Pesquisar

Sintomas de osteoporose: saiba sobre essa fraqueza óssea

  • Compartilhar:
post-title

Sintomas de osteoporose são mais comuns em mulheres acima de 45 anos de idade. Esse problema deixa os ossos frágeis e porosos, e com o avançar da idade ela vai progredindo e aumenta as chances de fraturas na costela, colo do fêmur e principalmente no quadril.

No início, não é possível notar nenhum dos sintomas de osteoporose, pois a perda da densidade óssea acontece de forma gradual. Algumas pessoas chegam a não desenvolver nenhum sintoma!

Por isso, é fundamental ficar atento à sua saúde e saber o que fazer em casos de suspeita, buscando ajuda médica a tempo e evitar as possíveis fraturas que essa possa causar. 

Acompanhe abaixo o que preparamos para te ajudar a evitar tudo isso, e entender quais são os sintomas de osteoporose e como evitá-los:

O que é osteoporose:

A osteoporose é considerada um quadro clínico em que ocorre a redução da densidade óssea, enfraquecendo os ossos. Dessa forma, eles ficam suscetíveis a sofrerem fraturas!

Quando envelhecemos, temos o baixo nível de vitamina D, deficiência de estrogênio, falta de ingestão de cálcio e outros problemas que podem diminuir os componentes que são fundamentais para manter a densidade e força dos ossos. 

Apesar das fraturas geralmente serem dolorosas, algumas delas podem ser “Fraturas vertebrais” e não causarem nenhuma dor, mas podem ocorrer deformidades! Portanto, as fraturas podem ocorrer com pouco ou nenhuma força após a pessoa sofrer uma queda.

É possível prevenir e tratar a osteoporose, gerenciando seus fatores de riscos. Será fundamental que a pessoa faça a ingestão adequada de cálcio e vitamina D, pratique exercícios de suporte de peso e faça a ingestão de bifosfonatos ou de outros medicamentos. 

Nossos ossos possuem minerais, incluindo o fósforo e cálcio, que servem para torná-los mais densos e duros. Para manter essa densidade óssea, o corpo deve fornecer adequadamente o cálcio e os outros minerais. Produzindo quantidades certas de vários hormônios como o hormônio da paratireóide, hormônio do crescimento, estrogênio, testosterona e calcitonina. 

O suprimento correto de vitamina D é importante para absorção do cálcio dos alimentos e sua incorporação aos ossos. Essa vitamina é absorvida a partir da dieta e também é fabricada na pele através da luz solar.

Se nosso corpo for incapaz de manter a quantidade adequada de formação óssea, os ossos irão perder a densidade e se tornam mais frágeis, resultando na osteoporose.

Sintomas de osteoporose:

Geralmente, a osteoporose é assintomática, ou seja, não possui nenhum sintoma. Essa doença só é identificada quando ocorre alguma fratura no osso, por exemplo. 

A diminuição da estatura em 2 ou 3 centímetros, ou a presença de ombros caídos ou corcunda, também podem ser indicativos de que a pessoa está com osteoporose. 

Tipos de osteoporose:

Existem dois tipos de osteoporose, a Osteoporose Primária e a secundária. Entenda melhor sobre cada uma delas:

Osteoporose primária:

Esse tipo da doença pode ser causado por alguns fatores que são relacionados com a idade, ela pode ser chamada de osteoporose senil, e quando sua causa é desconhecida, ela é chamada de osteoporose idiopática.

A densidade óssea é atingida entre os 25 e 30 anos de idade, e à medida que envelhecemos, a perda começa a aumentar de forma lenta e gradual. Consequentemente, ocorre a diminuição da taxa de produção óssea.

Em mulheres, a perda acelerada da densidade óssea acontece durante a menopausa, quando a produção do estrogênio começa a desacelerar (normalmente em torno de 45 até 55 anos).

Já nos homens, a perda óssea pode começar entre os 45 e 50 anos de idade, sendo assim, quando ocorre a diminuição da produção de testosterona. A chance de desenvolver a osteoporose primária dependerá da densidade de seus ossos no início da vida. 

Portanto, é importante manter uma dieta saudável, rica em Vitamina D e Cálcio, praticando atividade física, para que seja possível diminuir os riscos de desenvolver a doença.

