Muito comum nas crianças, a dor de ouvido possui diversas causas. Contudo, a mais conhecida é chamada de de “Otite”. Além disso, essa dor, pode acontecer em apenas uma das orelhas ou nas duas, sendo um sintoma frequente em toda população.
Há diversas causas possíveis, dentre elas estão: fungos bactérias, vírus, lesões no ouvido ou até mesmo reflexo de problemas em outras partes. Uma vez que identificado o problema, deve-se buscar uma forma de tratar com a ajuda de um médico.
Navegue pelo post
Estrutura do ouvido
Considerado um órgão da audição e equilíbrio, sua estrutura é formada pelos ouvidos:
- Externo;
- Interno;
- Médio.
A saber, eles trabalham em conjunto, com o intuito de transformar os impulsos nervosos que se comunicam com nosso cérebro. Sendo assim, podemos identificar os sons, vale destacar que nosso ouvido ainda tem a função de manutenção do equilíbrio.
Quando estamos de frente ao espelho, vemos nosso ouvido externo. Ele é estruturado com o canal auditivo e o pavilhão auricular (conhecido como orelha). As partes não visíveis do nosso ouvido são do ouvido médio, formado pelo tímpano e uma cavidade onde contém 3 pequenos ossos. A saber, são denominados:
- Bigorna;
- Estribo;
- Martelo.
Qual a causa da dor de ouvido?
Em suma, como já dito acima, as principais causas são por infecções virais, fungos e bactérias, conhecidas como otites, sendo ela, média ou externa.
Dor de ouvido média (Otite média)
Acomete a região intermediária da orelha. A otite média aguda, acontece por conta de algum vírus ou bactéria, provocando obstruções e/ou inflamações. Em suma, isso acontece geralmente pós uma gripe, resfriado, infecção respiratória ou na garganta. Os problemas acontecem pelo fato da passagem de microorganismos das vias aéreas para orelha.
Outra possível causa é o inchaço das tubas auditivas, suas causas são geralmente por conta de alergias e/ou inflamações. A partir do inchaço, há um problema na drenagem da secreção não vai diretamente para a garganta. Ou seja, torna-se mais propício à proliferação dos microrganismos.
Otite Externa
Neste caso, o problema é na região da orelha externa. Em suma, é uma área com o revestimento de pele com o pavilhão auricular e conduto auditivo externo, que termina no tímpano.
A saber, a sua função é localizar a fonte sonora, ampliá-la e levar até a 2ª região, ou seja, a orelha média.
O problema da Otite média que causa a dor de ouvido, é nos momentos que colocamos objetos que causam lesões ou podem até perfurar o tímpano, como, por exemplo:
- Hastes flexíveis (Cotonete);
- Tampa de caneta;
- Lápis.
Quais os sintomas da dor de ouvido?
É muito importante atender os sintomas da dor de ouvido, pois só assim você consegue fazer um melhor diagnóstico sobre o problema. Dito isso, confira abaixo uma lista de sintomas que a pessoa pode sofrer:
- Coceira;
- Dores;
- Zumbido;
- Dor de cabeça;
- Secreção purulenta;
- Tontura e vertigem;
- Febre;
- Agitação e irritação.
Vale destacar que se a causa da dor de ouvido for uma infecção, podem surgir sintomas de febre e perda de apetite. Porém, os sintomas em crianças pequena é diferente, confira:
- Não se alimentar;
- Apresenta perda de equilíbrio;
- Esfregar ou puxar a orelha;
- Não reagir a sons;
- Irritação ou perda de sono.
Nos casos de infecção de ouvido, é comum surgir febre acima dos 38 °C, líquido saindo do canal auditivo e um mau cheiro próximo do ouvido.
Sendo assim, o mais recomendável é buscar a ajuda de um médico, para buscar o melhor tratamento, podendo ou não incluir antibióticos.
Como diagnosticar
Em suma, de início, o médico irá ouvir seu problema e na sequência realizar um exame físico, com o uso do otoscópio para observar com mais clareza seu problema de dor de ouvido. Esse aparelho pode ajudar o Otorrino enxergar a parte do ouvido que o paciente não consegue ver, assim ter uma ideia da ação que deve tomar.
Tratamento de dor de ouvido
Pode-se amenizar a dor de ouvido, usando analgésicos, outa forma são as compressas frias ou quentes. No entanto, deve-se ter um certo cuidado em relação às compressas quentes, pois podem queimar o paciente.
No caso de infecção, algumas devem ser tratadas com o uso de antibióticos quando a dor está muito intensa ou a pessoa já está com 38 °C ou mais de febre. Neste caso, o melhor é buscar um médico.
Por fim, no caso de acúmulo de cerume, que geralmente ocorre em pessoas de mais idade, o certo é buscar um Otorrinolaringologista para realizar uma lavagem. Se ele reclamar de dor em outras partes do corpo, como mandíbula e/ou garganta, é necessário tratar.
Conclusão
Em caso de dor de ouvido, é importante tentar identificar a causa da dor. Porém, não tente se automedicar sozinho(a), pois poderá piorar a dor de ouvido.
Busque ajuda médica aqui na plataforma Kompa Saúde, que poderá te ajudar a tratar o problema sem precisar sair de casa.
Fontes:
- Tua Saúde – Acessado em 30/08 (às 12H): Otite;
- Rede D’or São Luiz – Acessado em 30/08 (às 14H): Dor no ouvido;
- Viva Bem UOL – Acessado em 30/08 (às 15H): Dor de ouvido.
ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista
Comentários