As novidades da telemedicina incluem a nova resolução de aprovação da prática pelo CFM. Saiba mais!
Já pensou em quanto tempo você precisa dedicar para fazer uma simples consulta médica? E quando essa consulta é de acompanhamento ou retorno? Ela é simples e costuma ser para o médico renovar o receituário ou fazer uma orientação necessária para seu acompanhamento de saúde.
Para auxiliar na demanda de pessoas necessitando consultas médicas, assim como contribuir com o isolamento social, vários conselhos como o CRN e o CFM, aprovaram as consultas online. São chamadas por vídeo que são realizadas com segurança para que o paciente se sinta como se estivesse num consultório.
A tecnologia atual permite que as Healthtechs, que são as empresas de saúde focadas em soluções inovadoras, invistam tempo e estudos nas melhores opções.
De apoio ao combate da pandemia, a aprovação definitiva, a telemedicina é um modelo testado, aprovado e amplamente usado pelas pessoas.
Leia também: O que é uma Healthtech e como revolucionam sua saúde.
Regulamentação da telemedicina
Agora, através da Resolução CFM nº 2.314/2022, a telemedicina está regulamentada no Brasil. São serviços médicos feitos através de comunicação e tecnologia. Desde 2018 está em debate por especialistas e entidades médicas.
Para os milhões de pessoas que dependem exclusivamente do SUS para terem acesso a profissionais de saúde em seus acompanhamentos médicos e soluções de saúde. O princípio dessa modalidade de atendimento é trazer segurança, privacidade e conforto para os atendimentos médicos assim como os serviços que a telemedicina abrange em geral.
Dentro da telemedicina existem várias possibilidades em facilidades para o relacionamento os profissionais de saúde com seus pacientes. Dentro da nova regulamentação, seis opções entram. São elas: teleconsulta, telecirurgia, televigilância, telediagnóstico, teleinterconsulta e teletriagem.
Leia também: Como a telemedicina auxilia numa casa de repouso.
Como começar a usar as novidades da telemedicina
Usar a telemedicina ou as tecnologias digitais e fazer parte dessa revolução na saúde pode ser simples. A ideia é democratizar e fazer com que qualquer pessoa se sinta tranquila para começar a utilizar. Você chegou a utilizar alguma solução tecnológica para facilitar seus atendimentos em saúde durante a pandemia? Caso ainda não tenha testado, pode ser o momento de começar.
Gostou dessas novidades da telemedicina? Para utilizar basta estar com acesso na internet e baixar o app da Kompa em seu smartphone. Lá serão você será guiado pelo passo a passo necessário para começar a tratar qualquer sintoma ou doença.
Leia também: Quais perguntas faz o médico online? Entenda mais sobre a Teleconsulta.
Como a telemedicina contribuiu durante a pandemia do Coronavírus
A pandemia exigiu sérias medidas de contenção. Essas acabaram contribuindo para a evolução dos processos, que já existiam, da telemedicina. Através dela obteve-se a ampliação dos serviços médicos mais importantes para a população.
Todas as classes sociais e pessoas, assim como as que estão nos lugares mais remotos, com as mais diversas necessidades médicas, acabaram aprendendo a utilizar o recurso das vídeoconsultas ou outras funcionalidades da telemedicina.
Apresentando um alívio na sobrecarga de todo o sistema de saúde do país, as consultas por chamada de vídeo descentralizaram os serviços em saúde.
Pacientes crônicos e com necessidade de constante monitoramento, puderam ter uma atenção mais eficiente. Assim como agendar consultas exames com facilidade.
Mas a principal contribuição, provavelmente foi na expansão do isolamento social. Nem sempre é necessário estar frente a frente com o médico para que ele avalie seu caso. A tecnologia já possibilita uma interação igual ou até superior. Evitar deslocamentos reduz custos, filas e diminuindo tempo gasto nestes processos.
Leia também: Saúde mental na pandemia: o que mudou?
ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista
Erro: nenhum feed encontrado.
Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.
Comentários