Quando se chega na adolescência, há muitas mudanças que o corpo humano passa. Em suma, isso acontece muito com as meninas que chegam na puberdade, e por isso o Ginecologista é mais que necessário. O intuito é apontar tudo o que se precisa saber para manter a saúde em dia.
Por isso, o intuito desse conteúdo é trazer os principais pontos que você precisa saber, em relação à essas mudanças e como um Ginecologista pode te ajudar em todo esse processo. Para começar, são diversos pontos onde ocorrem as mudanças, sendo assim, suas divisões serão em tópicos.
Índice do post
Mudanças no corpo
Quando a menina chega aos 8 anos, ela passa por diversas mudanças. Antes de apontar a necessidade do Ginecologista para as adolescentes, saiba onde cada mudança acontece como ela pode mudar seu corpo. A saber, serão 6 mudanças que terão foco neste conteúdo, mas vale lembrar que são diversas, e são de acordo com cada adolescente. Assim se deve fazer a procura de um Ginecologista para orientar amenina e tornar essas mudanças mais tranquilas.
Acne
Em suma, a testosterona é uma das principais responsáveis pelos estímulos nas glândulas sebáceas. Tais glândulas são as que secretam a gordura natural de pele. Portanto, esse sebo serve como alimento para bactérias, dessa forma com acumulo, se forma uma inflamação com pus, a chamada espinha.
Menstruação
Logo nos dois primeiros anos de menstruarão, o ciclo é muito irregular. Isso se deve pelo fato do eixo Hipotálamo-Hipófise-Ovário, ainda não estão amadurecidos. Sendo assim, é provável que a menina tenha alguns períodos com fluxos ou frequências diferentes. Além disso, pode ocorrer a “não ovulação“.
Voz
Outra vez a testosterona aparece, dessa vez, igual aos meninos que modulam a voz, as meninas produzem o hormônio em menor quantidade. Ele é responsável por aumentar alguns milímetros a cartilagem da laringe. É lá que estão as pregas vocais, deixando assim a voz mais grave.
Mamas
Como “maestro” dessa mudança, temos o Estrogênio, um hormônio ovariano. Ele é responsável pelas mudanças que acontecem na mama das meninas, essa transformação, geralmente acontece entre os 8 e 10 anos. Em suma, as principais alterações são: Surgimento do broto mamário, elevação da aréola e papila.
Quando se trata de mama, para as mulheres mais velhas, se deve ter atenção ao câncer de mama, por isso a procura por um médico é essencial. Quer entender mais como funciona um autoexame de mama ou sobre o Outubro Rosa, clique nos nomes que você irá para os respectivos posts.
Pelos
Incitados pela testosterona, as meninas começam a apresentar os pelos em diversas partes do corpo. Dentre elas estão: Axilas, pernas e na região pubiana. Isso ocorre pelo hormônio, liberado pelas glândulas suprarrenais e ovários, até cair na corrente sanguínea.
Curvas
Com a presença do estrogênio, o corpo da menina começa a ganhar certas curvas como um corpo de mulher mais velha. Sendo assim, as células do tecido adiposo, em foco nas coxas, nádegas e barriga, crescem e se multiplicam. Vale destacar que os locais onde se deposita a gordura, é variado de acordo com o biótipo de cada garota.
Por quê consultar um Ginecologista nesta idade?
Mesmo que necessária, a consulta com um Ginecologista é mais do que necessária, isso porquê, mesmo vista como um tabu, tudo que precisa é de uma conversa franca entre pais e filha. Sendo assim, o medo, a vergonha e pré-julgamento de amigos e família dificultam muito o processo de visita ao médico na adolescência.
Por isso, há um “mito” que virou questionamento, que de acordo com ele, só se deve ir ao Ginecologista moças que já tem uma vida sexual ativa. É ainda mais necessário quando se têm, no entanto, não é um pré-requisito, portanto, ao surgirem as mudanças no corpo, a visita deve ser algo leve e natural, apenas para tirar algumas dúvidas e exames de rotina.
Na adolescência é um período de mudanças físicas, por isso, de acordo com uma professora da UFMG, não existe uma idade ideal, porém ela salienta:
” O mais apropriado é que a visita seja próxima da 1ª menstruação. Assim é possível que a adolescente conheça e entenda a existência do profissional que cuida da saúde da mulher e de questões ligadas ao sistema reprodutor”.
Mesmo assim, ainda é algo muito comum as moças procurarem o Ginecologista apenas próximas aos 18 anos. Isso pode acontecer por diversos fatores, um dos mais comuns é a falta de comunicação. Esse post tem por intuito mostrar que não é tabu nenhum abordar temas em relação ao crescimento humano. Sendo assim, o mais rápido possível, converse com seus pais ou pediatra, tire as dúvidas que vão surgindo.
Como marcar a consulta com o Ginecologista?
É de suma importância escolher um médico(a), que seja de confiança, pois ele será responsável por analisar seus exames. Sendo assim muitas vezes conhecemos a ginecologista da mãe de alguém, de alguma parente, ou até mesmo a escola pode ajudar na escolha do médico.
Está com dúvida como marcar a consulta em si? Esse processo é extremamente simples e se você preferir, pode pedir a ajuda para algum familiar, além de ajudar a escolher, eles podem fazer todo o processo de agenda e marcar no melhor horário. Vale lembrar que se há uma boa relação entre mãe/pai & filha, é muito bom que um dos dois se faça presente na hora da consulta .
O que concluir sobre a visita ao Ginecologista na adolescência
O intuito do conteúdo foi, além de apontar algumas mudanças do corpo, mostrar que não é um pré-requisito ter uma vida sexual ativa para ir ao Ginecologista. Caso tenha dúvidas para tirar, lá é o melhor lugar par fazer isso. Outro ponto é que se deve buscar um profissional de confiança. Toda e qualquer dúvida que você moça tenha sobre sua 1ª menstruação pode ser sanada pelo Ginecologista, basta apenas agendar a consulta e anotar suas principais dúvidas.
Fontes:
- Medicina UFMG (10/10/2021 às 13H);
- Adolescencia.org (10/10/2021 às 15H30);
- Saúde Abril (11/10/2021 às 17H).
Comentários