Pesquisar

Sinusite viral ou bacteriana? Quais os sintomas

  • Compartilhar:
post-title

Você sabia que o tipo de sinusite varia de acordo com a causa? Sim, isso é verdade, essa é uma inflamação das mucosas que ficam localizadas nas cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e dos olhos.

A sinusite viral é a inflamação dos seios nasais, e a sinusite bacteriana geralmente surge após resfriados, gripes ou crises alérgicas. Quer entender melhor sobre a sinusite viral ou bacteriana? Então continue lendo abaixo e veja quais são os sintomas!

O que é Sinusite?

Trata-se de uma inflamação dos seios nasais, as cavidades (Espaços internos) anexas nas vias aéreas superiores.
As estruturas são revestidas por um tecido que realiza a produção de muco,o ar, elas também fazem com que a secreção seja engolida ao invés de ir para o pulmão.


Sendo assim, essas cavidades possuem um importante função que trabalha 24 horas, aquecendo o ar inspirado, protegendo nossa respiração e nossa voz, além de ajudar a prevenir a laringe.
Se não tivéssemos esses espaços, o nosso rosto iria ficar muito pesado e a respiração se tornaria muito complicada. Quando os seios nasais não dão conta de fazer o trabalho, as impurezas se acumulam e entopem os canais, gerando a infecção.

Quais os tipos?

A sinusite pode ser viral ou bacteriana, e seu tipo é determinado pelo agente causador, o que também pede tratamentos diferentes. Veja um pouco sobre elas, a sinusite viral e a bacteriana:

Sinusite Viral

A sinusite viral tem sua causa pela infecção por um vírus. Há semelhança dos sintomas com a gripe, com destaque na obstrução nasal, secreção nasal um pouco mais espessa e a diminuição do olfato.
Além disso, em alguns casos também podem ocorrer sintomas de tosse e febre. A sinusite viral é o tipo mais comum da doença.

Sinusite bacteriana

Sendo assim, há casos onde pode haver mais secreção em uma das narinas do que na outra, possuindo um aspecto purulento, ou seja, possui uma aparência de pus amarelado ou esverdeado.
Outros aspectos que precisam ser observados nesse caso são: a piora do quadro após 72 horas de uso de medicamentos, inchaço ou vermelhidão nas pálpebras, dores de cabeça com mais intensidade, prostração, vômitos ou alterações na visão.

Vale lembrar que os dois tipos, tanto a sinusite viral quanto a bacteriana, devem ter o diagnóstico confirmado por um médico otorrinolaringologista. Somente este especialista pode indicar o medicamento adequado para o seu caso.

Como vou tratar?

Como dissemos, é muito importante ter uma consulta com um médico otorrinolaringologista, para que ele indique o tratamento adequado para o seu tipo de sinusite. Isso ocorre porque o tratamento da doença varia de acordo com a causa, ou seja, se foi por um vírus ou bactéria.


Para combater a infecção e manter o fluxo de drenagem da região do nariz, é comum que o tratamento envolve o uso de antibióticos.


No caso da sinusite bacteriana, é necessário a lavagem dos seios nasais com soro fisiológico. Descongestionantes nasais ou orais e anti-inflamatórios podem fazer parte do tratamento.
Em casos mais graves, o médico pode prescrever remédios como corticoides, orais ou nasais, por no máximo cinco dias.


Em suma, deve-se ressaltar que alguns tipos de medicação não podem ser utilizados por quem tem problemas cardíacos, nem por crianças pequenas. Portanto, se você tem um desses problemas ou sua criança está com a doença, fique atento.

Uma consulta com Otorrino é útil

Se está com suspeita de sinusite viral ou bacteriana, é importante buscar a ajuda de um profissional. Para isso, a Kompa saúde pode te ajudar, dando acesso ao médico através da Telemedicina.


No entanto, sabe como isso funciona? De uma forma simples e acessível. A consulta com esse profissional possibilita que os pacientes de várias regiões do país consigam receber ajuda profissional, sem precisar sair de casa.
Esse processo é chamado de consulta online ou telemedicina, disponibilizando diversos benefícios para os médicos e seus pacientes.


A saber, para ter sua consulta, basta acessar o site da Kompa Saúde e fazer seu agendamento. A equipe de atendimento vai te ajudar a ter acesso e conseguir falar com o otorrinolaringologista ou outro médico.

Conclusão

Em suma, só existe uma forma de saber: marcando uma consulta online na Kompa Saúde. Acesse o site agora mesmo e tenha acesso a diversas especialidades para tratar este e outros problemas, isso é fundamental para ter uma qualidade de vida muito melhor.

Fontes:

  • Tua Saúde (Sinusite) – Acessado em 11/07 às 17H;
  • Hospital Proncor (Sinusite) – Acessado em 11/07 às 19H.

ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?