Pesquisar

Ansiedade não é frescura

  • Compartilhar:
post-title

Sentir-se ansioso é muito comum, mas manter-se nesse estado sem conseguir tranquilizar-se é um problema grave, por isso é importante lembrarmos que ansiedade não é frescura. Não tem nada mais normal do que criar expectativa antes de uma prova, uma viagem, um evento ou alguma data especial, no entanto, pessoas ansiosas começam a sentir esse tipo de angústia em situações diárias que não envolvem uma espera. Então, um indivíduo com problemas de ansiedade, além da sensação terrível deste estado, passa a ter prejuízos na prática de suas atividades cotidianas.

Inclusive, muitas pessoas apresentam, simultaneamente, quadros de depressão e ansiedade, de forma que acabam imobilizadas por estes distúrbios psicológicos. Também é importante lembrar que aquela pessoa que sofre de algum distúrbio mental ou psicológico não é a culpada disso, assim como consegue curar-se com ajuda de profissionais.

Os problemas psicológicos são uma grande pauta na nossa sociedade atual, mas muitas pessoas que nunca sofreram ou melhoraram sozinhas insistem em dizer que estes são frescura. Ansiedade não é frescura, e é um sintoma que de algo, internamente, não está funcionando corretamente. Além disso, a alta incidência de algumas dessas doenças em grupos específicos da população, também é um sintoma de que algo está errado coletivamente. Muitos adolescentes se sentem ansiosos e deprimidos, mas estão em uma fase complicada da vida e acabam não procurando ajuda. O risco disso é mostrado por um estudo que aponta um aumento de 24% de suicídios de adolescentes entre 2006 e 2015 nas grandes cidades brasileiras.

Por que ansiedade não é frescura

O sistema nervoso do ser humano tem funções que são controladas voluntariamente e outras automáticas, sua respiração, por exemplo, é automática, mas você consegue alterá-la intencionalmente. Além dela, a digestão se dá de forma automática, assim como os batimentos cardíacos, seus reflexos também são involuntários e se caracterizam como mecanismos de defesa.

Os mecanismos de defesa do corpo humano funcionam protegendo-o de situações de perigo. Tal qual o medo, uma consequência psicológica da evolução que nos faz prever riscos à nossa vida. Se no passado o ser humano usava o instinto do medo para se defender de animais selvagens na natureza, este sentimento se adaptou para a condição atual da humanidade.

Então, alguém que, por exemplo, suspeita que será demitido em breve, sente medo genuíno, mas essa função do organismo influencia outras. Um homem das cavernas sentia medo de uma ameaça após ouvir algum barulho e uma descarga de adrenalina acelerava seu coração para auxiliá-lo na fuga, no entanto o homem moderno sente medos que não exigem a mesma descarga de adrenalina. Estas situações estressantes acabam construindo o quadro de ansiedade, pois a pessoa se vê em situações de perigo constante, mesmo estando segura.

Portanto, a ansiedade não é frescura, ela é uma consequência de funcionamentos imperfeitos da psicologia humana. Aquele que sofre de crises de ansiedade não consegue controlá-las, e é muito injusto atribuir a ele a culpa por este estado, ninguém culpa alguém com câncer por seu tumor. Pessoas com ansiedade tem um cérebro que as faz acreditarem que estão em perigo constante e desproporcional, isso pode ser causado por um desequilíbrio químico do organismo.

Tipos de ansiedade

O distúrbio de ansiedade se divide entre 5 principais tipos:

  • Ansiedade generalizada;
  • Transtorno obsessivo compulsivo;
  • Ataque de pânico;
  • Fobias;
  • Transtornos de estresse pós-traumático.

Cada um desses tem origens e causas diferentes, mas todos conseguem destruir o dia daquele afetado, pois os picos de ansiedade são incapacitantes. Apesar de ser um distúrbio psicológico, a ansiedade tem muitos sintomas físicos extremamente desagradáveis. São eles:

  • Taquicardia;
  • Falta de ar;
  • Sudorese;
  • Tremores;
  • Insônia;
  • Desmaios;
  • Tontura;
  • Gagueira.

Algumas pessoas, inclusive, ao sentirem a falta de ar e a taquicardia da ansiedade acreditam estar morrendo, criando um desespero forte. Imagine-se nessa situação, você ainda acha que ansiedade é frescura?

Sabemos como alguns fatores externos conseguem influenciar diretamente no estado de nosso organismo. Uma ressaca após beber muito em uma noite, por exemplo, nos deixa com sede, dor de cabeça, cansaço etc. Então estas alterações tem efeitos químicos em nosso corpo, assim como nossas emoções, que, apesar de subjetivas, relacionam-se diretamente à química do cérebro. Hormônios como endorfina e serotonina influenciam diretamente em nossa felicidade, e controlá-los envolve até o uso de remédios.

Tratamento completo

No entanto, o diagnóstico de problemas psicológicos não se dá através de exames de sangue, ou laboratoriais, o que dificulta um pouco. Mas, o médico psiquiatra e o psicólogo são responsáveis por ouvir o paciente e, conhecendo as características dessas doenças, reconhecerem a condição do indivíduo. O psiquiatra, inclusive, é um profissional formado em medicina, portanto tem o poder de prescrever remédios controlados, fundamentais para alguns tratamentos.

Além dos medicamentos, as sessões de terapia formam o tratamento completo para pacientes com quadro de ansiedade. Este processo é ideal para que o indivíduo conheça melhor a origem de suas questões e aprenda a controlar crises mais fortes. Então, caso você esteja sentindo algum dos sintomas citados no texto, procure ajuda profissional. É importante não ter medo dos tabus que cercam o psicólogo, procure ajuda.

Na Kompa Saúde o assinante tem grandes descontos em consultas com psicólogos e psiquiatras, além de muitos descontos na compra de remédios. Além do tratamento psicológico, mudanças de hábitos alimentares e prática de exercícios físicos também ajuda na melhora do paciente com ansiedade. Por isso a Kompa também oferece descontos nas consultas com nutricionistas e fisioterapeutas. Já ficou mais do que claro que a ansiedade não é frescura, é um probema sério que exige tratamento adequado e tem altas chances de cura.

Se interessou pela Kompa? Clique aqui, assine, e agende sua primeira consulta com um psiquiatra para deixar de sofrer.

Referências

  • Scielo Brasil
  • Zenklub
  • Educa + Brasil
  • Pfizer

ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?