Pesquisar

Autocuidado: dicas para valorizar seu bem estar

  • Compartilhar:
post-title

Ouvimos muito o termo “autocuidado” por ai, mas o que significa, de fato, cuidar de você mesmo? Alguém com essa intenção pode até ser confundido com uma pessoa egoísta, quando, na verdade, é o contrário. Se você sente-se bem consigo mesmo, feliz e satisfeito, você será uma companhia melhor para aqueles que estão ao seu redor. No geral, o bem estar é a estrutura que vai sustentar muitas áreas da sua vida, como relações pessoais, trabalho, saúde, lazer, rotina, espiritualidade etc.

Então, para se cuidar, a primeira etapa é se conhecer, pois é aí que você saberá quais são suas necessidades, interesses e angústias. Mas, costumamos imaginar que nos conhecemos melhor que ninguém, até que nos encontramos em situações onde estamos confusos com nossos próprios sentimentos. Lidar com as complicações emocionais da vida, por mais intimo que pareça, não precisa ser um processo individual e solitário, muito pelo contrário, existem profissionais capacitados a te ajudar nestes problemas.

Autoconhecimento e autocuidado

É claro que você sabe quais filmes te interessam, quais comidas te fazem feliz, quem são as pessoas que ama, mas se autoconhecer é mais do que isso. Pois, muitas das coisas que fazemos são automáticas, o nosso inconsciente comanda grande parte das nossas atitudes e pensamentos. O estudo da psicologia se aprofunda em entender como funciona a mente humana, principalmente no que se refere à influência do inconsciente no indivíduo.

A psicanálise, por exemplo, é um método desenvolvido pelo importante médico Sigmund Freud. Através dele os pacientes conseguem entender melhor a origem de seus sentimentos, emoções, desejos e angústias. Apesar de, às vezes, associarmos o tratamento psicológico aqueles que já possuem alguma doença ou distúrbio, qualquer um pode passar por sessões com psicólogos e psiquiatras em busca de autoconhecimento.

A terapia com o psicólogo consegue melhorar efetivamente o cotidiano de quem a faz. Pois, conhecendo melhor suas emoções você consegue diminuir a intensidade que elas afetam seu dia a dia. Então, na vida passamos por momentos de felicidade e de tristeza, o que não podemos é deixar que estes nos deslumbrem ou desiludam.

Além de proporcionar autocuidado, psicólogos e psiquiatras tratam muitos problemas como ansiedade, depressão, auto-estima baixa, instabilidade de humor, dificuldades sexuais e de concentração, conflitos pessoais e comportamentos autodestrutivos. Estes prejuízos atrapalham a vida do indivíduo de maneiras extremamente profundas, e quanto melhor tratados maior as chances de recuperação completa do bem-estar.

Atividade física

Muitas pessoas praticam exercícios físicos por razões estéticas, outras são atletas e buscam melhorar a própria performance em suas modalidades. Mas você não precisa ter esse tipo de meta para exercitar-se, são poucos os hábitos que trazem tantos benefícios quanto a atividade física, seja lá qual for.

O autocuidado através do exercício físico proporciona:

  • Redução das chances de desenvolver diabetes, assim como controla a de quem já tem;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Redução das chances de desenvolver doenças cardiovasculares;
  • Evita a osteoporose (enfraquecimento ósseo);
  • Diminuição da insônia;
  • Melhora na circulação sanguínea;
  • Perda de peso.

Esta lista de benefícios da atividade física mostra como estes variam entre algumas áreas do cotidiano humano. Então, a prática de exercícios é responsável por liberar endorfina no cérebro, este é um dos principais hormônios que geram felicidade no indivíduo.

Além disso, praticar um esporte normalmente torna-se uma das atividades de lazer do próprio praticante, visto que ele encontra satisfação naquilo. Também existem muitos campeonatos amadores de algumas modalidades, e esta melhora do desempenho se torna um motivador para muitas pessoas, a existência de objetivos e metas é um fator importante para o bem-estar do ser humano.

Alimentação saudável

Assim como o exercício físico, muitas pessoas associam a nutrição apenas aqueles que buscam se adequar aos padrões de beleza. No entanto, comer bem previne inúmeras doenças e também aumenta a felicidade do indivíduo. Mas, muitas pessoas acreditam que manter uma alimentação saudável é caro, esta é uma ideia que é intencionalmente difundida pela indústria dos ultra processados, quando, na verdade, existem maneiras simples de comer melhor gastando menos.

