Pesquisar

O que é uma healthtech e como revolucionam sua saúde

  • Compartilhar:
post-title

Você sabe o que é uma healthtech?

A tecnologia continua progredindo para facilitar cada vez mais nossas vidas, em inúmeros aspectos diferentes do nosso dia-a-dia. Mobilidade, alimentação, logística, organização, comunicação, entretenimento, e tudo que você possa imaginar, já é mediado por inovações tecnológicas. A saúde, é claro, não fica fora disso. Alguns exames foram inventados há não muito tempo, a tomografia computadorizada, por exemplo, foi criada em 1972. Este tipo de avanço auxilia em diagnósticos e tratamentos, de forma que cada vez está mais rápido o progresso da medicina.

Mas as invenções não criam apenas máquinas e aparelhos que possam ser usados pelos profissionais. Outras soluções foram proporcionadas aos pacientes à partir de novos meios técnicos. Antes era necessário que se buscasse no hospital os resultados de exames de imagem, ou que se pagasse uma taxa para que o entregassem em domicílio. Hoje em dia estes laudos costumam ficar disponíveis no site da instituição assim que ficam prontos, e muitas vezes já são até enviados ao médico que os solicitou.

Dito isso, existe um novo conceito de empresa, as healthtechs. Esta é a junção de duas palavras em inglês, health, que significa saúde, e tech, uma abreviação para tecnologia. Estes serviços visam oferecer soluções de saúde, o que abrange uma série de áreas dentro do próprio mercado da saúde.

O que é oferecido por uma healthtech?

Cada empresa pode ter uma abordagem diferente e priorizar aspectos mais específicos do atendimento médico. No entanto existem campos em comum que costumam ser os mais oferecidos pelas healthtech’s. Algumas apresentam projetos de acesso à informação, onde os pacientes conseguem encontrar conteúdo sobre saúde, autocuidado, bem-estar, alimentação, exercícios físicos etc.

Também existem aquelas que entregam serviços farmacêuticos e diagnósticos, fazendo a mediação entre paciente e farmácia, para compra de remédios, ou clínicas e laboratórios, para realização de exames. Estas, geralmente, oferecem um portal, ou aplicativo de uso simples e didático, para garantir que todo paciente consiga agendar o que precisa de forma independente.

Outra questão importante é a gestão médica. A organização de prontuários eletrônicos, organização hospitalar e clínica, atestados, laudos e prescrições. Estes documentos ficam melhor organizados quando arquivados digitalmente, o que também dificulta que se perca aquela “única cópia” de um documento físico. Também facilita a vida de médicos e pacientes, que tem acesso fácil à qualquer um destes arquivos através de computadores ou celulares.

A telemedicina é algo que não apenas as healthtech’s tem procurado oferecer. Mesmo as empresas tradicionais tentam entrar nesse mercado, devido ao crescimento de demanda por este tipo de atendimento. A teleconsulta, telediagnóstico e telemonitoramente tem se tornado acessíveis e alternativas ótimas para facilitar o contato entre paciente e equipe médica.

Leia mais sobre a telemedicina e como ela pode te ajudar.

Benefícios de healthtech’s para os pacientes

O mercado das healthtech’s cresce por conta do aumento de interesse dos consumidores em serviços novos que podem solucionar problemas antigos do mercado da saúde. Até questões simples são facilitadas pela tecnologia, como consultas particulares que costumavam ser mais caras, no formato da teleconsulta são oferecidas por valores mais baixos. É mais fácil entrar em contato com um médico por vídeochamada do que se locomover até um consultório, aguardar na sala de espera e por aí vai.

Além disso, muitas pessoas tem mobilidade reduzida, então a possibilidade de solicitar remédios pela internet e recebê-los em casa é uma grande vantagem. A população idosa precisa de cuidados especiais, e muitas famílias escolhem serviços que monitoram os mais velhos para que qualquer problema seja percebido o mais rápido possível. Existem pulseiras com um botão que o idoso consegue apertar e pedir por socorro, e outras monitoram os sinais vitais 24 horas por dia e tomam ações quando necessário.

Veja como uma casa de repouso pode ser atendida pele telemedicina.

Aquelas pessoas com doenças crônicas, tratamento contínuo ou que acabaram de passar por cirurgias, precisam de contato frequente com sua equipe médica. Este atendimento contínuo é muito mais fácil quando pode ser feito a distância, de forma que a pessoa não precise visitar um consultório todo dia na semana.

Como encontrar o serviço ideal para mim?

Cuidar da saúde é prioridade na vida de muitas pessoas. É muito importante manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e dormir bem. Estas máximas da saúde são muito difundidas e quase todos sabem que devem fazê-las, mas na prática é diferente.

Um dia-a-dia corrido dificulta muito que as pessoas se alimentem bem e encaixem prática de atividades físicas em suas rotinas. Por isso que o acompanhamento de profissionais da saúde ajuda a manter hábitos que façam sentido para os seus horários. Uma nutricionista, por exemplo, consegue montar uma dieta dentro dos seus gostos e específica para cada refeição do dia.

Este atendimento pode ser feito online, o que facilita ainda mais no acesso à esses tipos de serviço e continuidade do acompanhamento.

Quer começar a usar um app de saúde inteligente? Conheça a Kompa Saúde.

ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?