Pesquisar

Apneia do sono: o que é, sintomas e tratamentos

  • Compartilhar:
post-title

A Apneia do sono é um distúrbio que resulta na parada da respiração por alguns segundos, ou uma respiração superficial durante o sono. Resultando nos roncos e num descanso nada relaxante.

Além da sonolência durante o dia, ela provoca dificuldades para se concentrar, dores de cabeça e irritabilidade. Ela acontece por uma obstrução das vias respiratórias em função da desregulação dos músculos da faringe. A saber, alguns hábitos de vida aumentam o risco de desenvolver este problema. Dentre eles estão: Tabagismo e obesidade como, por exemplo.

A Apneia do sono

Também conhecida como apneia noturna, trata-se de um distúrbio que faz com que a respiração durante o sono seja superficial ou ocorra uma parada completa da respiração por alguns segundos. Sendo assim, acaba comprometendo a qualidade do sono, levando ao despertar com a sensação de não ter conseguido descansar o suficiente.

Ela também pode provocar roncos muito altos, prejudicando quem dorme próximo dele. A saber ela é uma doença crônica, e com a ausência de descanso e uma boa qualidade de sono, poderá resultar em problemas de saúde. Dentre eles estão:

  • Hipertensão;
  • Arritmia;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Problemas de memória;
  • Diabete.

A saber, há um conteúdo focado em Hipertensão, leia mais em → O que é hipertensão?

Quais os tipos de apneia?

A saber, existem 3 tipos de apneia do sono: apneia obstrutiva do sono, a apneia do sono central e a apneia mista. Em suma, para ajudar melhor na explicação, veja cada uma delas de forma separada.

Apneia Obstrutiva do sono

Tratando da 1ª citada acima, o paciente apresenta dificuldades para conseguir respirar, devido à obstrução e bloqueio em suas vias aéreas. Em suma, a causa é pela posição em que ele está dormindo ou por estreitamento em sua anatomia.
Vale destacar que, pacientes que estiverem acima do peso, também podem sofrer com apneia obstrutiva, a depender da posição em que estiverem dormindo.

Apneia do sono central

Já nesse tipo, a dificuldade de respirar é causada por mudanças no cérebro do paciente, afetando o sistema nervoso central. Sendo assim, os pacientes com AVC ou tumores cerebrais, podem perder a capacidade de regular a respiração durante a noite.

Apneia Mista

Por fim, como o próprio nome já sugere. Ela acontece quando um paciente combina os dois tipos de Apneia do sono. Ou seja, ele apresenta tanto características de obstrução das vias respiratórias quanto problemas no sistema nervoso central. Sendo assim, é uma condição um pouco mais complicada tratando-se de apneia.

Quais os sintomas?

Pensando em ajudar na hora de identificar uma apneia, veja abaixo uma lista com os mais comuns sintomas apontados. A saber, os sintomas variam para cada corpo humano, portanto, atente-se à cada um deles sempre que possível:

  • Acordar ofegante;
  • Dor de cabeça matinal;
  • Problemas de memória/concentração;
  • Impotência Sexual (Homens);
  • Ronco durante a noite;
  • Acordar com a boca seca;
  • Dor de garganta ao acordar;
  • Fazer xixi várias vezes durante a noite;
  • Sonolência excessiva durante a noite;

Vale destacar que, há mais sintomas quando se trata de apneia do sono. No entanto, esses acima são alguns mais recorrentes. No menor sinal, procure um médico para ajudar com seu caso de apneia.

As principais causas da Apneia do Sono

Além de apontar alguns sintomas, veja quais são as causas que mais contribuem para o paciente sofrer com esse distúrbio. Vale destacar que, além das obstruções nas vias aéreas e alterações no sistema nervoso central, há alguns fatores externos:

  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Alcoolismo;
  • Medicamento (Calmantes, por exemplo).

Como tratar?

Pensando numa melhor forma de tratar seu caso de apneia vale destacar que ele deve ter acompanhamento de um Pneumologista. Em suma, ele irá realizar uma avaliação da qualidade do sono do paciente, e poderá incluir o uso de um CPAP.

A saber, o CPAP é uma máquina ligada durante a noite para ajudar o paciente a respirar enquanto dorme. Vale destacar que em alguns casos um procedimento cirúrgico pode ser indicado para ajudar a manter as vias aéreas mais abertas, mesmo que o paciente esteja dormindo. Por último, também poderá ser indicado algumas mudanças no estilo de vida, por exemplo, perda de peso, deixar de fumar ou de consumir álcool antes de dormir.

Em suma, esses procedimentos podem ser recomendados pelo Médico Pneumologista aqui na Kompa Saúde, que ajuda a melhorar os sintomas da apneia e tratá-la corretamente.

Conclusão

A apneia acontece pelo estreitamento das vias respiratórias, na região do nariz e garganta, que ocorre pela desregulação da atividade dos músculos na região da garganta. Existem diversos fatores que podem causar este problema, e todos eles devem ser investigados por um médico.


A saber, o tratamento é feito com a ajuda de um pneumologista, que poderá indicar aparelhos, mudanças do estilos de vida e, em alguns casos, alguma cirurgia. Portanto, acesse nosso site e conheça as opções de atendimento para começar a tratar a apneia noturna.

Fontes:

  • Rede D’Or( Apneia do Sono) – Acessado em 24/06 às 10H;
  • Veja Saúde (Como tratar) – Acessado em 24/06 às 11H.

ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?