Você está com tensão na cervical? Ou já teve esse incômodo? Veja neste texto os principais sintomas, causas e tratamentos para essa dor! A tensão cervical também pode ser chamada de “cervicalgia”, sendo um problema bem comum, independente da idade e sexo. Calcula-se que mais de 60% da população já sentiu essa dor, e os motivos são vários.
Navegue pelo conteúdo
O que é a Tensão Cervical
A tensão cervical é o tipo mais comum de dor e/ou incômodo nas costas. Normalmente, ela está diretamente relacionada aos músculos da região, que no caso, eles estão muito tensos, ou seja, duros. Quando os músculos fica neste estado, criam-se os chamados “nódulos”, que são pontos-gatilho para a dor. Normalmente, nestes nódulos que a dor é mais intensa, se espalhando para a região próxima. Resultando na fadiga muscular.
Apesar de o nome ser “tensão cervical” ela pode afetar áreas vizinhas, como ombro e a cabeça. Fazendo com que as pessoas tenham dificuldade na movimentação dessa região. Esse enrijecimento do músculo pode ser tão intenso que acabando causando dor de cabeça e até pequenos espasmos musculares no pescoço.
Leia também: Consulta de um médico ortopedista online?
Causas da Cervicalgia
A cervicalgia pode ter origem em diversas causas, sendo a principal delas a tensão muscular. Essa tensão pode ser causada por: -exercícios físicos intensos e mal feitos, má postura durante o trabalho, passar muito tempo sentado
- Exercícios físicos intensos e mal feitos;
- Má postura durante o trabalho;
- Ficar muito tempo sentado;
- Dormir com postura ruim;
- Estresse;
- Pancadas e acidentes.
Se você realizou um desses hábitos recentemente, pode ser que seja a causa de sua dor. É importante evitar ao máximo a contração desnecessária dos músculos da região e ficar atento a própria postura ao longo do dia.
Sintomas da Tensão cervical
Os sintomas da tensão cervical são muito simples de se identificar. A dor e rigidez muscular é muito típica da cervicalgia. Essa dor pode variar de intensidade dependendo da causa e de quanto tempo você já está com ela. A dificuldade na mobilidade também é um dos sintomas, como causa da dor. A cervicalgia também pode causar diferença na sensibilidade, resultando em cãibras e formigamentos na região.
Um sintoma um pouco mais grave da tensão cervical é quando a dor começa a irradiar para outros lugares do corpo. Ou seja, a dor se espalha com intensidade para outras partes do corpo, que estão conectadas com o ponto focal da sua dor. No caso, a dor da tensão cervical irradia para os braços e parte inferior das costas.
Caso você esteja sentindo um dos sintomas é importante conversar com um médico para saber o que fazer para melhorar. Nós da Kompa oferecemos no nosso aplicativo um possível diagnóstico grátis e contamos com um time de saúde disponível 24 horas para atendimento.
Leia também: Dicas para dormir rápido.
Tratamento para tensão cervical
Antes de tomar algum remédio, é muito importante lembrar que a tensão cervical está diretamente ligada aos músculos, assim sendo, você pode evitar a tensão de forma natural. Ficar com uma boa postura, evitar a contração muscular desnecessária podem ajudar a diminuir a dor. Você também pode fazer sessões de alongamento na região, aumentando a mobilidade e “desfazendo” os nódulos, que são os pontos-gatilho de dor.
Alguns remédios também pode aliviar a dor local que você está sentindo como:
- Analgésicos;
- Anti-inflamatórios;
- Relaxante muscular.
Vale lembrar que antes de tomar algum medicamente é válido perguntar a um profissional da saúde o melhor para cada situação. Além de saber o melhor medicamento, ele também pode indicar o melhor tratamento, dependendo do estágio que você está.
Leia também: Está precisando de um médico para coluna?
Conclusão
Em suma, a tensão cervical está diretamente há um enrijecimento do músculo. Que foi causado por uma série de maus hábitos ao longo de um período de tempo. Você pode aliviar essa dor de maneiras naturais, como alongamento, ajeitar postura e bolsa de água quente. Além de tomar medicamentos recomendados por especialistas.
Nós da Kompa oferecemos um aplicativo de saúde inteligente grátis, onde você pode ter um possível diagnóstico para sua dor, em seguida, iremos recomendar os melhores cuidados. Também temos o nosso time de saúde que está disponível para te ajudar 24 horas!
Fontes:
- Tua Saúde – Acessado em: 01/07/2022 às 14:00;
- Dorflex – Acessado em: 01/07/2022 às 14:30;
- Victor Barbosa – Acessado em: 01/07/2022 às 15:30
ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista
Comentários