Pesquisar

Como reconhecer os sintomas de conjuntivite

  • Compartilhar:
post-title

Os sintomas de conjuntivite ocorrem quando a conjuntiva (o branco dos olhos) está inflamada, a parte branca dos olhos ficam avermelhados, lacrimejando, e com uma sensibilidade maior à luz. 

Os sintomas de conjuntivite podem variar de acordo com o tipo do agente patogénico presente, iremos entender esse ponto em com mais detalhes depois. A infecção poderá afetar um dos olhos ou os dois, de modo sequencial ou simultâneo. Os sintomas costumam desaparecer entre 3 a 5 dias, na maioria dos casos a conjuntivite não deixa sequelas.

Porém, para que não fique sequelas o paciente precisa tratar corretamente dos sintomas. Se livrando da infecção de forma adequada com ajuda médica.

O que é conjuntivite?

Trata-se de uma inflamação da conjuntiva, ou seja, do branco dos olhos. O paciente com conjuntivite terá um dos olhos ou os dois vermelhos, lacrimejando e com uma sensibilidade maior a luz.

A conjuntiva é uma membrana transparente fina que reveste toda a parte da frente do globo ocular e do interior das pálpebras. A principal função da conjuntiva é proteger os olhos das agressões externas, provocando uma reação defensiva e inflamatória.

A conjuntivite pode durar uma semana ou 15 dias, o tempo de duração pode variar com o tipo de conjuntivite presente. Geralmente ela não deixa nenhuma sequela, ela também pode ser aguda ou crônica. 

Como dissemos, a infecção pode atingir o olho direito ou esquerdo ou nos dois olhos, sendo uma conjuntivite bilateral

Conheça as causas da conjuntivite:

Existem diversas causas de conjuntivite, a mais comum é a infecção causada por diversos tipos de agentes patogênicos. Esses agentes são bactérias ou vírus que costumam causar a conjuntivite, ela também pode ser causada por fungos.

Ela também pode ser causada por agentes químicos e físicos de diversos tipos, por exemplo, corpos estranhos, calor intenso, raios ultravioletas, gases irritantes, fumaça e muitos outros. 

Alguns problemas de visão se não tiverem uma correção adequada, podem causar a conjuntivite, como por exemplo, erros refrativos (astigmatismo, miopia, hipermetropia) que podem desencadear um esforço maior do aparelho ocular, provocando a inflamação da conjuntiva.

Sintomas de conjuntivite:

Os sintomas de conjuntivite mais comuns podem causar grandes incômodos nos olhos, ela costuma durar entre uma semana ou 15 dias. É muito comum que a inflamação atinge apenas um dos olhos no início, mas depois passa a afetar os dois. Conheça os principais sintomas da doença:

  • Olhos lacrimejando;
  • Inchaço nas pálpebras;
  • Secreção;
  • Coceira nos olhos;
  • Vermelhidão no branco dos olhos;
  • Dores intensas nos olhos quando o paciente está em local com muita luz;
  • Dificuldade para abrir os olhos ao acordar;
  • Desconforto;
  • Sensação de areia nos olhos.

Tipos de conjuntivite:

Quando o clima está muito quente e úmido, favorece para a propagação da conjuntivite do tipo viral. Existem outras formas conjuntivite que podem se manifestar com frequência, veja quais são elas:

Conjuntivite do tipo viral:

Essa é a forma mais comum da doença, geralmente causada pelo adenovírus e pode ser caracterizada por um quadro geral de febre, dor de garganta, secreção nos olhos e mal-estar. Estes sintomas de conjuntivite viral podem levar até 20 dias para desaparecer. 

Esta doença é transmissível e o contágio acontece por meio de secreções oculares. A pessoa contaminada pode apresentar sintomas como espirros e tosse, o vírus poderá ser transmitido facilmente através do contato com estes fluidos. É importante deixar claro que a conjuntivite não é transmitida pelo ar.

Conjuntivite bacteriana:

Existem algumas bactérias que provocam a doença, a transmissão ocorre quando há o contato com secreções de uma pessoa que está contaminada. A conjuntivite é um problema ocular, mas estes fluidos podem estar na pele, e com apenas um toque pode causar a contaminação de outras pessoas.

