Dor, diarreia, desconforto abdominal, prisão de ventre (constipação). Você já sentiu esses sintomas durante cerca de 12 semanas seguidas? Caso sim, você provavelmente tem a síndrome do intestino irritável, também conhecida como SII. A doença é caracterizada por ser funcional, já que toda estrutura física e bioquímica apresenta estar normal nos exames de imagem e laboratoriais.
Navegue pelo conteúdo
Causas da síndrome do intestino irritável
Não existe uma causa clara para a SII. Os médicos acreditam que algumas pessoas podem ser mais suscetíveis a terem essa síndrome e alguns hábitos ou acontecimentos podem incentivar a pessoa a ter a crise, como:
- Hipersensibilidade visceral, que é agravada pela ingestão de certos alimentos;
- Motilidade anormal do intestino delgado. Após a ingestão de alimentos gordurosos em excesso, o intestino faz contrações “exageradas” dura o jejum, em resposta a ingestão desses alimentos;
- Infecções intestinais;
- Processos inflamatórios no aparelho digestivo;
- Estresse, ansiedade e depressão.
Sintomas da SII
Os sintomas mais relatados pelas pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritável são a diarreia e a constipação (prisão de ventre). Entretanto, outros sintomas muito comuns são:
- Dor e desconforto abdominal;
- Cólicas;
- Gases;
- Barulho e sensação de movimentação do intestino;
- Melhora das dores após evacuação das fezes.
Diagnóstico da SII
O diagnóstico é totalmente baseado nos sintomas que o paciente relata ao médico. É muito importante você se consultar com um médico de confiança e que tenha uma boa relação, para que ele consigo interpretar bem suas dores.
É possível realizar exames físicos, como a colonoscopia. Entretanto, eles normalmente não detectam um motivo relevante para a SII, e acaba confundindo com outros problemas intestinais. Portanto, o seu médico também deve ser capacitado para conseguir interpretar os resultados e imagens dos exames, sem que haja uma interpretação errada dos resultados.
Tratamento:
O tratamento utilizado para a síndrome do intestino irritável varia, normalmente o método ou medicamento utilizado contém o sintoma que o paciente está tendo, sendo assim os tratamentos são:
- Para a dor: antiespasmódicos, anti-inflamatórios e até morfina, dependendo da intensidade;
- Para diarreia: medicamentos que deixem a consistência das fezes mais sólidas e também reduzem a frequência dos movimentos do intestino;
- Prisão de ventre: ingerir alimentos com mais fibras. Remédios que aumentem a frequência do trânsito intestinal.
Conclusão
A Síndrome do Intestino Irritável é mais comum do que imaginamos, é importante consultar um médico especializado, para que ele faça o diagnóstico correto e não confunda com outras doenças. Aqui na Kompa, contamos com uma equipe de doutores especializados na medicina. Você pode fazer a sua consulta na palma da sua mão, além de ter um acompanhamento de saúde constante.
Referências
- Uol – Drauzio Varella- Acesso em 22 de setembro às 10:00;
- Tua Saúde – Acesso em 22 de setembro às 10:30;
- Leforte – Acesso em 22 de setembro às 11:00;
- Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN) – Acesso em 22 de setembro ao 12:00.
ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista
Comentários