Pesquisar

Manchas marrons na pele? O que é?

  • Compartilhar:
post-title

Em alguns momentos podemos notar o surgimento de manchas marrons na pele, que surgem no rosto, braços, mãos ou outra parte do corpo.

Muitas pessoas se assustam com o surgimento delas e acabam passando produtos na região marrom. Cuidado, isso é um ato muito perigoso.

As cores das pintas ou manchas, podem indicar o que está  acontecendo, e passar produtos sem nenhum conhecimento pode agravar a situação.

Essas manchas podem ser resultado causado por alguma alteração hormonal, acne, feridas na pele ou exposição solar.

Existem muitos casos em que essas manchas indicam alguma doença mais grave, como, por exemplo, o câncer de pele.

Por esse motivo, é muito importante ficar atento quando surgirem manchas marrons na pele e buscar investigar o motivo. Iremos explicar o que deve ser feito quando uma mancha escura surge, e começa a aumentar de tamanho ou mudar de cor.

Entenda melhor:

Manchas marrom na pele:

Existem alguns tipos diferentes de manchas marrons na pele, elas podem ser causadas por diferentes doenças.

Veja os tipos mais comuns delas:

  • Manchas que são causadas pelo sol: esse tipo é muito frequente no rosto, braços e pernas. O seu surgimento é causado pela exposição ao sol ao longo dos anos. Esse tipo de mancha escurece com o passar dos anos.
  • Ceratose seborreica: é o tipo de sinal escuro que surge durante o envelhecimento, normalmente é benigno e não apresenta riscos para a saúde.
  • Manchas causadas pela gravidez: O melasma é comum durante a gravidez, e está relacionado às alterações hormonais.
  • Manchas depois da acne ou catapora: Ter uma hiperpigmentação pós-inflamatória é comum, e podem surgir manchas marrom na pele. É muito comum vê-las em regiões que sofrem com acne, queimaduras, catapora ou tratamentos agressivos na pele.

Podemos ter casos de Melanoma, Fitofotodermatose ou Melasma. Iremos falar de cada um deles, e falar sobre o que precisa ser feito em cada caso. 

Melasma, Fitofotodermatose ou Melasma:

Existem diversos tipos e causas diferentes de manchas na pele de uma pessoa, assim como a cor delas também pode indicar a doença ou causa.

O paciente com manchas marrom na pele podem estar a sofrer dos seguintes casos:

  • Fitofotodermatose – também conhecida como mancha de limão, ela desaparece depois de um tempo. Essa mancha é causada por uma queimadura pela reação do componente químico do limão com o sol. É preciso utilizar protetor solar na região para não queimar a pele, em casos em que lavar em água corrente não resolva.
  • Melanose – A melanose está diretamente ligada ao sol, em grande partes dos casos ela apareceu no dorso das mãos, costas e colo. Essas são as áreas que recebem muita exposição ao sol. O tratamento dela pode ser através de laser de luz pulsada.
  • Melasma – A melasma tem o surgimento por fatores hormonais, genéticos e do próprio sol. É comum que ela apareça no momento de gravidez. Ela não possui cura, mas é possível obter melhoras. Quem possui o melasma deve utilizar o filtro solar acima de 50 FPS duas vezes ao dia.

Esses são alguns dos motivos que podem causar as manchas de pele, existem muitos outros e todos podem ser diagnosticados e tratados pelo dermatologista.

É importante ter em mente que em qualquer caso, consultar o médico dermatologista é altamente recomendado! Assim o paciente consegue evitar que a mancha se torne algo grave ou relacionado com alguma doença.

Médico dermatologista:

O dermatologista médico especialista responsável por tratar pacientes com problemas na pele. Separamos dicas e informações que vão te ajudar a conhecer o dermatologista e como ter uma consulta com ele.

O dermatologista é o especialista responsável por diagnosticar e tratar pacientes com problemas na pele, além de problemas estéticos.

Atualmente, é possível ter uma consulta com ele utilizando a telemedicina, ou seja, o paciente consegue ser atendido por médicos de diversas regiões do país. 

O profissional realiza uma série de perguntas e solicita algumas fotos para conseguir analisar o problema.

Logo depois, ele dará o diagnóstico e ajudará o paciente a resolver o problema.

Conclusão:

Em todos os casos de manchas escuras no corpo, é muito importante que o paciente não se medique sozinho mas não deixe de procurar saber sua causa!

O nosso site oferece atendimento presencial ou online com médicos especialistas, basta entrar em contato e dar início ao processo de agendamento da consulta. 

Você poderá cuidar melhor da sua pele, e ter o tratamento adequado e recomendado por um médico profissional, evitando riscos em sua pele.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?