Pesquisar

Autoexame de mama: Saiba o passo a passo de como fazer

  • Compartilhar:
post-title

Diante das situações que o mundo está passando, a busca por conhecimentos médicos está cada dia maior. Neste mês de outubro, muitos sabem que há a campanha sobre o Outubro Rosa. Para ajudar as mulheres, vocês sabem como fazer o autoexame de mama? Esse é o tema do conteúdo, nele estará explicado passo a passo de como manter esse autoexame em dia.

Por quê rosa?

De certo que o autoexame de mama é algo muito importante, mas antes de abordar o tema em si, você sabe qual é o motivo da cor ser rosa contra o câncer de mama? Da mesma forma que o amarelo é a prevenção contra o suicídio, há uma história por traz da cor que simboliza essa conscientização.

Em suma, nos Estados Unidos, haviam diversos estados que já faziam campanhas em outubro referente ao câncer de mama e/ou mamografia. Porém, em 1990 na cidade de Nova York a Fundação Susan G. Komen for the Cure lançou um laço cor de rosa e o distribuiu na 1ª Corrida pela Cura. Desde então, o rosa se tornou a cor oficial do movimento que agora está espalhado pelo mundo todo.

A saber, há outras ações muito famosas no mês de outubro que visa conscientizar a população. Um deles e muito conhecido aqui no Brasil é a iluminação rosa em diversos prédios e monumentos. Sem dúvida você já deve ter visto na TV o Cristo Redentor-RJ iluminado em rosa, Obelisco do Ibirapuera-SP. São só alguns exemplos de como essa campanha está no mundo todo.

Autoexame de mama – Passo a passo

Agora que já conhece pelo menos um pouco da história sobre o Outubro Rosa como campanha, é hora de começar a tratar. Por isso quando se fala de autoexame de mama, o mais importante é se atentar aos detalhes. A saber, esse passo a passo é dividido em 3 etapas: No espalho, Banho e Deitada. Não se preocupe, são fáceis de fazer e não requerem tanto tempo, porém é necessário uma atenção maior.

Vale destacar que esse autoexame de mama é indicado à todas as mulheres a partir dos 20 anos. Pelo fato das mamas ficarem inchadas antes (TPM) e durante o período menstrual, é o ideal fazer este autoexame 1 semana (7 dias) depois que o sangramento iniciou.

De frente ao espelho

Para facilitar o processo do autoexame, não terá nenhuma explicação a cada passo a passo, a forma que será abordada é extremamente intuitiva, assim não haverá nenhuma dúvida em relação ao processo.

  1. Tire a blusa e o sutiã – Fique em frente ao espelho com os braços caídos;
  2. Coloque as mãos na cintura fazendo força – Assim veja o tamanho e contorno das mamas;
  3. Veja se o sutiã deixou marca em apenas 1 mama, isso indica inchaço;
  4. Coloque os braços acima da cabeça – Verifique se há alteração no tamanho e forma do mamilo;
  5. Pressione suavemente o seio e observe se sai secreção.

De pé no chuveiro

  1. Estique o braço esquerdo e apoie sobre a cabeça, deixando o cotovelo apontado para cima;
  2. Com sua mão direita, deslize-a pela mama esquerda, de preferência com a polpa do dedo e não com a unha;
  3. Faça movimentos circulares com firmeza, porém sem causar desconforto ou dores;
  4. Ao apalpar, verifique se há algum nódulo palpável;
  5. Repita o mesmo processo, dessa vez na outra mama, faça os mesmos movimentos.

Deitada

  1. Já deitada, coloque uma toalha dobrada ou um travesseiro fino d’baixo do ombro direito, desse jeito irá examinar a mama direita;
  2. Sinta a mama com movimentos circulares, além disso faça uma leve pressão para ver se há anormalidades;
  3. Apalpe a parte mais externa da mama, próxima da axila;
  4. Depois a axila, faça os mesmos movimentos;
  5. Troque o encosto para o outro ombro e repita o processo.

E depois do autoexame de mama o que fazer?

Após todo esse processo simples, caso encontre alguma anormalidade em alguma região da mama, é indispensável a procura por um médico especialista. Portanto faça anotações após o autoexame de mama, e leve ao médico, assim o tratamento pode começar o mais rápido possível.

Conclusão sobre o autoexame de mama

Como você pôde notar, é um autoexame bem rápido, agora que já sabe o que foi feito, na Kompa é possível agendar uma consulta para que o tratamento comece de imediato. A saber, na Kompa Saúde há o médico dedicado ele pode acompanhar todo o processo e auxiliar. Sabe o melhor, quem tem o plano de assinatura, tem essa consulta 100% online através da Telemedicina e gratuita.

Está esperando o que, já comece o tratamento de prevenção contra o câncer de mama, o quanto antes, melhor é para você manter uma vida saudável com aqueles que você ama e se importa. Clique aqui e saiba mais sobre e faça seu cadastro.

Fontes:

  • Bayer – Gineco (05/10/2021 às 13H);
  • Outubro Rosa (05/10/2021 às 15H);
  • CON (05/10/2021 às 15H30)

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?