É unanimidade que um acompanhamento de saúde frequente e atencioso é muito benéfico e seguro, ainda mais no caso de mulheres grávidas. A gestante sofre muitas mudanças no organismo, físicas e psicológicas, em um curto período de tempo, e a uma orientação médica profissional por perto traz muita segurança para este processo. Infelizmente, no Brasil, o acesso à saúde não é fácil e 30% das mulheres grávidas não realizam o acompanhamento pré-natal. Estes problemas de saúde pública são responsáveis por parte da mortalidade infantil e materna, que, pelo menos, tem diminuído bastante desde 1990 no Brasil.
Um dos primeiros passos para melhorar o acesso à saúde é a difusão de informação. O pré-natal salva muitas vidas e, mesmo assim, ainda morrem por ano 2,8 milhões de mulheres grávidas e recém nascidos no mundo, que, em grande parte, são mortes evitáveis.
Felizmente, alguns serviços como o da Kompa Saúde oferecem este acompanhamento para grávidas por um preço acessível, com uma equipe completa de especialistas.
Como se preparar para o nascimento do bebê?
Os 9 meses de gestação de um bebê são recheados de esperança, ansiedade e expectativas, mas também causam muita preocupação aos pais. Isso é normal, tudo mudará muito rápido e o planejamento para receber um novo ser humano no mundo atinge muitos âmbitos da vida dos pais.
Tais receios vão desde questões envolvendo roupinhas, pintura do quarto e móveis até os exames de saúde necessários e seus resultados. Algumas dúvidas muito específicas podem surgir nesse período, sobre alimentação e atividades físicas, por exemplo, e no App Kompa Saúde você tem uma linha direta com a equipe de enfermagem através do chat. Clique aqui para baixar o aplicativo gratuito.
Enfim, mesmo as dúvidas que parecem mais banais serão muito bem esclarecidas por médicos e enfermeiros, de maneira segura e confiável. O que é mais importante de se fazer antes do nascimento do bebê é o acompanhamento pré-natal, e então o pós-natal quando o neném chegar.
O que é o acompanhamento pré-natal?
Este processo é o acompanhamento rotineiro da mulher grávida com médicos especialistas, que tiram dúvidas e solicitam exames para identificar qualquer problema. A grande vantagem é que fazendo essas medições com frequência, pequenas alterações que passariam despercebidas são observadas pelos médicos, que conseguem então investigar mais a fundo cada caso.
As consultas costumam ser feitas mensalmente ou quinzenalmente. Desta forma pode-se medir peso, pressão sanguínea, altura uterina, sinais de inchaço nas pernas e batimentos cardíacos do feto, além de observar as mamas e orientar preparos anteriores ao período de amamentação e verificar se a grávida está com as vacinas em dia. Este mesmo acompanhamento serve para prever a data em que a mulher dará à luz e revelar o sexo do bebê.
Contudo, são muitos os incômodos que podem afetar a grávida, como cólica, dor abdominal, fraqueza, corrimento, inchaço, dores nas costas, sangramento das gengivas, cãibras, azias e muito mais. Estes desconfortos são absolutamente comuns, mas podem ser aliviados e quando muito intensos ou recorrentes podem representar alguma complicação mais grave. Desta forma, mantendo o médico constantemente informado sobre sua condição permite que ele perceba quaisquer motivos para mais exames e preocupações. Mais alguns exames costumam ser feitos durante o pré-natal, são eles: Ultrassonografia, hemograma completo, prroteinuria, dosagem de hemoglobina, teste de coombs, exame de fezes, bacterioscopia do conteúdo vaginal, glicemia de jejum, HIV, VDRL para sífilis, exame de úrina e sorologia para rubéola, hepatite B e C, citomegalovírus e toxoplasmose.
Quais as vantagens do acompanhamento pré-natal?
Esta enorme quantidade de exames não é feita à toa, identificar qualquer um desses problemas o mais cedo possível aumenta as chances de plena recuperação. Muitas doenças que o feto pode ter são tratáveis com ele ainda no útero, o momento do diagnóstico separa o bebê entre vida, vida com sequelas e morte. Importante lembrar que o pré-natal deve começar assim que a mulher descobre estar grávida.
O pré-natal proporciona uma variedade de orientações para a mulher grávida, levando em conta questões importantíssimas. Dieta, sono, higiene, vestuário, sexualidade, recreação, exercícios, e hábitos, no geral, são pontos que parecem simples, mas, para a gestante, ganham novos contornos.
Um grave problema que também é identificado neste acompanhamento é a pré-eclâmpsia, uma elevação da pressão arterial. Este problema compromete funções renais e cerebrais, podendo levar a morte quando não tratado corretamente. Além disso, o pré-natal identifica má formações do feto, e algumas outras doenças cujo tratamento intrauterino salva a vida do bebê. Problemas na placenta podem causa hemorragias fatais, mas, felizmente, isso também é evitado por esta orientação precoce.
As grávidas na Kompa
A Kompa Saúde oferece atendimento com uma vasta gama de médicos especialistas e generalistas, com tudo que é necessário para um acompanhamento pré-natal de qualidade. Tal variedade de profissionais e frequência de atendimento fazem parecer que o pré-natal só existe com preços altíssimos, felizmente os valores da assinatura da Kompa são muito acessíveis.
Conversar com uma equipe de enfermagem a qualquer momento é uma grande vantagem para sentir-se segura de que, ao passo que surgirem dúvidas, elas serão esclarecidas rapidamente. Médicos como ginecologista, psiquiatra, obstetra e nutricionistas fazem parte do atendimento à mulher grávida, e por isso a Kompa proporciona o melhor atendimento com estes.
Se interessou pelo pré-natal da Kompa? Clique aqui e comece agora a cuidar de você e do seu bebê.
Referências
- Ministério da Saúde
- Uol
- Unicef
- Tua Saúde
ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista
Comentários