Ainda falando sobre essa área da saúde, a Endocrinologia, é importante conhecer mais sobre o corpo. A saber, você sabe o que é a Tireoide? Onde ela fica? Sabe o que são glândulas? Em suma, tais perguntas terão as devidas respostas neste post.
A saber, em poucas palavras, as glândulas são estruturas responsáveis pela produção de substâncias. Lançadas mais tarde para desempenhar várias funções em nosso corpo. Em suma, estão divididas em dois grupos: Exócrinas e Endócrinas.
Índice
Onde fica a Tireoide?
A Tireoide fica na parte anterior do pescoço, logo abaixo do famoso gogó. Em suma, ela tem um formato parecido com uma borboleta, sendo uma das maiores glândulas do corpo humano, já que possui um peso entre 15g e 25g (em adultos).
O que ela faz?
Em suma, a tireoide ou também chamada de tiroide, age em diversos órgãos do corpo, desde o cérebro até os rins. Vale ressaltar que está ligado ao crescimento das crianças, regula os ciclos menstruais, além de agir também em:
- Peso;
- Humor;
- Controle Emocional;
- Memória;
- Concentração.
Uma vez em mau-funcionamento, a tireoide pode agir em duas formas: Produção em excesso de hormônios, ou a falta deles. Em suma, esses problemas são chamados de Hipertiroidismo ou Hipotireoidismo. A saber, ambas doenças estão em nosso blog, caso deseje entender sobre elas, basta clicar sobre os nomes e você irá direto ao post.
Vale lembrar que ela é responsável pela produção de 2 hormônios em específico. O T3 e T4, em suma estão responsáveis por atuar em todos os sistemas de nosso organismo. A saber, comparada à outros órgãos do corpo humano, a tireoide é de certo modo pequena.
Acesse aqui para marcar uma consulta com um Endocrinologista!
Outras glândulas
Agora que já conhece a Tireoide, é importante conhecer as outras glândulas que estão em nosso corpo. Como já falado, elas são divididas em dois grupos: Endócrinas e Exócrinas. Para facilitar, vamos trazer o nome de todas em seu grupo e na sequência estará a explicação de cada uma.
Endócrinas
Em relação às glândulas endócrinas são responsáveis por secretar os hormônios, além de compor todo o sistema endócrino do nosso corpo. Sua principal diferença das Exócrinas é que sua secreção vai direto para o sangue.
- Tireoide;
- Paratireoide;
- Hipófise;
- Pâncreas;
- Suprarrenais;
- Glândulas sexuais.
Agora já apresentadas, estas são todas as glândulas que fazem parte do sistema endócrino, conheça cada uma selas e sua função principal em nosso organismo. A saber, a Tireoide já foi mencionada acima.
Paratireoide
Essa glândula se encontra ao redor da Tireoide. Em suma elas são as menores do corpo humano.
A saber, a Paratireoide é formada por quatro pequenas glândulas. Portanto são dois pares chamados de superiores e inferiores. A saber elas atuam na produção do hormônio PTH, cuja função é regular os níveis de cálcio que estão no sangue.
Hipófise
Também chamada de glândula mestra, a Hipófise está na parte central da cabeça. Portanto ela possui funções vitais para nossa saúde como: Bom funcionamento do Metabolismo, produção de ADH e controle de outras glândulas.
Pâncreas
Localizado no estômago, o pâncreas é o que chamamos de glândula mista, uma vez que faz parte dos dois sistemas (Endócrino e Exócrino). Sendo assim, sua função é atuar na digestão de alimentos como: Carboidratos, proteínas e gorduras.
Suprarrenais
A penúltima glândula do sistema endócrino. As suprarrenais estão acima dos rins e possuem um formato como uma espécie de triângulo.
Sua função está ligada a liberação de hormônios como:
- Aldosterona;
- Catecolamina;
- Adrenalina;
- Cortisol.
Glândulas sexuais
Por fim, a última glândula do grupo das endócrinas junto à tireoide. A saber, neste caso deve-se falar tanto para os homens quanto para as mulheres, já que as funções variam de acordo com o gênero.
Mesmo com os mesmo nome, Gônodas, há um nome mais popular entre a população. Testículos e Ovários são as últimas glândulas do sistema endócrino. Semelhante a tireoide, ambas as partes produzem um hormônio. Em suma, o ovário produz: Estrogeno e Progesterona. Enquanto os testículos produzem: Testosterona.
Conhecida agora, todas as glândulas endócrinas, é importante lembrar que a Tireoide, dentre todas as citadas acima é a mais importante, já que é ela responsável por toda a ação metabólica do corpo humano.
Exócrinas
Tratando agora do outro grupo de glândulas, temos as Glândulas Exócrinas. Em suma elas eliminam as secreções nas superfícies livres, ou seja na nossa pele, um exemplo é o suor e as lágrimas.
A saber, eles possuem um ducto específico para eliminaram as substâncias produzidas. Portanto, estão divididos em: Glândulas Salivares, Sudoríparas, Lacrimais, Mamárias, Sebáceas e o Fígado.
Salivares
Localizada na boca e garganta, essas glândulas atuam na digestão dos alimentos, através da produção e liberação de saliva. Neste processo, as glândulas liberam duas substâncias, Amilase e ptialina, uma vez que são as responsáveis por amolecer o alimento.
Sudoríparas
Estas glândulas atuam diretamente na temperatura do corpo. Dessa forma, eliminam substâncias tóxicas e na liberação de suor. A saber, as sudoríparas estão espalhadas por toda a pele.
Fígado
Sendo essa a maior glândula do corpo humano, o Fígado possui diversas funções, entre elas estão: Armazenamento de substâncias, produção de bile, síntese de colesterol e de hormônios.
Mamárias
Sendo essa uma glândula exclusiva dos mamíferos, as mamárias estão presentes em ambos os sexos. No entanto, no caso das mulheres, após o período da puberdade elas continuam a se desenvolver. Em suma, isso acontece para sua principal função: Produção de leite para os recém-nascidos.
Lacrimais
Essas são as glândulas com a função mais simples do corpo humano, uma vez que possuem a função de lubrificar os olhos através da produção de lágrimas. Além disso tais glândulas atuam como um protetor dos olhos, já que impede que outros microrganismos se desenvolvam na região.
Sebáceas
Fechando o último grupo de glândulas, a Sebácea é responsável por uma série de fatores, todos ligados à pele. A saber, é responsável pela proteção, lubrificação da pele. Em suma isso é possível pelo fato de liberar uma substância oleosa presente em todo nosso corpo. É por esse motivo que o cabelo fica oleoso quando passamos dias sem lavá-lo.
Conclusão sobre a Tireoide
Agora que já conhece tudo sobre a Tireoide e as outras glândulas, caso queira agendar uma consulta com médico em caso de problemas, procure a Kompa Saúde. Lá você terá acesso à diversas redes com desconto.
A saber, ao fazer o cadastro aqui! Por um valor mensal de R$39,92 (Plano Individual Anual), você terá acesso à diversos benefícios. Não deixe de cuidar da sua saúde e das pessoas próximas à você, assine já a Kompa.
Comentários