 5mm no tecido conectivo do colo do útero, ou, irá possuir mais de 7mm de largura;
  • IB1: O câncer não tem mais de 4cm, porém, ainda será visível;
  • IB2: A doença terá mais de 4cm e será visível.

Estágio II:

O câncer ainda está concentrado na região pélvica, e já se encontra além do colo do útero. Esse estágio pode ser dividido nas fases: IIA: quando o câncer já chegou na parte superior da vagina, mas ainda não atingiu o terço inferior. IIB: quando a doença atinge o tecido parametrial, que fica próximo ao colo do útero.

Estágio III: 

A doença atinge a parte inferior da vagina ou da parede pélvica, isso pode bloquear os ureteres. Tendo as seguintes fases: IIIA – Ocorre quando o câncer atinge o terço inferior da vagina, mas não a parede pélvica. IIIB – quando a doença atinge a parede pélvica ou bloqueia o fluxo de urina até a bexiga.

Estágio IV: 

O câncer irá atingir os órgãos de outras partes do corpo, sendo o estágio com as seguintes fases: IVA – Quando a doença atinge a bexiga ou reto, próximos ao útero. IVB – Quando o câncer atinge os órgãos distantes do útero.

Prevenção do câncer no útero:

Para conseguir se prevenir contra o câncer no útero, siga as seguintes recomendações:

  • Exame Papanicolau: Exame preventivo recomendado para mulheres de 25 a 64 anos, que já têm ou tiveram atividade sexual. Se o resultado for normal, ele deve ser feito a cada três anos. 
  • Mesmo que a mulher tome as vacinas, ela deve realizar os exames. A vacinação não oferece proteção contra todos os subtipos do HPV.
  • Vacinação contra HPV: A vacina tetravalente contra o HPV foi implementada para meninas de 9 a 13 anos de idade, ela protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. 

Os dois primeiros subtipos causam as verrugas genitais, já os últimos são responsáveis por 70% dos casos de câncer no colo do útero.

  • Preservativo:  A camisinha feminina oferece uma proteção maior durante a relação sexual, pois a masculina protege parcialmente o contágio do HPV. Porém, a transmissão pode acontecer de outras formas, por exemplo, através do contato com a pele da vulva e com a região perineal.

Busque ajuda médica:

Assim que a mulher notar os sintomas de câncer no útero, ela deve buscar ajuda médica para ter chances de ter a cura da doença. A mulher poderá procurar um médico ginecologista ou urologista para tratar a doença.

Basta marcar uma consulta, informar o que está acontecendo e realizar os exames que forem solicitados pelo médico. 

Conclusão:

Para tratar os sintomas de câncer no útero, você poderá utilizar o acompanhamento médico online que oferecemos aqui na Kompa. O médico poderá diagnosticar e acompanhar a doença e te ajudar a curar o problema e evitar as complicações.

É fundamental que você busque o médico imediatamente, somente assim será possível curar a doença. Acesse nosso site e marque sua consulta para essa semana, iremos acompanhar sua saúde por inteiro. 

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?