Refeições balanceadas fazem a pessoa sentir-se bem pois estão diretamente relacionadas com produção de hormônios, assim como o sistema digestório que relaciona-se diretamente com alterações de humor. Alguns benefícios de uma alimentação saudável são:

  • Aumento de energia;
  • Prevenção de doenças infecciosas;
  • Diminuição das chances de doenças crônicas;
  • Renovação dos tecidos;
  • Melhora na concentração;
  • Melhora da disposição;
  • Regulação na produção de hormônios;
  • Prevenção de envelhecimento precoce;
  • Melhora da qualidade do sono.

A alimentação realmente tem a capacidade de causar grandes mudanças no organismo, tanto para o bem quanto para o mal. Mas muitos alimentos que são saudáveis podem não agradar nosso paladar, ou algum impedimento biológico como uma doença crônica não nos permite consumi-los. Por isso que orientações quanto a nutrição são muito individualizadas, o que reforça a necessidade do acompanhamento de um nutricionista profissional para aqueles interessados em hábitos saudáveis.

Malefícios da má alimentação:

Meditação, mindfulness e medicina alternativa

Algumas vertentes de autocuidado são pouco conhecidas, mesmo trazendo inúmeros benefícios. As vezes percebemos que não estamos 100% bem pois não conseguimos nos concentrar em nossas atividades, seja por foco mesmo ou por cansaço. Nestes momentos aquele “intervalo para um café” pode ajudar, mas algumas práticas tem influência mais objetiva e eficaz na nossa biologia.

Certos exercícios de respiração, por exemplo, ajudam no controle de crises de ansiedade, mas podem ser feitos mesmo em estado de tranquilidade. Estas práticas melhoram a concentração, corrigem nossa respiração, diminuem a frequência e intensidade de batimentos cardíacos e trazem sensação de paz. Então, um bom conhecimento de processos da meditação consegue ajudar muito na sua rotina, assim como praticá-los com esforço e continuidade. O mindfullness, vertente específica da meditação, tem resultados eficientes no controle do estresse e tem sido cada vez mais difundido pelo mundo.

Assim como especialistas tipo acupunturista e homeopata, que abordam a medicina de maneiras menos convencionais, mas extremamente saudáveis. Os tratamentos orientados por estes médicos aumentam consideravelmente o bem estar contínuo do paciente e funcionam muito bem a longo prazo.

Exames de rotina, o melhor autocuidado

Sabemos que a rotina do brasileiro é muito corrida, estressante e difícil, sobrando pouco tempo livre para práticas de lazer pessoais. Então, sem tempo para nada, acabamos adiando exames de rotina, que parecem desnecessários se não estamos sentindo incomodo físico algum. O grande problema é que muitas doenças gravíssimas, quando surgem são muito discretas e não causam sintoma algum, mas evoluindo pioram a saúde do indivíduo e diminuem as chances de cura.

Felizmente, muitos exames são capazes de reconhecer problemas complexos em seus estágios mais simples. Por exemplo o câncer de colo de útero que foi reduzido em 80% em países que implementaram um rastreamento precoce. Desta forma, fica claro que um plano de saúde que te ajude ativamente neste tipo de acompanhamento rotineiro da sua saúde é a melhor opção de autocuidado.

Alguns dos exames mais importantes para a prevenção de problemas no organismo são:

  • Exames de sangue e de dosagem hormonal;
  • Eletrocardiograma;
  • Medição da pressão arterial;
  • Exames oftalmológicos;
  • Detecção de IST’s (infecções sexualmente transmissíveis);
  • Pesquisa de sangue nas fezes;
  • Ultrassonografia abdominal;
  • Mamografia.

Cada um dos exames citados diz respeito à uma especialidade médica diferente, mas um profissional como o médico de família consegue prescrever qualquer pedido médico de qualquer área. Assim como a prescrição, o médico dedicado também é capacitado a analisar os resultados e pedir apoio de outro médico especialista caso necessário for.

Se interessou pelo médico de família? O assinante Kompa Saúde tem consultas gratuitas com este profissional, clique aqui para assinar!

Referências

  • Faculdade Inspirar (02/09/2021 às 16:37)
  • Revista Abrale (02/09/2021 às 17:02)
  • Tua Saúde (02/09/2021 às 17:05)
  • Clínica Hepatogastro (03/09/2021 às 13:20)
  • Correio Braziliense (03/09/2021 às 13:28)
  • Instituto Nacional de Câncer (03/09/2021 às 13:37)

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?