Pesquisar

O Nutricionista: saiba mais dessa especialidade

  • Compartilhar:
post-title

De certa forma, como nos alimentamos reflete na nossa saúde. Dado a este fato, é comum que você ou alguém próximo já tenha passado pela seguinte situação. Um almoço em família e a pedida do pessoal foi uma caprichada feijoada. Se por algum motivo logo após a refeição alguém opte por fazer algum exercício na sequência, todos que comeram se sentiram “pesados“. Essas e muitas outras situações, é parte do trabalho de um Nutricionista. Quer entender mais? Siga na leitura.

Além de explicar melhor qual o papel de um Nutricionista com seus pacientes, terá um visão um pouco mais ampla de sua área de atuação, desde o contato com as pessoas até trabalhar na área da Indústria do alimento. Sendo assim é um conteúdo completo que terá como objetivo, esclarecer o maior número de questões ligadas à área.

O que faz um Nutricionista?

Trabalhando de forma direta a relação entre o indivíduo e o alimento, o Nutricionista desenvolve ações no âmbito dietético. Ou seja, na parte da medicina que estuda as dietas. Durante seu período na faculdade, afim de concluir seus anos de estudo, o futuro profissional se depara com a composição do alimento, os grupos alimentares, entre outros pontos.

Olhando mais para o paciente, um de seu objetivo primordial é ajudar contra doenças, além de manter e/ou recuperar o indivíduo ou grupo de pessoas, através de orientações e com uma alimentação rica e balanceada.

Vale destacar que, por mais que a profissão de nutricionista não seja um médico em si, para atender qualquer paciente, ele deve por obrigação ter conhecimentos sobre o corpo humano. Isso pelo fato de necessitar entender como cada corpo funciona e aplicar uma melhor dieta que seja eficaz.

Portanto, a importância do Nutricionista vai além apenas de criar dietas, mas sim, torna-se responsável por auxiliar num processo de constância do bem-estar. Dessa forma, ele pode fazer uma série de ajustes no que se deve comer ou suplementar, assim para quem busca uma alimentação saudável, ele é a pessoa certa.

Áreas de atuação de um Nutricionista

Esse tópico é mais voltado para quem ainda se encontra com dúvidas ainda na faculdade. Desse modo, é uma forma de mostrar o quão amplo pode ser trabalhar nessa área. Vale destacar que mesmo sendo tudo ligado à nutrição, atente-se às demandas de cada posição.

Em suma, quando se fala dessa área, a pessoa imagina apenas o contato com o paciente, e é aí o engano, confira alguns locais que você pode exercer a função de Nutricionista. Seja tendo contanto com um grupo de pessoas ou não.

  • Nutrição Clínica;
  • Indústria de Alimentos;
  • Marketing Nutricional;
  • Pesquisa;
  • Nutrição Coletiva;
  • Nutrição Esportiva.

Portanto, agora que já viu que existem diversas áreas para se atuar, vamos conhecer um panorama de cada uma? A saber, serão apenas algumas informações para não deixar dúvidas primárias sobre essas posições. Vale destacar que, se ainda surgr alguma dúvida, converse com algum profissional da área, é a melhor pessoa para tirar qualquer dúvida.

Nutrição Clínica

Em suma, quando se busca tal especialidade, o Nutricionista foca em fazer uma reeducação alimentar. Onde visa uma mudança na alimentação do paciente de acordo com seu objetivo estético, tratamento de doença crônica ou melhora de performance esportiva.

A saber, o Nutricionista Clínico, pode atuar tanto numa clínica, quanto em: Hospitais, ambulatórios, em domicílio ou até mesmo em consultórios.

Indústria Alimentícia

Por outro lado, se sua opção não é trabalhar direto com o paciente, a indústria se torna opção. Uma vez por dentro desse ramo, o nutricionista se torna responsável pelo controle de qualidade dos alimentos e fiscaliza toda a produção. Outra função é orientar da melhor forma acerca do manuseio do alimento, higiene com o produto e equipamentos. Sem falar na parte de desenvolvimento das informações nutricionais, que são as tabelas presentes em todas as embalagens.

Marketing Nutricional

Em suma, essa área está em conjunto com quem já está na área do Marketing. Ou seja, se torna um trabalho onde as duas cabeças (ou mais), precisam ter um alinhamento criativo. Sendo assim, o Nutricionista fica a cargo de destacar o produto e apresentar seu valor nutricional. A partir daí, se inicia uma jornada para analisar os melhores pontos para fazer a venda deste produto.

Pesquisa

Uma área um pouco mais “calma” se por assim dizer. O Nutricionista que focar nesta parte do serviço, terá uma maior liberdade, já que ele pode se tornar responsável por fazer uma pesquisa, visando desenvolver um novo alimento por exemplo.

Além disso, é possível criar pesquisas que visam analisar os produtos já existentes no mercado, observando seus efeitos e como eles podem trabalhar em contato com o corpo humano. A saber, nesse âmbito, os trabalhos geralmente são feitos por indústria de alimentos, universidades e/ou laboratórios.

Nutricionista Coletivo

O próprio nome já da uma ideia da atuação. Em contrapartida do Nutricionista clínico que foca em apenas um paciente, o coletivo cuida de um grupo específico de pacientes. Por isso na maioria das vezes sua área de atuação se restringe à: Restaurantes, Refeitórios, Cozinhas Industriais ou até mesmo a Vigilância Sanitária.

Nutrição Esportiva

Com um foco no desempenho, o nutricionista esportivo tem como objetivo, auxiliar os atletas a atingir seu desempenho máximo nas atividades , além de trabalhar na recuperação pós-atividades. Uma vez nessa área, o Nutricionista Esportivo pode tratar de atletas de forma individual ou fazer parte de grupo médico. Assim sua área de atuação é mais voltada a clubes ou até mesmo academias.

O Nutricionista é um profissional de suma importância!

Após todas essas explicações, tanto sobre suas áreas de atuação, quanto como ele trabalha com os pacientes, ficou claro seu papel. Em suma, ele é uma parte chave, principalmente quando se fala em dieta e atividades físicas, já que está apto para lhe direcionar da melhor forma.

Em suma, não se trata apenas de alimentação, mas sim de uma constância no seu bem-estar. Por isso, o quanto antes manter um contato com seu nutricionista, melhor verá os resultados tanto na sua alimentação quanto em sua disposição para o dia a dia.

Fontes:

  • Wikipédia (10/01 às 11H);
  • Guia de Carreiras (10/01 às 11H30);
  • Revista Isto É (10/01 às 12H);
  • Blog Una (10/01 às 13H).

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?