Diferente dos outros casos, a secreção desse tipo de conjuntivite é amarelada, volumosa e purulenta, podendo demorar até 7 dias para desaparecer completamente.

Conjuntivite alérgica:

A conjuntivite alérgica é provocada pelo contato com alguma substância irritante, por exemplo, pelo de animais, produtos de limpeza, poeira ou mofo. Esse tipo de conjuntivite não é contagioso, os sintomas dela costumam vir acompanhados de coriza, espirros, e de secreção ocular de grande consistência e aquosa.

Conjuntivite em bebês e crianças:

A conjuntivite infantil afeta os bebês e crianças, podem causar sintomas semelhantes à doença causada pelo adulto. Em uma conjuntivite bebê, recebem nascidos ou neonatal, a infecção acontece no momento da passagem do bebê pelo canal vaginal infectado por um micro-organismo.

Nesse caso, a doença irá apresentar uma evolução agressiva, e pode originar a destruição das estruturas oculares e provocar uma cegueira irreversível.

Essa situação é muito perigosa, e como forma de prevenção, procede-se a utilização sistemática de gotas de nitrato de prata ou colírio antibiótico nos olhos do recém-nascido. Se estiver suspeitando que a sua criança está com sintomas de conjuntivite, procure um oftalmologista ou pediatra imediatamente.

Como tratar os sintomas de conjuntivite:

O tratamento para conjuntivite é algo que pode causar muitas dúvidas nos pacientes. Os sintomas causados por esta doença são bastante incômodos, mas possuem solução. O tratamento é bastante simples, mas possui muita importância. 

A doença pode acometer a córnea e comprometer a qualidade da visão. Portanto, ao identificar um dos sintomas, é fundamental que a pessoa procure um oftalmologista para tratar conjuntivite.

Cada agente causador da doença requer um tipo de cuidado, e por esse motivo, somente o profissional poderá diagnosticar corretamente e prescrever colírios ou remédio para conjuntivite. O tratamento irá variar para o seu caso!

Veja algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir o desconforto causado pela doença, e evitar as complicações dela:

  • Lavar as mãos corretamente sempre que for tocar nos olhos;
  • Suspenda o uso de lentes de contato;
  • Faça compressas utilizando uma gaze com soro fisiológico ou água gelada filtrada ou fervida;

Caso os sintomas não melhorem em até uma semana, é fundamental buscar ajuda médica para que ele faça outra avaliação do seu caso.

Como evitar a doença?

Além de ter cuidados com a higiene, que ajudam a controlar o contágio e prevenir a evolução da conjuntivite. Também é fundamental tomar outros cuidados complementares, veja as recomendações:

  • Mantenha os olhos secos e limpos;
  • Evite piscinas públicas ou com aglomerações;
  • Lave o rosto e as mãos com frequência e de forma correta;
  • Evite os abraços, beijos e cumprimentos com as mãos quando a outra pessoa está infectada;
  • Não esfregue ou coço os olhos;
  • Lave as toalhas, lençóis e fronhas separadamente e semanalmente;
  • Não partilhe lápis, rímel e delineadores com outras pessoas;

Procurando um oftalmologista:

O paciente com sintomas de conjuntivite poderá tratar a doença utilizando o teleatendimento que oferecemos em nossa plataforma. Aqui na Kompa passamos orientações sobre alimentação, exercícios, sono e higiene. Tudo que representa cuidado para a saúde e qualidade de vida dos pacientes.

O paciente, seja adulto ou criança, poderá acessar nosso site e ter diagnóstico e acompanhamento do médico oftalmologista ou pediatra sem precisar sair de casa. 

Conclusão:

Agora que você conhece os sintomas de conjuntivite e o atendimento online oferecido em nossa plataforma, acesse e marque uma consulta para essa semana. Temos consultas com muitas especialidades médicas para tratar os sintomas causados pela doença, evitando as complicações e aliviar o incômodo causado pela inflamação nos olhos do paciente.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?