Pesquisar

Novidades da telemedicina: já está familiarizado?

  • Compartilhar:
post-title

As novidades da telemedicina incluem a nova resolução de aprovação da prática pelo CFM. Saiba mais!

Já pensou em quanto tempo você precisa dedicar para fazer uma simples consulta médica? E quando essa consulta é de acompanhamento ou retorno? Ela é simples e costuma ser para o médico renovar o receituário ou fazer uma orientação necessária para seu acompanhamento de saúde.

Para auxiliar na demanda de pessoas necessitando consultas médicas, assim como contribuir com o isolamento social, vários conselhos como o CRN e o CFM, aprovaram as consultas online. São chamadas por vídeo que são realizadas com segurança para que o paciente se sinta como se estivesse num consultório.

A tecnologia atual permite que as Healthtechs, que são as empresas de saúde focadas em soluções inovadoras, invistam tempo e estudos nas melhores opções.

De apoio ao combate da pandemia, a aprovação definitiva, a telemedicina é um modelo testado, aprovado e amplamente usado pelas pessoas.

Leia também: O que é uma Healthtech e como revolucionam sua saúde.

Regulamentação da telemedicina

Agora, através da Resolução CFM nº 2.314/2022, a telemedicina está regulamentada no Brasil. São serviços médicos feitos através de comunicação e tecnologia. Desde 2018 está em debate por especialistas e entidades médicas.

Para os milhões de pessoas que dependem exclusivamente do SUS para terem acesso a profissionais de saúde em seus acompanhamentos médicos e soluções de saúde. O princípio dessa modalidade de atendimento é trazer segurança, privacidade e conforto para os atendimentos médicos assim como os serviços que a telemedicina abrange em geral.

Dentro da telemedicina existem várias possibilidades em facilidades para o relacionamento os profissionais de saúde com seus pacientes. Dentro da nova regulamentação, seis opções entram. São elas: teleconsulta, telecirurgia, televigilância, telediagnóstico, teleinterconsulta e teletriagem.

Leia também: Como a telemedicina auxilia numa casa de repouso.

Como começar a usar as novidades da telemedicina

Usar a telemedicina ou as tecnologias digitais e fazer parte dessa revolução na saúde pode ser simples. A ideia é democratizar e fazer com que qualquer pessoa se sinta tranquila para começar a utilizar. Você chegou a utilizar alguma solução tecnológica para facilitar seus atendimentos em saúde durante a pandemia? Caso ainda não tenha testado, pode ser o momento de começar.

Gostou dessas novidades da telemedicina? Para utilizar basta estar com acesso na internet e baixar o app da Kompa em seu smartphone. Lá serão você será guiado pelo passo a passo necessário para começar a tratar qualquer sintoma ou doença.

Leia também: Quais perguntas faz o médico online? Entenda mais sobre a Teleconsulta.

Como a telemedicina contribuiu durante a pandemia do Coronavírus

A pandemia exigiu sérias medidas de contenção. Essas acabaram contribuindo para a evolução dos processos, que já existiam, da telemedicina. Através dela obteve-se a ampliação dos serviços médicos mais importantes para a população.

Todas as classes sociais e pessoas, assim como as que estão nos lugares mais remotos, com as mais diversas necessidades médicas, acabaram aprendendo a utilizar o recurso das vídeoconsultas ou outras funcionalidades da telemedicina.

Apresentando um alívio na sobrecarga de todo o sistema de saúde do país, as consultas por chamada de vídeo descentralizaram os serviços em saúde.

Pacientes crônicos e com necessidade de constante monitoramento, puderam ter uma atenção mais eficiente. Assim como agendar consultas exames com facilidade.

Mas a principal contribuição, provavelmente foi na expansão do isolamento social. Nem sempre é necessário estar frente a frente com o médico para que ele avalie seu caso. A tecnologia já possibilita uma interação igual ou até superior. Evitar deslocamentos reduz custos, filas e diminuindo tempo gasto nestes processos.

Leia também: Saúde mental na pandemia: o que mudou?

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Tags:
Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/wp-content/themes/kompa/single.php on line 85

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?