Pesquisar

Você sabe onde fica o fígado?

  • Compartilhar:
post-title

Antes de se perguntar o porquê desse conteúdo, eu quero que responda antes… Você sabia que um corpo adulto tem cerca de 80 órgãos? Pois é, muita coisa, imagina saber todas as funções e onde estão cada um deles, tarefa árdua não é verdade? É com esse intuito que saiu esse post, por isso veja onde fica o fígado e o que ele pode fazer.

Qual a função e onde fica o fígado?

Pertencente ao sistema digestório, ele tem certa de 20 cm e pesa certa de 1,5 kg. A saber ele é subdividido em 4 lobos: Esquerdo, Direito, Caudado e Quadrado. Ele se encontra, na parte superior direita do abdômen, abaixo do diafragma e em cima do estômago.

Falando um pouco de suas funções ele é responsável por eliminar toxinas e filtrar o sangue. Além disso, há outros pontos importantes onde o fígado atua, como um produtor de proteína e também fatores de coagulação.

Uma curiosidade que alguns já devem saber, o fígado tem uma enorme capacidade de regeneração, e por isso que muitas pessoas costumam doar parte dele, ainda em vida. Isso pelo fato de ter muitas doenças que podem afetá-lo, dentre elas estão:

  • Hepatite;
  • Cirosse;
  • Gordura no fígado.

Leia também: Conheça os sintomas de gordura no fígado.

Quais doenças afetam o fígado?

Pensando em ajudar da melhor forma, que tal ver algumas doenças que acabam afetando o nosso fígado de alguma forma, são diversas e algumas delas foram mencionadas acima. A saber, o intuito não é abordar esse tema neste conteúdo, mas sim ajudar a entender melhor esse órgão.

Quer fala com quem entende desse órgão, marque aqui uma consulta com o Gastroenterologista! Clique aqui!

Doença Hepática – Causada pelo álcool

Ao consumir de forma excessiva bebidas alcoólicas é possível causar doença hepática. A depender da gravidade dessa doença, varia muito a doença que se pode causar. Indo de uma leve Esteatose até uma Cirrose (que é outra doença bem mais séria quando se fala do fígado).

Hepatite Auto-imune

Neste caso, o problema não é externo, e sim no nosso próprio organismo. Em suma, ela ocorre quando as células de defesa do nosso corpo, acabam atacando as células do fígado.

Síndrome de Gilbert

É uma doença hereditária por conta de uma redução nas enzimas que processam a bilirrubina no fígado. Dessa forma, há um acúmulo dessa substância no nosso sangue. Mas não se preocupe, é uma doença leve e muitas vezes chega a ser assintomática.

Hemocromatose

Em suma, essa doença é uma condição, ou seja, acontece apenas quando o excesso de ferro é absorvido pelo tubo digestivo. Assim esse excesso tem parte armazenada no fígado. A saber existem duas formas de contrair essa doença. Uma por conta de fatores hereditários, ou por conta de anemia ou alcoolismo.

Câncer no fígado

Infelizmente acontece em quase todos os órgãos, o câncer é algo muito sério e deve ter o máximo de atenção. Há chances desse problema acontecer primeiro no fígado e depois se espalhar pelo corpo, ou ao contrário, uma metástase que teve início em outro órgão.

Cirrose

A saber, é uma doença crônica por conta de frequentes processos inflamatórios no fígado. Mesmo com sua capacidade de regeneração, ao longo prazo essas lesões impedem a circulação sanguínea, resultando numa substituição de tecido por nódulos (cicatrizes).

Doença de Wilson

Em suma, se trata de um distúrbio genético onde seu problema é por conta de um acúmulo de cobre no corpo. A saber, os órgãos onde se mais concentra esse metal é:

  • Fígado;
  • Cérebro;
  • Olhos.

Leia também: Sabe qual médico é especialista em fígado?

Como sei que ele está inflamado?

Nem sempre, as Hepatites acabam manifestando algum sintoma, porém para ajudar a melhor entender como funciona, que tal ver alguns dos sintomas mais comuns. A saber, se não teve manifestação de nenhum, tome cuidado, pois é possível que só sinta algum incômodo quando surgir lesões mais sérias no fígado. Ideal fazer exames.

  • Dor abdominal;
  • Perda de peso;
  • Enjoo;
  • Pele e olhos amarelados;
  • Tontura;
  • Urina escura (cor marrom);
  • Vômitos;
  • Dor de cabeça;
  • Febre.

Conclusão

Finalizando nosso post, viu como o fígado é parte importante no nosso sistema digestivo, assim, cuidar dele se tornou algo tão importante. Em suma, além de descobrir onde ele fica, acabou vendo um pouco mais que isso e agora sabe sobre algumas doenças que o afetam.

Se por algum acaso, precise ir a uma consulta para ver se está tudo ok, sugiro que procure um Gastroenterologista. Ele é responsável por essa parte do nosso corpo. Para já agendar uma consulta basta clicar aqui!

Fontes:

  • Tua Saúde – Acesso em 04/05 às 14H;
  • Saúde Ativa – Acesso em 04/05 às 15H;
  • Drauzio – Acesso em 04/05 às 16H30;
  • Hepato – Acesso em 04/05 às 17H.

Leia também: O Nutricionista: saiba mais dessa especialidade.

ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?