Pesquisar

Médico de ouvido? Conheça o otorrino

  • Compartilhar:
post-title

Você sabe quais as funções do médico de ouvido?

Sempre que sentimos algum incômodo, sintoma ou dor, pensamos em consultar um médico para solucionar o problema o mais rápido possível. Mas não é tão simples saber qual especialista devemos consultar em cada caso. Existem dores de cabeça que podem ter relação com problemas circulatórios, o que seria atendido por um angiologista, e outras são causadas por alterações hormonais, cujo médico adequado é um endocrinologista.

Então, uma boa opção é se consultar com um médico mais generalista, como o clínico geral ou o médico dedicado, para conseguir uma triagem e ser orientado sobre qual o melhor especialista para seu caso. Mas alguns problemas são bem específicos, e por mais que possam ter relações com outras funções, já nos induzem a escolher algum especialista. Uma dor de ouvido deve ser atendida, a princípio, por um médico de ouvido, o nome desse especialista é otorrinolaringologista, mais conhecido como otorrino.

O ouvido, inclusive, é uma parte do nosso corpo que cuidamos muito pouco, até o momento em que um problema surge. Mas você sabe quais as funções de um otorrino e o que ele pode tratar?

Doenças tratadas pelo médico de ouvido?

As doenças de ouvido, ou auditivas, não são tão conhecidas como algumas outras. Mas o otorrino não é apenas o médico de ouvido, ele também cuida de nariz, garganta e seios da face, com uma abrangência geral para a área da cabeça e do pescoço. As funções da respiração, deglutição, voz, audição etc. são responsabilidade deste profissional, pois elas tem relações diretas entre seus respectivos funcionamentos.

Então veja quais doenças, seus sintomas e causas, podem ser tratadas pelo otorrino:

  • Otite: Essa é um tipo de inflamação que pode se manifestar em algumas partes da orelha, principalmente o ouvido médio e o externo. A entrada de água no ouvido, uma gripe ou alergias, como a rinite, podem dar origem à este quadro. Os sintomas da otite são dor de ouvido, vermelhidão no ouvido externo, diminuição da audição, tontura, perda de equilíbrio e até febre.
  • Labirintite: O principal sintoma deste caso é a tontura, mas falta de ar, náusea, vômitos, dor de cabeça e sudorese também podem se manifestar. Alguns dos problemas causadores da labirintite são diabetes, lesões no ouvido interno, problemas cardiovasculares, alterações na coluna, consumo excessivo de álcool ou tabaco e questões emocionais. Estas possíveis causas envolvem outras especialidades médicas, mas a abordagem inicial e o tratamento podem ser orientados por um otorrino.
  • Zumbido (Tinnutus): Este problema já é um pouco autoexplicativo, pessoas que sofrem com isso ouvem um zumbido constante ou recorrente. Na grande maioria das vezes, este é acompanhado de perda auditiva, e existe uma variedade de causas que podem levar à tal quadro. Além da exposição à sons altos e do excesso de cera de ouvido, algumas lesões no próprio ouvido, na cabeça ou no pescoço podem causar o Tinnutus.
  • Doença de Ménière: Este problema também atinge o labirinto, podendo ser consequência de problemas como diabetes, hipertensão, enxaqueca ou doenças autoimunes. O excesso de liquido no labirinto é o que configura esta doença, e sua progressão leva à surdez. Seus sintomas são parecidos com alguns de outras das doenças citadas, entre eles estão tontura, zumbido, sensação de plenitude no ouvido, movimento involuntário dos olhos, enjoo e, principalmente, perda auditiva.

Sintomas tratados pelo médico de ouvido

Como dito anteriormente, o médico de ouvido tem base de conhecimento para lidar com problemas nas funções do rosto, respiratórios e auditivas. Então, se algo lhe incomoda nestas partes do seu corpo, é muito provável que o otorrino possa te ajudar.

Os problemas que envolvem o rosto, a cabeça e o pescoço geralmente carregam um incômodo acima do normal, pois esta é uma parte sensível do corpo humano. Então fica muito difícil viver seu dia a dia quando algo esta desconfortável nestas funções.

Os sintomas à seguir podem significar que está na hora de você se consultar com um especialista:

  • Dor de ouvido;
  • Ronco;
  • Tontura;
  • Dor de garganta;
  • Rouquidão inesperada;
  • Sangramento nasal ou no ouvido;
  • Dificuldade para ouvir;
  • Secreção no ouvido;
  • Dor na face;
  • Dor de cabeça;
  • Obstrução nasal;
  • Alergia nas vias respiratórios;
  • Pigarro e tosse;
  • Zumbido;
  • Visão embaçada.

No entanto, além de se consultar ao sentir algum incômodo específico, ir ao otorrino para exames de rotina também é saudável. Se você nasceu com desvio de septo, por exemplo, pode ter se acostumado com sua respiração, e não sabe que uma cirurgia poderá melhorar, e muito, esta função.

Existem pessoas, principalmente as crianças, que tem grande recorrência de dores de garganta causadas pela amigdalite. Então a retirada das amigdalas através de uma cirurgia pode impedir que esta pessoa continue sofrendo com este incômodo de forma tão frequente. Outras dores de garganta, como aquelas causadas pelo refluxo, também devem ser investigadas por um otorrino.

Enfim, o médico de ouvido trata uma grande variedade de problemas, que não dizem respeito, apenas, à audição. Então se você está sofrendo com algum dos problemas citados clique aqui para agendar uma consulta com o especialista.

Referências

  • Hospital Vera Cruz
  • Hospital São Matheus

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?