Pesquisar

Dia Nacional do combate ao câncer: previna-se!

  • Compartilhar:
post-title

Tendo como intuito, uma maior atenção das pessoas em relação ao câncer. O Ministério da Saúde criou o dia nacional do combate ao câncer. Em suma, sua ideia saiu do papel em dezembro de 1988. Portanto, seu papel é propagar maiores informações para a sociedade brasileira, em especial sua prevenção.

Dito isso, a ideia deste conteúdo, junto ao dia é trazer diversas informações que estão relacionadas com o combate ao câncer. Desde o aparecimento no corpo humano até uma melhor forma de “cura” sem o uso excessivo de quimioterapia.

O que é um câncer?

Antes de entender de forma clara como é possível trabalhar a prevenção, se deve saber o que é um câncer e como ele atua no corpo humano. Dito isso conheça a teoria de como ele atua nos organismos. A critério de informação, também terá um tópico, onde se fala os cânceres que mais matam os seres humanos.

Dito isso, o termo “câncer“, abrange diferentes tipos de doença. No entanto elas possuem algo em comum: o crescimento desordenado de células. Podendo assim, invadir órgãos à distância ou tecidos próximos. Em suma, seu avanço é tão rápido que chega a ser incontrolável, por isso há a formação de tumores que se espalham pelo corpo.

A saber, ele surge por conta de uma mutação genética da célula, ou seja, começa a executar funções erradas em relação as suas atividades. Tais mudanças podem ocorrer em genes específicos, como por exemplo o proto-octagenes. Em suma, em células normais ele é inativo. Uma vez ativados tornam-se octagenes.

Trazendo um pouco mais sobre o processo de crescimento do câncer, ele avança em 3 etapas diferentes: Iniciação, Promoção e Progressão. Sendo assim, conheça cada fase e como ela age no crescimento do tumor em qualquer órgão do corpo.

Iniciação

É onde tudo começa, os genes começam a sofrer os ataques de agentes cancerígenos. A partir dai ocorrem as mudanças nas células. Vale destacar que mesmo alteradas não é possível fazer nenhum diagnóstico, ou seja elas estão apenas “preparadas” para uma “segunda leva” de agentes.

Promoção

Aqui as células já “iniciadas” sofrem outra ação, dessa vez de agentes chamados de Oncopromotores. Dessa forma, ela passa a ser uma célula maligna e cresce de forma gradual. A saber, para tornar-se maligna passa por um longo processo, uma vez que se interrompe o contato, a chance do câncer surgiu diminui.

Progressão

É nesse ponto onde entra o combate ao câncer, pois é marcado pela multiplicação das células. Infelizmente, nessa etapa, o câncer já está instalado no organismo e pode evoluir até para as primeiras manifestações clínicas. Quanto maior o contato com agentes cancerígenos, maior será a infestação das células.

O combate ao câncer

Em suma, ao abordar formas de combate é necessário pensar como é possível ajudar na prevenção. Dito isso, vale falar sobre os tipos de câncer, uma vez que cada um tem sua particularidade e atua de forma diferente. Isso porque ele se estabiliza em órgãos distintos.

A critério de informação os que mais matam homens e mulheres de acordo com levantamento feito pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), mostrou que, tanto o Câncer de Próstata quanto de Mama, são os que mais matam no Brasil.

Dito isso, abaixo confira os que mais matam entre homens e mulheres (no caso dos específicos) ou os que podem acometer, qualquer pessoa.

  • Traquéia/Brônquis/Pulmões;
  • Mama;
  • Prostata;
  • Cólon e Reto.

Prevenção ao câncer

Como já mencionado, o dia 27 de novembro foi declarado pelo Ministério da Saúde como o “Dia Nacional do Combate ao Câncer“. Além de munir com informações sobre a doença o intuito e comover o maior número de pessoas para que façam exames. Por isso, é essencial que todos conheçam como ele atua e quanto mais cedo se encontra uma célula cancerígena, é mais fácil começar o tratamento ideal.

Como já conhecemos, a forma mais trabalhada de evitar ou até mesmo curar um câncer é fazer tratamentos que envolvem a Quimioterapia ou Radioterapia. Vale destacar que não são as únicas formas de tratamento.

Trabalhando em algumas frentes, é possível tratar o câncer com uma prevenção primária (impedir o desenvolvimento do câncer). Em suma, para evitar toda e qualquer doença, hábitos saudáveis se enquadra. Além disso, evitar contato com toda e qualquer exposição às substâncias cancerígenas é fator fundamental no processo.

Há outros pontos que podem auxiliar a evitar que o câncer se torne um problema maior para sua saúde. Conheça algumas coisas que se pode evitar e vão ajudar na prevenção.

  • Evite o tabaco;
  • Alimentação saudável;
  • Amamentação;
  • Vacina contra HPV;
  • Vacina contra Hepatite B;
  • Não comer carne processada;
  • Evite exposição ao sol entre 10h às 16h.

O combate ao câncer precisa ser todo dia!

Do mesmo modo que falamos sobre o câncer de mama com o Outubro Rosa, é imprescindível que se fale sobre o combate ao câncer durante todo ano. Só assim se torna possível passar mais informações a respeito da doença e como ela pode ser perigosa.

Dito isso, converse com médicos e tire dúvidas, quanto mais souber, melhor. Em suma quando se trata de um problema que acomete tantas pessoas, o mínimo que se deve ter é atenção às informações. Não esqueça de passar as informações desse conteúdo para as pessoas.

Sendo assim, não deixe de compartilhar essas informações que viu aqui, pois elas podem ajudar muitos, tanto no dia nacional do combate ao câncer, quanto nos outros. Já que é uma doença que acomete muitos seres humanos, seja no Brasil ou em países do exterior.

Como posso ajudar no combate ao câncer?

Antes de mais nada, vale destacar que o câncer é uma das doenças que mais mata no mundo, são cerca de 9,6 milhões de óbitos por ano. Isso foi um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde), a responsável por esse dado. Com isso, vale destacar que é possível um crescimentos nos óbitos nos próximos 25 anos.

Quando se trata de mulheres, é imprescindível que ela faça a mamografia. A saber o ideal que se é recomendado deve ir fazer a cada ano, a partir dos 40 anos de idade

Fontes:

  • INCA (04/11/2021 às 15H00);
  • HCor (04/11/2021 às 15H30);
  • BVMS (04/11/2021 às 16H00).

Leia mais!

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?