Visando trazer um conteúdo que ajude muitas mulheres ao redor do país, veja um pouco mais sobre a Menopausa sintomas. Dito isso, é uma forma de ampliar as informações acerca dessa mudança no corpo feminino de uma forma mais leve e eficaz para todas as idades.
Em suma, isso geralmente acontece nas mulheres que estão próximas dos 50 anos. De acordo com a Biblioteca Virtual de Saúde, esse processo costuma ocorrer nas mulheres que estão entre 45 e 55 anos. Porém, é comum acontecer quando se chega aos 40, no entanto, é dado como uma Menopausa Precoce.
Tabela de conteúdos
O que é Menopausa?
Por ser um conteúdo mais completo, o bacana é começar a explicar como funciona essa nova etapa na vida da mulher e por qual motivo acontece. Em suma, a Menopausa é marcada pelo último ciclo menstrual. Dito isso, veja abaixo algumas características:
- Suor noturno;
- Ondas de calor;
- Parada da menstruação;
- Alteração no humor;
- Insônia;
- Secura vaginal.
Sendo assim, essas são características da Menopausa e seus sintomas, caso apresente algum desses está próxima deste fenômeno. A saber, é comum que muitas mulheres tratem essa fase como uma doença, no entanto, é uma fase inevitável da vida feminina. Por isso ele deve ser tratado com naturalidade e não visto como uma doença grave.
Como se trata a menopausa?
A saber, existem já alguns tratamentos para retardar esse processo, além da alimentação saudável, atividade física, há uma forma mais conhecida, abaixo terá toda a explicação. Vale destacar que é um método já usado por muitas mulheres para evitar e repor os hormônios, só por essa última frase já deve saber do que se trata.
Antes de ir ao tratamento com reposição hormonal, veja abaixo ainda algumas dicas extras para não sofrer grandes problemas na Menopausa:
- Evite ganhar peso;
- Mantenha acompanhamento ginecológico;
- Encontre tempo para as atividades físicas.
Reposição Hormonal
Por conta da falta de hormônios, algumas mulheres usam medicamentos que combinam estrógeno e progesterona, ou só estrógeno. A saber, existem diferentes maneiras de fazer a tal reposição, como por exemplo:
- Comprimidos;
- Gel;
- Adesivos aplicados à pele.
Essa reposição é um tratamento muito eficaz para aliviar os sintomas comuns. Tal processo pode ajudar a prevenir a perda óssea que ocorre a partir dessa fase. Sendo assim, essa perda pode gerar em alguns casos a Osteoporose, ou seja, problema ligados ao osso humano.
E quais os benefícios?
Sem dúvidas, quando se usa esse tratamento para a menopausa há diversos benefícios que podem melhorar em alguns aspectos a vida da mulher que já está nessa fase. Em suma abaixo você terá algumas explicações sobre cada uma delas, dessa forma verá o quão benéfico se torna o tratamento.
Melhora a vida sexual
Em suma, ao falar deste ponto são cerca de 45% das mulheres na Menopausa sofrem com problemas na vida sexual. Isso pelo fato de sofrerem com o ressecamento vaginal e dores durante a relação. Desta forma, a terapia hormonal melhora na satisfação sexual.
Previne a Osteoporose
A saber, tal tratamento busca prevenir a perda óssea, ou seja, as chances de fraturas acabam reduzindo. Dessa forma, é indicado até mesmo para as mulheres com menos de 60 anos.
Conclusão sobre a Menopausa
Em suma, como pode ver, é uma coisa natural da mulher a menopausa, sendo assim a cada etapa da vida deve ter uma atenção. Portanto, se precisar de alguma informação em relação a qualquer coisa ligada ao conteúdo, procure um especialista.
Sendo assim, a busca por um ginecologista nestes momentos é de suma importância e deve ter uma tenção como tal. A saber, se não conhece nenhum Ginecologista de confiança, sugiro buscar um atendimento seja online ou presencial na Kompa Saúde.
Portanto, saiba que na Kompa é possível suas consultas por Telemedicina ou presencial em alguma clínica que faça parte da rede credenciada. Sendo assim não deixe a sua saúde para depois, busque todas as informações necessárias para melhor cuidar da sua vida antes, durante e depois da Menopausa. Uma vez com acompanhamento ideal, os riscos são menores e sua vida não sofre grandes alterações.
Fontes:
BVS (18/02 às 15H);
Saúde Abril (18/02 às 15H30);
Pfizer (18/02 às 16H);
Tua Saúde (18/02 às 17H)
Comentários