Pesquisar

A meditação guiada: a cura para ansiedade? Entenda

  • Compartilhar:
post-title

Não é de hoje, que as pessoas buscam métodos diferentes para ter qualidade de vida. Um desses é a meditação, mas sabia que existem diversas formas de meditação, dentre elas, a chamada Meditação Guiada. Esse é o foco do conteúdo, trazer um panorama sobre tal método e como ele pode ajudar com problemas como ansiedade , por exemplo.

Dito isso, a ideia desse conteúdo é te levar por um processo de conhecimento. acerca dessa meditação, de forma a mostrá-lo os benefícios da Meditação Guiada e como se pode executá-la. Sendo assim, veja cada dica e como se deve alinhar todo o processo.

Como funciona a Meditação Guiada?

Em suma, é um método para pessoas que tem dificuldade em manter o foco. Em outros casos, o paciente não sabe lidar com seus pensamentos, isso acaba prejudicando uma meditação mais privada, ou seja, sozinho. Dessa forma surgiu a Meditação Guiada.

Feita com um grupo de pessoas, eles respondem às orientações dadas por um professor ou alguém com mais experiência neste processo. A meditação gira em torno de algumas instruções para exercícios, através de:

  • Música;
  • Imagens;
  • Orientações Verbais.

Capazes de conduzir à um relaxamento, a Meditação Guiada pode além disso, alterar estruturas neurais. Ou seja, é possível estimular emoções positivas, assim reduzindo o nível de estresse do praticante ou até mesmo aliviar os sintomas da ansiedade.

A saber, a Meditação Guiada, é uma viagem imaginária, que tem como finalidade, trazer a tona um relaxamento. Tal conexão, é possível tanto de forma presencial, quanto de forma online (bom processo em tempos de pandemia). Com isso, o uso de vídeos e podcasts são capazes de trazer orientações verbais até o ponto final desse “trajeto”.

Que benefícos a Meditação Guiada me traz?

Além de aliviar a ansiedade, é possível que a meditação guiada ajude em outros aspectos da sua vida. Dito isso, o intuito desse conteúdo é esse, mostrar como reduzir os traumas da ansiedade através de uma prática usada até hoje por monges. A saber, com o passar dos anos, tornou-se um estudo científico, analisar o quão bem faz uma meditação.

Reeduz a Ansiedade

Como já dito, um dos pontos mais interessantes acerca da Meditação Guiada, é que ela se tornou capaz de fazer um bem para quem sofre de ansiedade. Isso é possível por conta de um aumento na auto-afirmação e melhorando suas respostas ao estresse.

Melhora o sono

Já imaginou, deitar-se e dormir logo na sequência? Isso é um sonho para muitas pessoas que sofrem com insônia ou outros problemas. Quando se usa algumas técnicas de meditação guiada para dormir, é isso que acontece. Elas são capazes de ajudar à relaxar, além de controlar os pensamentos que na maioria das vezes acabam por interferir no seu sono.

Diminui sintomas depressivos

Quando se fala de depressão, é algo que se deve levar em consideração. Dito isso, sintomas como: tristeza, pessimismo, tendem a ser reduzidos. A saber, tal processo acontece, através de uma melhora na autoimagem e uma visão mais positiva da vida.

Alivia o estresse

Com a meditação guiada, é possível relaxar tanto o corpo físico quanto a mente. Com isso, trabalhar o que gera seu estresse se torna um processo mais simples. Além disso diminui os sintomas como: Fibromialgia, estresse pós-traumático entre outros.

Todo mundo pode praticar a Meditação Guiada?

De forma simples: Sim! Qualquer pessoa pode usar tal prática. Mas, vale destacar que ela tem mais “eficácia“, quando a pessoa ainda não teve contato com a meditação. Ou também, em caso de falta de concentração sozinho, é muito melhor recorrer à uma Meditação Guiada.

Vale destacar, que por conta de todos seus benefícios, ele se torna ainda mais eficiente em pessoas que sofrem de algum transtorno psicológico, como por exemplo (Depressão ou Ansiedade). Ambas já tratadas como problemas que a Meditação Guiada trata de alguma forma.

A saber, nesses casos mais sérios, a ajuda de um profissional em meditação se torna muito mais necessária. No entanto, isso deve estar alinhado com um psicólogo ou psiquiatra de certa forma. De certa forma, ao entrar no momento de introspecção, ao invés de se tornar um alívio, acaba tornando-se um peso. Isso pelo fato dos sentimentos dominantes serem: Angústia ou tristeza por exemplo.

O que se pode concluir?

Ficou claro que a Meditação Guiada é algo que traz diversos benefícios e pode ajudar toda e qualquer pessoa que busca uma ajuda. O ponto é, no momento que se busca tal método, o ideal é que faça em um local tranquilo. Sendo assim, se o intuito é fazer dentro de casa, procure um lugar calmo onde possa usar o celular (em caso de meditação online).

Por fim, a busca por uma melhora na sua qualidade de vida, é a jornada do autocuidado. Sendo assim, a cada sessão de meditação, ache um ponto onde você quer melhorar, e concentre-se nele. Assim a cada dia sua evolução estará cada dia mais presente em relação ao seu estresse ou ansiedade. Sendo assim, cuide do seu bem-estar, uma boa vida começa com um cuidado especial consigo mesmo, não esqueça disso.

Fontes:

  • Vittude (13/12/2021 às 13H);
  • Catraca Livre (13/12/2021 às 14H);
  • ZenKlub (13/12/2021 às 15H30).

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?