Pesquisar

Como a caminhada pode ajudar no seu bem-estar?

  • Compartilhar:
post-title

Sabia que ao falar de exercícios, a caminhada é a atividade física mais fácil de começar.Dito isso, que tal colocar a caminhada como próximo objetivo pessoal? Sendo assim, saiba um pouco mais sobre, e entenda todos os benefícios que você terá.

Tratada como uma atividade desportiva (prática onde tem a função de melhorar a saúde física e mental dos participantes), ela é um simples exercício e não requer nenhum aparelho específico, exceto um tênis apropriado. Atenção! Ao usar um tênis não adequado, é possível ocasionar lesões, ou seja procure um equipamento com amortecimento e conforto.

No que consiste uma caminhada?

Grande parte da população brasileira, querendo ou não já pratica tal exercício. Quer ver? Alguma vez você já teve que ir na padaria andando? Querendo ou não isso já caracteriza uma caminhada. Porém, para que torne, um hábito e uma atividade física, o certo seria se estender por cerca de 20 minutos.

diversos estudos científicos que, apontam vários benefícios vindo desse simples exercício, como já dito, melhora a saúde física e mental, é um grande exemplo de benignidade. Mas lembre-se, ao começar qualquer exercício, consulte seu médico, e ao sentir qualquer desconforto, pare!

Quem pode fazer caminhada?

Em suma, todas as idades são aconselháveis a fazer, no entanto, quando se trata de idosos há alguns que precisam fazer por necessidade, não por vontade própria, como por exemplo:

Além disso, como não afeta só idosos, a caminhada tem benefícios para quem sofre com depressão também, ou seja, qualquer um pode fazer, desde que fale com o médico antes.

Quais benefícios ela traz?

A saber, alguns já foram tratados aqui, sendo assim, neste ponto é ideal trazer alguns outros. Dessa forma, é mais fácil encorajar à todos fazer esse exercício. Veja abaixo uma grande lista que pode mudar sua opinião acerca da caminhada, confira:

Melhora o humor

Isso mesmo! Além de diminuir o estresse, o simples exercício, é capaz de trazer uma “paz“. Sendo assim, ao passar um tempo andando pela natureza, caso seja possível, seu humor melhora de forma espontânea, por conta desse contato com o ar puro e as paisagens.

Aumenta a capacidade cognitiva

Em um estudo publicado em 2010, isso mesmo, há dez anos atrás, pela revista Neurology, apontou que andar é um impulsionador do cérebro. Dito isso, há uma ligação entre caminhar e uma maior quantidade de massa cinzenta no nosso cérebro

A saber, a Universidade de Virgínia, indicou que para homens mais velhos, a caminhada diminui os riscos de Alzheimer e de doenças como demência, por exemplo.

Ajuda com o sono

Em levantamento da Arthritis Foundation, mulheres entre 50 e 75 que caminhavam de forma regular, eram menos propensas à insônia. Sendo assim, além de aumentar seus níves de energia, não compromete em nada seu sono, pelo contrário, até o melhora.

Melhora na circulação

Em suma, a USP de Ribeirão Preto realizou um estudo que, as pessoas que fazem caminhada por cerca de 40 minutos, tendem a reduzir sua pressão arterial, nas 24 horas seguintes. Além disso, quando se pratica exercício, as válvulas do coração trabalham mais, isso permite uma melhor circulação de hemoglobina e do oxigênio.

A caminhada controla a vontade de comer

Para explicar isso, preste atenção! Na Inglaterra, a Universidade de Exter realizou um experimento da seguinte forma:

25 pessoas que consumiam pelo 100 gramas de chocolate foram divididos em 2 grupos diferentes. Assim, um dos grupos trocou o doce pela caminhada e outro apenas renunciou o doce. No entanto, no grupo dos que faziam o exercício acabou por completo de comer chocolate, e outro grupo aumentou seu consumo, já que o estresse do dia a dia, não teve uma “válvula de escape”.

Sendo assim, com a caminhada, ocupa-se um tempo que estaria consumindo, neste caso o chocolate. Já que neste exercício, é liberado hormônios que relaxam, como é o caso da endorfina.

Caminhada é o melhor exercício

Depois de trazer essa série de benefícios, fica difícil de não colocá-la nas suas resoluções né? Então, pense mais no seu bem-estar. Como ficou claro, não precisa correr por horas seguidas, 40 minutos andando em média, já terão um resultado muito claro e definido.

Dito isso, não esqueça de procurar um médico para ele dar o aval sobre essa atividade física, já que, querendo ou não irá exigir do seu corpo. A saber na Kompa Saúde é possível ter acesso a Telemedicina e um médico dedicado, ele pode te acompanhar nessa jornada. Ficou curioso, basta acessar aqui e conferir tudo.

Fontes:

  • Revista Abril (16/12/2021 às 12H00);
  • CNN Brasil (16/12/2021 às 13H00);
  • TJDFT (16/12/2021 às 15H);

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?