Pesquisar

Yoga ásanas: entenda sobre a prática

  • Compartilhar:
post-title

Yoga ásanas: entenda sobre a prática que pode melhorar sua circulação, seu estresse e seu condicionamento físico.

As yoga ásanas são as posições da ioga, ou seja, cada um dos exercícios dessa prática. Conhecer a variedade das ásanas e como praticá-las da forma correta é parte fundamental das atividades da ioga. O benefício mais conhecido de se realizar a ioga é do aumento da tranquilidade, a diminuição do estresse, mas é bom lembrarmos que existem muitas outras vantagens.

Apesar de não haver uma unanimidade em torno disso, acredita-se que a origem da yoga se dê há mais de 7.000 anos, na Índia. Tal atividade envolve exercícios de meditação e alongamento associados para gerar os benefícios procurados por quem a prática. Leia aqui dicas para valorizar seu autocuidado.

Preparos para boas yoga ásanas

Antes de começar as ásanas, é fundamental que se tome um copo de água. Assim como outras práticas, a yoga é um processo evolutivo para seus praticantes, que melhoram conforme continuam treinando. Então é importante manter a constância das atividades deste tipo para não atrasar seu desenvolvimento.

Visto que existem ásanas (posições) mais simples e mais complexas para cada praticante, é bom que se domine as iniciantes antes de partir para as mais difíceis. A primeira coisa que se deve fazer é o alongamento do pescoço, volte sua atenção para esta região em busca de tensões. Então movimente o pescoço vertical e horizontalmente, sempre de maneira lenta, respirando profundamente. Este alongamento do pescoço pode ser feito sentado ou em pé.

Se estiver sentado se levante, para realizar agora a Tadasana, a postura da montanha. Realizar essa posição todas as manhãs é excelente para mãos, costas, coluna e corpo inteiro, de forma que este é o ásana mais recomendado para correção de postura. Deixe a planta do pé inteira no chão, estique os braços para cima curvando levemente o tronco para frente, de forma que os braços e a cabeça, que deve estar olhando para o alto, ficarão um pouco para trás.

Como a yoga pode te deixar mais tranquilo?

Após a Tadasana, tente a Uttanasana. Para realizar esta, estando de pé, desça a cabeça em direção aos pés e estique os braços como quem quer tocá-los, então leve as mãos à panturrilha e deixe a cabeça o mais próximo que conseguir dos joelhos, que devem estar esticados. Apesar de simples, essa posição exige um alongamento que nem todos tem, comece como conseguir e vá forçando cada dia mais para progredir seu limite.

A Uttanasana é uma daquelas que tem a capacidade de diminuir o estresse e ansiedade do praticante. Este objetivo de aumentar a tranquilidade é comum entre muitos dos praticantes da yoga. Por isso que entre tantas ásanas esta é uma fundamental para que iniciantes comecem a pegar o jeito e entender os resultados na prática.

A Trikonasana, ou postura do triângulo, é outra que ajuda no alívio do estresse e da ansiedade, diminuindo a pressão arterial e melhorando as funções sanguíneas em todo o corpo. Esta também deve ser feita em pé, estique uma das pernas para frente, formando um triângulo com as pernas. Então leve o mesmo braço da perna que está à frente em direção ao chão, passando por trás do joelho, curvando a coluna para frente e virando o peito para o lado, ao mesmo tempo que levanta o outro braço para o alto.

Procure vídeo e fotos na internet para entender melhor como realizar cada uma das ásanas. Elas tem a capacidade de aliviar seu estresse e sua ansiedade pois beneficiam a circulação, a respiração e o relaxamento muscular. Praticar a yoga coloca sua atenção no presente, desocupando a mente, proporcionando paz interior e equilíbrio emocional.

Yoga Ásanas como condicionamento físico

Como dito anteriormente, existem tipos e tipos de yoga, com intensidades diferentes, cada um destes promove um condicionamento físico também diferente. Essas técnicas melhoram a resistência e o fortalecimento dos músculos. Além disso, esta atividade é, sobretudo um tipo de alongamento acompanhado de meditação e respiração. Alongar os músculos é, por si só, ótimo para preparar seu corpo para outras atividades físicas, além de diminuir dores musculares e nas juntas.

Também é possível encontrar nesta atividade um auxílio para o emagrecimento, visto que a diminuição da ansiedade diminui, também, a vontade de comer. Muitas pessoas comem por compulsão, quando estão ansiosas e até de forma impulsiva e inconsciente. Uma mente mais equilibrada, o que pode ser atingido com a yoga, ajuda no controle deste tipo de situação.

Mas também existem modalidades como a power yoga, cuja prática é mais dinâmica e proporciona benefícios aeróbicos maiores. Por isso é tão importante buscar orientação profissional antes de realizar esse tipo de exercício.

Alívio de dores, melhora do sono e do coração

Quem pratica yoga tem maior consciência corporal, percebendo com mais facilidade quando está com a postura errada ao longo do dia. Este conhecimento sobre o próprio corpo ajuda o praticante a perceber tensões musculares, contraturas e outros tipos de incômodos, de forma que rapidamente podem ser corrigidos para ajudá-lo no relaxamento.

Esta melhora na flexibilidade dos músculos tem o poder de aliviar dores causadas pela escoliose, hérnia de disco, fibromialgia e contraturas musculares. Além disso, praticar yoga beneficia o sistema circulatório, pois melhora o funcionamento de coração e pulmões, regulando o sistema nervoso e melhorando a circulação sanguínea. Essa melhora do estado mental ajuda também na manutenção do sistema endócrino pois controla os níveis de hormônios do estresse como cortisol e adrenalina.

Muitos ásanas proporcionam a expansão do pulmão e o controle da respiração, o que desencadeia na melhora do condicionamento físico de forma diferente dos exercícios convencionais como esportes e musculação. A qualidade do sono também é beneficiada pela yoga.

Repetir essa atividade com frequência aumenta a produção da melatonina, o hormônio do sono. Fazendo com que o praticante durma com mais qualidade e profundidade. Além disso, o próprio relaxamento dos músculos e do corpo ajudam na noite do sono, fazendo com que a pessoa acorde com mais energia e disposição no dia seguinte.

Yoga para gestantes

Todos os benefícios citados já são interessantes para qualquer um de nós. Mas vale reforçar que esta é uma boa prática para melhorar a saúde das grávidas. Existe uma grande procura, inclusive, de yoga para gestantes, pois esta atividade pode ser adaptável às mudanças no corpo feminino e consegue ser praticada quase até o nascimento do bebê.

Nas gestantes, a yoga tonifica os músculos, melhora as articulações e torna a gestação menos dolorosa e tensa. Além de auxiliar na sincronização dos movimentos respiratórios, o que diminui a falta de ar que ocorre nos períodos finais da gestação.

O controle de estresse e ansiedade proporcionado pela yoga vai de encontro à necessidade da mulher grávida de equilibrar suas emoções. Este período é inevitavelmente emocionante, para o bem e para o mal, por isso que práticas do tipo ajudam, e muito, no bem estar da grávida e também do pai da criança.

No entanto, é fundamental lembrar que qualquer atividade física, principalmente para grávidas, deve ser feita sob orientação profissional. Apenas os profissionais da educação física e de cada atividade específica tem a capacidade de conduzi-las evitando lesões aos praticantes e orientando os movimentos da maneira correta.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?