Pesquisar

Quais são os exercícios essenciais para idosos?

  • Compartilhar:
post-title

Antes de mais nada, vale destacar que o IBGE fez uma apuração e constatou que no Brasil, 9,6% da população está acima dos 65 anos. Isso é uma grande porcentagem e por isso deve-se olhar melhor para essa faixa etária. Dito isso, visando melhorar o bem-estar dos idosos, veja alguns exercícios que podem contribuir numa melhor qualidade de vida.

Mas lembre-se, antes de já sair por aí praticando, procure um médico, só ele pode lhe direcionar. Dito isso, confira essa lista de exercícios que separamos. Eles tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos idosos que se dispuseram a mudar de vida.

Todo idoso pode fazer atividade física?

É importante lembrar da individualidade. Por isso, conheça seu corpo e saiba seus limites.

Sendo assim, em casos mais específicos, é importante investigar se o idoso que está sedentário no momento, já tinha uma atividade antes. Ou seja, se ele já foi nadador, lutador há anos atrás, isso é um ótimo ponto de partida para escolher seus próximos passos.

Portanto, ao dar-lhe o conselho sobre a atividade física, mostre a ele quais os benefícios para sua vida estão ao seu alcance, isso é um ótimo ponto de partida, já que ele terá uma ideia do quando ainda pode aproveitar seus anos. Confira alguns exercícios mais praticados pelos idosos.

Alguns exercícios para idosos

Agora que já entendeu mais ou menos como agir com os idosos ao aconselhá-los na prática de atividade física, conheça uma maior variedade desses exercícios, assim é mais palpável uma possível mudança em sua rotina. Abaixo segue uma lista de uma grande variedade das atividades que qualquer pessoa na 3ª idade esteja disposto à executar.

Caminhada

A caminhada é a prática física mais bem vista por todas as idades! O que uma boa caminhada ao ar livre não melhora no astral, não é verdade? Além de diversos benefícios, sabia que é possível fazer tal atividade até mesmo dentro de casa? Calma que vou te explicar.

Antes de mais nada, veja alguns benefícios que a a caminhada pode trazer, para qualquer idade, desde os adolescentes até a 3ª idade, confira:

  • Prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Melhora respiração;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Cuidado com a mente.

Lembra que eu falei que era possível fazer até mesmo dentro casa? Neste caso é chamada de caminhada estacionária. No que consiste? Em tese, é semelhante ao movimento de marcha, com uma elevação dos joelhos, porém, sem sair do lugar.

Natação

Outro que não só o pessoal da 3ª idade faz, mas qualquer um que esteja com disposição e apto. O ponto mais positivo para que um idoso passe a praticar tal atividade é que ela traz um conforto maior já que:

  • Não prova grande impacto;
  • Alonga os músculos;
  • Fortalece as articulações.

Bicicleta

Com o foco nas articulações do joelho, andar de bicicleta (ou bike se preferir), é um excelente exercício para a 3ª idade. Isso pelo fato de ativar alguns membros inferiores essenciais para locomoção. Ou seja, há um conjunto que pode ganhar uma atenção. Imagina só, fazer uma boa caminhada e na sequência andar de bicicleta. Isso melhoraria muito diversas funções, confira:

  • Melhoras as articulações do: tornozelo, quadril e joelho;
  • Fortalece os músculos da perna;
  • Ajuda na diminuição da pressão arterial.

Alongamentos

Mesmo que não seja considerado um exercício em si, a prática de alongamento antes dessas duas atividades citadas é uma ótima forma de começar o dia. Dito isso, saiba de alguns alongamentos que podem anteceder as atividades. Vale destacar que são necessários para qualquer exercício. Dessa forma, ao sentir algum desconforto, procure ajuda.

Em suma, ao falar de alongamentos sabe-se apenas usá-los para alguma atividade. No entanto, para a 3ª idade, o ideal é que faça-os até mesmo na hora de arrumar a casa ou até mesmo cozinhar. Portanto é muito importante que se alongue em qualquer oportunidade.

Conclusão sobre as atividades para idosos

De certo que, agora conhecendo um pouco mais sobre algumas atividades, apoie o pessoal da 3ª idade nos exercícios. Faça com eles. Nada melhor que um companhia para que haja um desfrute maior das atividades. Sendo assim veja qual melhor se enquadra da melhor forma possível.

Para mais informações, consulte profissionais. Eles irão ajudar a designar os melhores fundamentos, em relação aos alongamentos como se deve trabalhar na hora de uma: caminhada, na forma correta de nadar ou até mesmo até onde seu corpo aguenta andando de bicicleta.

Por fim, lembre-se de começar a fazer as atividades, de forma a melhorar sua qualidade de vida. A saber, é uma ótima oportunidade para melhorar o bem-estar, tanto dos idosos quando de qualquer outra pessoa que deseje começar a alguma das práticas acima.

Fontes

  • Tua Saúde (20/12/2021 às 13H);
  • CiaAthletica (20/12/2021 às 15H);
  • Clínica Portal 20/12/2021 às 16H).

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?