Pesquisar

Como encontrar um ginecologista e obstetra perto de mim

  • Compartilhar:
post-title

A qualidade do atendimento com um médico faz toda a diferença para que o paciente volte a se consultar com este. Mas aquele profissional que, além de competente, é acessível geograficamente e fácil de se contatar, se torna a melhor opção de todas. No caso da saúde da mulher grávida, consultas com um ginecologista obstetra serão frequentes, o que pede por facilidade em realizá-las.

Então, da mesma forma que você irá procurar por um médico perto de você e da sua casa, encontre um que também é acessível digitalmente. No mundo moderno que vivemos existem muitas maneiras de encurtar caminhos através da tecnologia, e no caso dos cuidados com a saúde, a telemedicina é uma delas. Uma grávida tem muitas dúvidas para tirar, leia aqui as principais, e conseguir consultas via internet com o ginecologista obstetra será uma mão na roda.

Quero um ginecologista obstetra perto de mim

A Kompa oferece consultas baratas com uma grande variedade de especialistas ao redor do Brasil. Os preços da Kompa para se consultar com médicos particulares já são baixos, e os descontos são ainda maiores para assinantes. Se você está precisando de uma consulta presencial com um ginecologista obstetra clique aqui e encontre o especialista perto de você em nossa rede credenciada.

Mas, muitas vezes, não é necessário que se consulte presencialmente para resolver algum problema, por isso que cada vez mais a telemedicina ganha adeptos. A praticidade de conversar com um médico especialista por uma chamada de vídeo é muito benéfica para o paciente. Desta forma, consegue-se uma consulta mais rápido do que nas agendas lotadas de clínicas particulares ou esperando em filas do sistema público.

Ginecologista obstetra na telemedicina

Uma das práticas mais importantes na saúde da mulher grávida é o repouso. Desde o começo da gestação é muito importante descansar, mas nos meses finais isso se torna essencial. Enquanto isso, o acompanhamento pré-natal é o melhor que se pode fazer para garantir a saúde da mãe e do bebê. Então, como manter o repouso e mesmo assim frequentar tantas consultas com o ginecologista obstetra? A resposta está na telemedicina.

É claro que muitas consultas exigem a presença da grávida no consultório, principalmente quando envolvem ultrassom e outros exames físicos. Mas, as vezes, o que será feito entre médico e paciente é apenas uma troca de informações, de forma que a mulher irá relatar seus sintomas para receber a orientação do ginecologista. Nas últimas semanas da gravidez, um pré-natal ideal indica para a realização de consultas semanais, e este é o momento de maior necessidade de repouso. Neste período algumas consultas digitais podem ser suficientes para garantir a segurança da gravidez, seguindo, sempre, as orientações do médico.

Clique aqui para saber, mês a mês, como será a gravidez e o acompanhamento pré-natal da mulher grávida.

Como um ginecologista obstetra pode te ajudar

A origem da palavra ginecologia dá a esta o significado de “ciência da mulher”, e sua prática envolve a saúde das mamas e do aparelho reprodutor feminino. Enquanto isso a obstetrícia é uma especialidade um pouco mais específica, cuidando da saúde da mulher grávida. Desta forma, uma ginecologista obstetra é aquela profissional que abrange estas duas áreas de atuação, ou seja, a melhor opção para a saúde feminina.

Portanto, esta médica sabe o momento certo de solicitar cada exame durante a gestação, analisando seus resultados em conjunto com os relatos da mulher. Quaisquer diferenças sentidas pela grávida em seu corpo deve ser informada à ginecologista obstetra, que orientará sobre como lidar com estas alterações.

Como surgiu esta especialista?

A obstetrícia é uma especialidade médica cuja origem se dá com as práticas das parteiras ao longo da história. Com o desenvolvimento científico, felizmente, a mortalidade de mulheres e recém nascidos caiu muito. Comparado com 1990, 44% menos mulheres morrem ao dar à luz, uma estatística tão grande em um intervalo tão curto de tempo, então imagine a diferença para o começo do século XX, ou ainda pior com altas taxas durante a antiguidade.

No entanto as parteiras sempre existiram, auxiliando a mulher grávida durante o nascimento. A experiência empírica humana é um grande aprendizado, e mesmo sem o conhecimento de hoje em dia, os médicos antigos já conseguiam salvar muitas vidas e realizar partos arriscadíssimos. Mas, felizmente, a medicina evoluiu e hoje em dia morrem muito menos mulheres grávidas ao longo de toda a gestação. Uma gravidez tubária, por exemplo, não seria identificada sem a existência do ultrassom, se tornando uma sentença de morte para aquela mulher.

Então, com o passar dos anos, a obstetrícia passou a ser reconhecida como uma área específica da medicina. Em 1959, por exemplo, funda-se a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, o que consolida a atuação destes profissionais.

O que precisa-se saber antes de engravidar?

A ginecologista obstetra não atua apenas na saúde das mulheres grávidas, mas também atende aquelas que buscam engravidar. Uma consulta com esta profissional servirá para tirar dúvidas pré-existentes, assim como se orientar sobre vacinação, o que é muito importante. Além disso, alguns exames podem ser necessários para verificar as taxas hormonais da mulher que busca engravidar, da mesma forma que o homem deve consultar o urologista para receber tais orientações. Caso necessário, a ginecologista obstetra pode até prescrever vitaminas, suplementos e ácido fólico, o que auxilia na graidez.

Alguns exames importantes, como o Papanicolau, devem ser realizados para garantir a segurança da mulher que quer ter filhos, esse por exemplo é a melhor forma de prevenção do câncer de colo do útero. Além deste, alguns testes laboratoriais são necessários para descobrir se o organismo da mulher tem qualquer doença cujos sintomas ainda não tenham se manifestado. Problemas como diabetes, hipertensão e algumas doenças infectocontagiosas podem ser muito silenciosos durante um tempo. Como estes problemas podem complicar a gravidez, é importante descobri-los e tratá-los antes de engravidar.

Quais cuidados tomar se já está grávida?

Os mesmos exames podem ser feitos com a mulher já grávida, assim como seus tratamentos. Mas o fundamental é fazer isso tudo o mais cedo possível. Por isso que a pergunta “onde encontro um ginecologista obstetra perto de mim?” é tão frequente entre as gestantes.

Enfim, se a mulher já está grávida a ginecologista obstetra irá, primeiramente, orientar a mulher sobre uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e cuidados com a saúde mental. Um acompanhamento psicológico desde cedo é uma das melhores coisas que você pode fazer para se preparar para a chegada de um filho. Clique aqui e agende sua primeira consulta com um psicólogo. Cuidados psicológicos durante a gravidez previnem quadros preocupantes como a depressão pós-parto.

Mesmo sem ter feito um preparo anterior à gravidez, a ginecologista obstetra saberá garantir sua saúde com alguns exames. No caso de uma gravidez de baixo-risco, os exames de Papanicolau, sangue, urina e ultrassom obstétrico devem ser feitos ainda no primeiro trimestre.

No segundo trimestre da gestação é muito importante realizar o ultrassom obstétrico novamente, agora para observar o desenvolvimento dos órgãos do bebê. Também realizam-se novamente os exames de urina e de sangue, para descobrir se há infecção urinária, doenças infectocontagiosas ou diabetes gestacional.

Estes três exames repetem-se no terceiro trimestre, para acompanhar as taxas do sangue da mãe e o desenvolvimento físico do bebê que está para nascer.

Encontre um ginecologista obstetra perto de você clicando aqui.

Referências

  • Ministério da Saúde
  • Clínica da Cidade
  • SciElo

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?