Pesquisar

Suicídio – Campanha de conscientização

  • Compartilhar:
post-title

Neste mês de setembro como em todos os anos desde 2014, há campanhas de valorização à vida. A saber o dia em questão marcado como data chave é o dia 10, no entanto o ano todo é ideal fazer sua parte. Infelizmente no Brasil, o suicídio é um problema, já que há mais de 12 mil suicídios no Brasil em todos os anos. A critério de informação, de acordo com o site Setembro Amarelo, 96,8% dessas mortes estavam ligadas à distúrbios mentais.

Sendo assim, neste post a ideia é mostrar para você como é possível ajudar as pessoas que estão passando por problemas, seja com apenas uma conversa, ombro amigo ou até mesmo em casos mais extremos consultas com psicólogos ou psiquiatras. Em suma, o intuito deste post é uma forma da resposta às perguntas sobre o suicídio, seja porquê conhece alguém que está nesta situação. Ou para você (você mesmo que se sente sozinho neste momento tão delicado), saiba que você nunca estará sozinho.

Onde surge a ideia do suicídio?

O suicídio vêm de uma série de fatores, por mais difícil que seja fazer um diagnóstico e ajudar pessoas ao seu redor devem manter-se atentos a todo e qualquer sinal possível. Sendo assim, abaixo será distribuído em dois pilares os motivos que mais geram problemas e levam ao suicídio.

Se a pessoa já tentou isso em outras oportunidade

Em pesquisa feita, a ideia é que pessoas que já tentaram tirar suas vidas em outras oportunidades, possuem entre 5 e 6 vezes a mais de tentar de novo. Outro estudo, apontou que cerca de 50% das pessoas que já tiraram suas vidas, já haviam tentado em outras oportunidades.

Portanto, a qualquer sinal, é imprescindível que procure a ajuda de algum especialista, a fim de tratar que não haja mais tentativas de suicídio. Se você que está lendo este post, já tentou por algum motivo, lhe aconselho a buscar o CVV (Centro de Valorização à Vida). É só discar em seu telefone 188.

Doenças mentais

Este é um ponto delicado do post, a maioria das pessoas que tiraram a vida, tinham algum distúrbio mental, seja ele:

  • Depressão;
  • Bipolaridade;
  • Alcoolismo;
  • Esquizofrenia;
  • Transtorno de Personalidade.

Em suma, essas são as doenças que mais causam suicídios ao abordar os problemas mentais. Portanto, o principal ponto para evitar maiores problemas que giram em torno da mente, é indispensável a procura de um médico especializado. Só ele pode dar um diagnóstico concreto sobre, e possíveis formas de tratamento.

Se você está com problemas, ou alguém de sua família apresenta algum sintoma, agende com máxima urgência uma consulta na Kompa. Basta acessar aqui, se demorar pode ser tarde demais.

Outras causas que levam ao suicídio

Abaixo há uma vasta lista de casos que podem levar a pensamentos ou atitudes suicidas. Portanto, observe bem cada item e procure analisar da melhor forma, se precisar de alguma ajuda, procure um médico especializado para falar sobre isso.

  • Abusos sexuais;
  • Tentativa anterior de suicídio;
  • Isolamento Social;
  • Casos de suicídios na família;
  • Impulsividade;
  • Agressividade;
  • Doenças que causam algum problema incapacitante.

O que é o Setembro Amarelo?

Partindo do princípio que você já conhece de forma mais ampla (até porquê está explicado acima), como é um pensamento e as ações de pessoas que estão à beira do colapso. Agora você deve entender as campanhas que existem para ajudar na prevenção contra o suicídio.

Em tese, a mais conhecida é o “Setembro Amarelo“, com o dia 10 de setembro em todo o país há mobilizações para o “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio“. Há vários lugares que abordam tais assuntos, seja em série (como o caso de 13 Reasons Why), campanhas publicitárias entre outros.

Em suma, foi em 2016 que esse tema chegou de forma mais impactante no Brasil, visto que no dia em questão, o famoso Cristo Redentor ficou na cor amarela, como um sinal de conscientização. A página do Setembro Amarelo, disponibilizou um PDF que mostra os pontos que devem ter atenção especial. Sendo assim, para mais informações, clique aqui.

Por que amarelo?

Em suma, a cor do dia de prevenção ao suicídio ficou amarela pela seguinte história:

“Em 1994, um garoto do Colorado chamado Mike apresentava sinais de depressão, visto que tinha terminado seu namoro. Contudo ele tinha seu passatempo, o carro, um Ford Mustang 1968 que ele havia reformado e o pintou na cor amarela. Porém, certo dia Mike já não aguentava mais e não sabia como pedir ajuda, sendo assim ele entrou em seu carro e acabou se matando ali mesmo.

Junto ao corpo, os pais do garoto Dale e Darlene encontraram um bilhete explicando a causa do suicídio, ali alegava que o jovem não via outra alternativa para sua dor. Os pais ao organizarem o funeral de Mike, distribuíram alguns cartões com fitas amarelas que diziam (Se está pensando em suicídio, entregue este carão à alguém e peça ajuda).

Não se sabe ao certo, mas uma pessoa espalhou os cartões pela cidade, e no decorrer da semanas os pais de Mike começaram a receber ligações de todo o estado pedindo por ajuda. Assim acabou criando uma comoção nacional nos Estados Unidos, e por isso se tornou a cor da prevenção do suicídio, para que seus país não passem pelo o que Dale e Darlene passaram.”

Conclusão sobre o suicídio

Isso mostrou a quanto tempo há pessoas sofrendo com depressão ou outras doenças que levam ao suicídio. A falta de conversa é algo extremamente delicado nesses casos, muitas vezes uma conversa ou até mesmo um abraço de alguém que se importe pode salvar a vida.

Sendo assim, procure ajuda, seja em casa, em ONG’s, escola, parentes, amigos. Você nunca estará sozinho, se por algum motivo não se sente confortável em conversar com nenhuma das opções, de novo, procure o CVV, eles estão dispostos à ajudar. Se você conhece alguém que passe por isso ou é da sua família, agende uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra antes que seja muito tarde. Salve as vidas do suicídio.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?