Pesquisar

Dicas de saúde: saiba como melhorar seu bem-estar

  • Compartilhar:
post-title

Algumas dicas de saúde muito simples podem mudar seu dia-a-dia, para melhor, completamente.

Nossa saúde é um de nossos bens mais preciosos. A falta dela se torna um obstáculo muito grande para vivermos muitas coisas que gostamos. Por isso é que existe a frase “aquele que não tem tempo para cuidar da saúde, vai ter que arrumar tempo para cuidar da doença”. Infelizmente, nos tempos atuais, é difícil ter tempo para cuidar de qualquer coisa. Por isso é importante conhecer quais os hábitos que você pode manter para sustentar uma vida mais saudável.

Além do que você faz no seu dia-a-dia, é importante lembrar-se de procurar atendimento médico para realizar os exames de rotina. Muitos problemas de saúde tem grandes chances de serem curados quando seu diagnóstico é feito de maneira precoce. Os sintomas de muitas doenças são muito discretos em seus estágios iniciais, e se tornam agressivos apenas quando o problema já está muito evoluído. Por isso é que devemos realizar exames mesmo sem sentirmos qualquer tipo de incômodo.

Dicas de saúde sobre alimentação

Existe um equívoco ao redor da alimentação apontando que é caro comer de forma saudável. Isso é uma grande mentira, que envolve diretamente os interesses da indústria de alimentos ultra processados. Um prato simples, de arroz e feijão, que é uma das tradições culinárias brasileiras mais famosas e acessíveis, é muito nutritivo, fornecendo vitaminas, minerais, fibras e aminoácidos.

É muito importante evitar os alimentos ultra processados. Estes produtos são considerados hiperpalatáveis, pois contém em suas composição substâncias que estimulam agressivamente o paladar do ser humano. Com o passar do tempo, este consumo vicia o gosto humano e dificulta que o organismo reconheça o sabor de alimentos naturais. Por isso devemos estimular as crianças a experimentarem verduras, legumes, peixes e toda variedade de alimentos, para que elas se acostumem as possibilidades de sabor incríveis presentes em comidas naturais.

Mas, algumas pessoas precisam de ajuda de um nutricionista para encontrar um cardápio que as satisfaça e seja saudável, e não tem problema nenhum nisso. Se alimentar bem pode não ser simples, mas é uma mudança que pode melhorar sua disposição, energia, pele, metabolismo, atenção e muito mais. Comer, beber e dormir é o que nos mantém vivos, por isso devemos nos esforçar para manter esses hábitos dentro de níveis saudáveis.

Leia mais sobre o trabalho do nutricionista.

Dicas de alimentação

  • Consuma com variedade: experimente o máximo de alimentos não-processados que conseguir, pois assim você irá encontrar uma grande quantidade de comidas que gosta, aumentando as chances de conseguir uma nutrição completa de tudo que seu organismo precisa.
  • Não exagere na gordura: Evite comer alimentos muito gordurosos, como alguns cortes de carne, frituras, salgadinhos, biscoitos recheados, macarrão instantâneo etc. Essa gordura se acumula no organismo e prejudica a circulação sanguínea, principalmente.
  • Coma frutas, verduras e legumes: Esses alimentos tem o potencial de saciar nossa fome com muita eficiência. Verduras e legumes devem estar no nosso prato para acompanhar os carboidratos e as proteínas, enquanto as frutas são uma ótima opção de sobremesa ou lanche, principalmente as mais doces.
  • Não exagere nem no açúcar, nem no sal: O excesso de doces na alimentação pode levar o indivíduo a desenvolver a diabetes, um dos problemas de saúde mais comuns e perigosos. O consumo excessivo de sal causa o acúmulo de líquido no organismo, cuja principal consequência é o aumento da pressão arterial, o que prejudica o organismo.

Dicas de saúde sobre exercícios físicos

Praticar atividade física proporciona uma série de benefícios para o organismo. O grande obstáculo está na preguiça e na falta de tempo. As pessoas já vivem vidas corridas e cheias de compromissos, encontrar tempo e disposição para fazer exercício pode não ser uma tarefa fácil. Por isso que o hábito de se exercitar deve ser estimulado desde a infância, de forma que se torne algo automático para a pessoa enquanto cresce.

Saiba mais sobre atividades físicas na infância.

Mas, mesmo depois de adulto, devemos nos manter praticando exercício. Estas atividades ajudam no ganho de massa muscular, diminuição de gordura corporal, circulação sanguínea, capacidade cardiorrespiratória, sono saudável e até na felicidade.

A atividade física tem a capacidade de estimular a produção de dopamina, um hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Além do que, encontrar algo que gostamos de praticar se torna mais do que uma obrigação por questões de saúde, e passa a ser um lazer em meio à rotina.

Para aqueles que nunca tiveram o hábito de se exercitar, é importante começar devagar, com calma. Procure ajuda profissional e vá atrás de experimentar atividades diferentes, até encontrar aquela que traz saúde e prazer. A Organização Mundial da Saúde indica que adultos devem praticar de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada e vigorosa por semana.

Além de alimentação e atividade física

Outras dicas de saúde envolvem estar cuidando de você mesmo, tentando encontrar bem-estar dentro da sua vida. Procure passar tempo perto das pessoas que ama, como família e amigos. Faça aquilo que te deixa feliz, não abra mão das suas vontades par agradar pessoas para quem você não deve nada. Corra atrás de tudo aquilo que te faz feliz.

Mas, ser feliz não é uma escolha. Existem doenças que dificultam, e muito, o bem-estar do ser humano, como a depressão. Aí é que está o ponto central do assunto, a depressão é uma doença, tem cura e deve ser tratada com ajuda de um profissional. Se estiver em um estado de tristeza profunda, em que nada parece te fazer feliz, pode ser que você esteja com alguma doença do campo da saúde mental, aí é importante procurar atendimento com psiquiatras e psicólogos para conseguir um diagnóstico e o tratamento adequado.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?