Exercícios Aeróbicos são muitas vezes feitos por grande parte da população. Desse modo, por mais que seja algo conhecido, ainda existem algumas lacunas. Sendo assim, com o foco de ajudar nesse ponto, veja algumas coisas que você precisa saber quando se fala em exercícios aeróbicos. A saber, há uma série de diferenças quando o assunto está em torno de aeróbico e de força.
Ao tratar desse assunto, o ideal é que antes de trazer as diferenças, fique claro a função de cada exercício em seu cotidiano. Uma vez que tenha isso em mente, se torna um processo mais fácil buscar as melhores atividades que pode lhe ajudar em relação à sua saúde diária.
Conteúdo do post
O que são exercícios aeróbicos?
De certo modo, quando se fala em exercícios aeróbicos está muito ligado ao coração. Isso pelo fato de que, ele é responsável por fazer o sangue fluir por todo o corpo. Sendo assim, falando sobre exercícios aeróbicos se baseiam em atividades com duração intercalada e exigem uma execução de movimentos repetidos. Ou seja, se trata de caminhada, corrida, nado, remada e pedalada.
Olhando de forma geral, os exercícios aeróbicos são grandes responsáveis para manter seu corpo saudável. Em suma, quando se olha por esse lado tais atividades melhoram a resistência física, mantém o estresse sob controle, queima calorias e como fator fundamental, ajuda na circulação sanguínea.
Os exercícios de força
Em suma, os exercícios de força, são aqueles que se fazem necessários para o emagrecimento. Uma vez que se pratica essas atividades, as fibras brancas do corpo, e usam a creatina e a glicose como fonte de energia. Dessa forma, ao falar de exercícios de força, eles visam melhorar a resistência dos músculos.
Em suma, isso possibilita que nosso corpo tenha um desempenho melhor em determinadas funções. Ou seja, quando se trata de absorção de nutrientes, recuperação de lesões e perda de peso, essas atividades de força, podem fazer a diferença.
Portanto, agora que já conhece de forma ampla um pouco sobre os exercícios de força, sabia que existem algumas categorias específicas nesse quesito. A saber, são 3 tipos de atividades, conhecidas como:
- Força pura;
- Força de resistência;
- Explosiva.
A Força Pura
De forma objetiva, quando se fala de força pura, é a maior força que seu corpo pode oferecer. A saber é a mais pura do nosso sistema neuromuscular.
Resistência
Com um foco em pessoas que tendem a fazer esforçoes repetititvos, essa força visa trabalhar um maior grupo de músculos de uma única vez. Isso pelo fato de buscar a resistência por um logo período.
Força explosiva
Em suma, essa tende a ser mais focada em atletas. Portanto, são para aqueles que buscam o famoso “tiro” de velocidade ou extrema força. Isso é possível forçando apenas um grupo muscular de forma repentina como por exemplo o grupo muscar voltado à pernas ou braços.
Então qual a diferença entre esses exercícios
Mesmo que tenha demorado tudo isso para chegar no ponto do post, é idela que conheça todo o esquema por trás dessas atividades. Assim ao praticá-las saberá exatamente o grupo muscular que será exigido em cada um, tanto nos exercícios aeróbicos quanto de força.
Portanto, a diferença entre ambos é muito simples: Exigem de forma diferente do nosso corpo, enquanto um trabalha as fibras brancas (de força), os exercícios aeróbicos são as fibras vermelhas. Dito isso ao buscar emagrecimento por exemplo, tenha a noção de qual exercício mais se adequa ao que você deseja.
Por esse motivo, o ideal é sempre buscar um médico que lhe auxilie da melhor forma e fale qual exercício é mais viável. A saber quando se trata de exames clínicos sabia que existe um check up fitness? Ele serve extamente para as atividades físicas.
Comece a fazer os dois o quanto antes!
Agora que já sabe o propósito das duas atividades, que tal começar a praticar algum? A saber, quando se começa algum desses exercícios, os benefícios a curto e longo prazo, podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida. Dito isso procure um profissional que possa lhe auxiliar na escolha dos exercícios e da dieta.
Fontes:
- SmartFit News (12/01 às 14H);
- Revista Veja (12/01 às 15H);
- UOL (12/01 às 15H30);
- Apsen (12/01 às 16H).
Comentários