Pesquisar

TPM dura quantos dias?

  • Compartilhar:
post-title

As proporções hormonais de cada mulher definem quantos dias dura a TPM.

A TPM, ou tensão pré-menstrual, é marcada pelas alterações que a mulher sofre no período que antecede sua menstruação. Este assunto, apesar da seriedade que o envolve, já foi motivo de muitas piadas e isso acabou fazendo com que as pessoas não conhecessem as reais causas da TPM.

Como este problema é diretamente relacionado aos hormônios do organismo, cada mulher será afetada de formas diferentes por esta tensão. Quantos dias a TPM dura é uma questão muito frequente, principalmente em jovens que estão passando por isso pela primeira vez. Por isso é importante entender, não apenas a variação da janela de tempo possível, mas também quais os fatores que influenciam nisso.

A TPM, mesmo sendo um problema natural da natureza feminina, pode ser aliviada com auxílio médico. Não é por que algo é inevitável que não se pode tomar medidas para melhorar ou amenizar as consequências disso. Muitas mulheres, inclusive, passam por TPM’s muito mais fortes que o normal, e é importante que saibam que podem tratar tais sintomas.

TPM dura quantos dias?

A duração média da TPM é de 10 dias. Mas a mesma mulher pode ter períodos diferentes em cada ciclo. Algumas chegam a passar 14 dias em estado de tensão pré-menstrual. Então o normal é que as mulheres, entre a primeira menstruação e a menopausa, passem um terço de suas vidas neste estado.

Aquelas pessoas cuja TPM atinge de forma mais agressiva podem ter seu dia a dia muito prejudicado pelos sintomas desta. Por isso que também devemos ter uma compreensão extra com quem está passando por este período. Mas também não é educado perguntar à uma mulher se ela está ansiosa ou nervosa por conta da TPM, seja compreensivo apenas.

Então, para sabermos lidar melhor com os efeitos da tensão pré-menstrual precisamos conhecer bem seus sintomas.

Sintomas da TPM

Cada mulher pode ter ou não alguns dos sintomas da lista a seguir, em intensidade maior ou menor. A mesma mulher pode ter alguns em um mês e não sentir o mesmo incômodo no ciclo seguinte. Dito isso, a maior parte das mulheres conhece o próprio organismo e sabe identificar quais são aqueles que mais a afetam e qual intensidade é tolerável.

  • Fome excessiva ou falta de apetite;
  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Dor de cabeça;
  • Dor nos seios;
  • Dores nos músculos;
  • Acne;
  • Sonolência;
  • Cansaço;
  • Dificuldade de concentração;
  • Tristeza;
  • Irritabilidade.

No entanto, se os sintomas persistirem após a menstruação, é possível que eles não sejam TPM e sim alguma doença. Por isso é importante prestar atenção se a TPM dura quantos dias, qual sua intensidade e se os desconfortos se mantém após o ciclo menstrual estar concluído.

Para quem toma anticoncepcional, a TPM dura quantos dias?

As pílulas anticoncepcionais são, geralmente, uma escolha que a mulher faz, em conjunto com seu ginecologista, na intenção de evitar engravidar. Mas o efeito delas acaba, além de impedir a gravidez, aliviando os sintomas da TPM. Existem tipos diferentes de medicação anticoncepcional, e é necessária a orientação médica para tomar qualquer uma delas.

A atividade sexual ainda é um assunto tratado com muito melindre e envolto em tabus, mas isso prejudica a saúde e o comportamento de garotos e garotas que estão chegando nessa fase da vida. É muito importante que a menina comece a ir no ginecologista ainda na adolescência, esse médico tira dúvidas e deve orientar o melhor método anticoncepcional para cada paciente.

A pílula anticoncepcional é diferente da pílula do dia seguinte. No caso da pílula de uso contínuo, a mulher toma diariamente uma capsula e faz uma pausa nos 4 dias definidos para sua menstruação. Mas existem vários tipos de tratamento, esta pausa pode ser feita com o consumo diário de pílulas de placebo ou de comprimidos com quantidade menor de hormônios em comparação aqueles dos outros dias da mês.

Então, o controle hormonal decorrente do consumo de anticoncepcionais pode evitar o surgimento da TPM. No entanto os mesmos sintomas podem aparecer no período de pausa, apesar da tendência ser de que estes surjam em menor intensidade.

Como controlar a TPM?

Enfim, se a TPM é um grande incômodo para o seu cotidiano, prejudicando demais o seu bem estar, não existe motivo para não procurar um tratamento. O uso do anticoncepcional diminui a oscilação hormonal que causa grande parte dos sintomas da tensão pré-menstrual, por exemplo. Mas, para conseguir este tipo de medicamento você precisa da prescrição médica.

Clique aqui e agende uma consulta com um ginecologista.

Além do tratamento através de remédios, a estabilidade do bem estar pode ser atingida com outras medidas. Grande parte dos incômodos com a TPM dizem respeito à questões emocionais e de saúde psicológica. Então tudo que pode ser feito para garantir sua saúde mental também tem efeito positivo no caso da TPM.

A terapia, com um psicólogo, pode ajudar a mulher a se conhecer e controlar a instabilidade emocional causada pela TPM. Além disso, praticar exercícios físicos constantemente também é fundamental para liberação da endorfina, estimulando sentimentos prazerosos.

Referências

  • gineco.com.br
  • Secretaria de Saúde do Estado do Ceará

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?