Pesquisar

Janeiro branco: o mundo pede por saúde mental

  • Compartilhar:
post-title

De forma a ajudar as pessoas entenderem melhor, há uma campanha que visa passar diversas informações sobre a saúde mental. Em suma, logo no começo do ano, temos o Janeiro Branco, seu intuito é conscientizar todo mundo sobre a importância da saúde mental.

Dito isso, visando trazer um panorama sobre essa campanha, veja como ela atua na população e como você pode fazer parte dessa ação. A saber ele acontece nessa época por conta da população se ver mais “ligada” às suas vidas, isso pois temos como costume fazer nossas resoluções para o ano.

Como surgiu o Janeiro Branco?

Em suma, ele segue a mesma ideia de outras campanhas como Setembro Amarelo ou Outubro Rosa. No entanto seu foco é outro, com a ideia de ajudar as pessoas sobre a saúde mental e como se pode ajudar fazendo ações para auxiliar quem precise. Sendo assim a ideia é ter um mundo com uma mente mais saudável.

Por conta da importância da saúde mental, criaram o Janeiro Branco, assim ele possui algumas importâncias para toda a população, atente-se à todas elas.

  • Conhecer mais sobre a saúde mental;
  • Entender a simbologia de janeiro;
  • Quebrar tabus ligados à saúde mental.

Saiba mais sobre a saúde mental

Fomentar a educação de forma preventiva, assim é possível trazer à tona mais ideias que valorizem a saúde mental. Em suma essa é uma das ideias mais centrais dessa campanha. Portanto, além disso é possível ajudar a promover o autocuidado nas pessoas que necessitam de auxílio profissional.

A simbologia de janeiro

Em suma, um dos pontos cruciais do Janeiro Branco é o diálogo! Sendo assim é muito importante incentivar as discussões que tratam de forma objetiva, a importância da saúde mental. Ainda não ficou claro? Calma, em suma, janeiro representa um “recomeço“, dito isso é um momento de motivar reflexões sobre a necessidade da conversa.

Quebra de tabus

Mesmo que seja o ano todo, usa-se janeiro para efetivar as ações mais específicas ligadas à saúde mental. Isso auxilia muito na hora de romper paradigmas sobre esses assuntos, além disso, um debate sobre os tratamento psiquiátricos. Sendo assim, se torna possível tratar soluções, reduz os desajustes que uma falta de tratamento causa.

O que posso fazer para contribuir no Janeiro Branco

Se por um acaso deseja fazer parte dessa campanha, tenha ciência de que a conversa sobre a saúde mental passa pela compreensão. Ou seja, a estabilidade emocional se torna um ponto muito mais importante que a física. Dito isso, observe alguma práticas que se deve atribuir para manter sua saúde mental estável e equilibrada.

  • Valorize a convivência e viva intesamente os bons momentos;
  • Separe um tempo para curtir a vida;
  • (Caso ainda em pandemia), dê atenção aos amigos e familiares;
  • Pratique atividade física e mantenha uma dieta saudável;
  • Não entre em situações que gerem emoções negativas.

Cuidado com a saúde mental é no ano todo!

Quando se tem uma campanha assim, é pelo fato de ser uma conversa necessária. Claro que essa conversa é o ano todo, e por isso quanto mais se fala sobre a saúde mental, mais provável esse tabu vai sumindo. Dessa forma, mantenha a mente saudável sempre que possível.

Não esqueça de conversar com as pessoas que são próximas à você, cuide delas, a cada dia que passa a saúde mental se torna um assunto cada vez mais necessário. Lembre-se sempre de conversar, o diálogo é a melhor forma de conscientizar a população.

A saber, caso precise de uma conversa com profissional, acesse a Kompa Saúde. Não conhece a Kompa? Ela é mais que um plano de assinatura e conta com profissionais que estão dispostos a cuidar da sua saúde sempre que necessário. Seja com o médico de família ou com a equipe de enfermagem. Ficou curioso para conhecer, acesse aqui e assine já a Kompa Saúde com um plano que caiba no seu bolso.

Fontes:

  • Janeiro Branco (17/01 às 13H);
  • Hospital Santa Mônica (17/01 às 15H);
  • Terra (17/01 às 16H).

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?