Osteoporose secundária:

O tipo de osteoporose secundária pode acontecer como consequência de alguma condição médica, ou seja, uma pessoa com hipertireoidismo, hiperparatireoidismo ou com leucemia, poderá ter a doença.

Esse tipo também pode ser resultado da ingestão de alguns medicamentos que causam a degradação dos ossos, que incluem altas doses de corticosteroides inalados ou por via oral, que são usados por mais de seis meses.

Medicamentos que incluem altas doses de reposição hormonal da tireóide ou medicamentos conhecidos como inibidores da aromatase, que são utilizados no tratamento do câncer de mama.

Esse tipo de osteoporose pode afetar pessoas em qualquer idade, adolescentes e mulheres jovens magras e fazem exercícios excessivamente, correm um risco maior por não ter períodos menstruais por conta da diminuição dos níveis de estrogênio, o que poderá causar a doença.

Osteoporose juvenil:

Esse é um tipo muito raro, ela afeta crianças entre 8 e 14 anos de idade, que possuem histórico de excesso de peso, esse período também é um momento de rápido crescimento.

Ainda não se sabe exatamente a forma da doença e nem há cura para ela. A osteoporose juvenil idiopática aumenta os riscos de ocorrer possíveis fraturas da criança, e leva à diminuição da formação óssea.

Existem dois tipos de osteoporose em crianças, sendo a idiopática e a secundária. O tipo secundário vai ser desenvolvido como resultado de alguma condição, este não é o tipo mais comum da doença.

Veja quais são algumas das doenças que podem levar a osteoporose:

  • Fibrose cística;
  • Diabetes;
  • Síndrome de cushing;
  • Hiperparatireoidismo;
  • Homocistinúria;
  • Artrite juvenil;
  • Leucemia;
  • Doença renal;
  • Síndrome de má absorção;
  • Osteogênese imperfeita (também chamada de doença dos ossos frágeis).

Osteoporose juvenil idiopática é aquela que não existe uma causa conhecida da doença. Esse é o tipo mais raro, ela se desenvolve com mais frequência antes do início da puberdade. 

Tratamento de osteoporose:

O tratamento para a osteoporose deve ser feito com o acompanhamento e orientação de um profissional.

Ao contrário do que muitos acreditam, é possível tratar a doença com outros profissionais além do ortopedista. Você pode marcar uma consulta com o endocrinologista ou com o reumatologista, pois ambos cuidam do metabolismo e controlam a doença de uma maneira específica.

Pelos efeitos que a osteoporose pode causar, poderá ser necessário ter ajuda de fisioterapeutas, neurologistas e outros médicos para o combate da dor. Normalmente, é indicado o uso de medicamentos que estimulam a produção da massa óssea, ajudando a prevenir possíveis fraturas.

Também será importante consumir uma quantidade adequada de cálcio e vitamina D ou usar suplementação, praticar atividade física regularmente como caminhada, dança ou hidroginástica. Assim também será possível aliviar os sintomas de osteoporose.

Médicos online para sintomas de osteoporose:

Para facilitar a realização de uma consulta para tratar os sintomas de osteoporose, você poderá marcar seu atendimento online!

Na plataforma Kompa saúde, oferecemos o teleatendimento com diversos benefícios e descontos para pacientes que precisam de assistência e acompanhamento médico. É possível marcar sua consulta de qualquer estado do Brasil, pois o atendimento é completamente digital.

Você consegue receber o acompanhamento do profissional, tratar as doenças e evitar os sintomas que ela pode causar. Além disso, também conseguirá vantagens e descontos em diversos em exames e farmácias.

Os benefícios da telemedicina na Kompa incluem:

  • Agilidade de atendimento;
  • Possibilidade de ter consultas médicas sem sair de sua casa;
  • Receber receitas, atestados e exames online disponíveis de qualquer lugar, acessando diretamente no seu celular ou computador;

Conclusão:

Agora que você conheceu os sintomas de osteoporose e como essa doença pode ser desenvolvida e causar diversos problemas para sua saúde, não perca mais tempo e marque sua consulta para evitá-la!

Acesse nossa plataforma Kompa Saúde e fale com nosso time de especialistas para tratar a doença, ou receba orientações para saber as melhores formas de evitar que ela aconteça. Não deixe sua saúde para depois, acesse e conquiste uma boa saúde qualidade.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?