Pesquisar

Rinite, sinusite e bronquite: entenda as doenças do outono

  • Compartilhar:
post-title

Doenças como rinite, sinusite e bronquite podem ter seus sintomas agravados pelo clima frio.

Não é à toa que algumas doenças respiratórias aumentam de incidência conforme a queda da temperatura chega. O clima afeta diretamente muitos aspectos da nossa vida, e nossa saúde é parte destes. Tomar sol, por exemplo, é muito importante para garantir a produção de vitamina D no organismo ou “pegar uma friagem“, como se diz popularmente, é passar tempo demais no frio, de forma que o sistema imunológico fica enfraquecido e mais suscetível à certas infecções que, outrora, eliminaria sem sintoma algum.

A mudança de estação não diz respeito apenas à temperatura, mas também a mudanças da umidade no ar e, consequentemente, da poluição atmosférica. A baixa umidade prejudica a respiração de pessoas que já possuem problemas respiratórios, como asma e bronquite.

Além do que, o frio faz com que as pessoas passem mais tempo em espaços fechados, o que aumenta as chances de contaminação por gripe, covid-19 e viroses. Pois nestes espaços as pessoas contaminadas liberam partículas com a presença de bactérias e vírus que encontram mais pessoas para contaminarem.

Clique aqui para ler mais sobre os sintomas de virose.

O que é sinusite?

A sinusite tem como principal sintoma uma forte dor de cabeça. Esta doença é causada pela inflamação da mucosa dos seios da face. Tal processo inflamatório pode ser uma consequência de infecções virais, bacterianas ou alergias. Desta forma, a mudança de estação que cause queda na temperatura aumenta a tendência de desenvolvimento da sinusite.

Pessoas com rinite alérgica, por exemplo, podem desenvolver também a sinusite. O processo que causa a rinite é a inflamação da mucosa que reveste o nariz. Pólen de plantas, ácaros, pelos de animais e poeira são alguns dos elementos mais comuns que causam esta alergia. Quando o organismo dá uma resposta inflamatória ao contato com estes agentes ela pode se ampliar e causar a sinusite.

Como tratar a sinusite?

O tratamento deve ser orientado por um médico, de preferência um otorrino ou um alergologista. A abordagem mais comum envolve o uso de anti-histamínicos, anti-inflamatórios, descongestionantes e lavagem nasal com solução salina. Este tratamento envolve o alívio dos fatores que causam os sintomas da sinusite, controlando a inflamação e o acúmulo de secreção nasal.

Saiba mais sobre o trabalho do otorrino clicando aqui.

Caso a sinusite seja causada por uma infecção bacteriana é necessário o uso de antibióticos. Mas apenas um médico tem a capacidade de fazer o diagnóstico adequado de qual a causa de cada paciente e então orientar o devido tratamento.

O que é bronquite?

Os brônquios são os tubos por onde o oxigênio passa entre sua entrada pelo nariz e sua chegada ao pulmão. Mas, é possível que haja um excesso de muco nestas vias, de forma que dificulta-se a passagem do ar. Este acúmulo é resultado da inflamação dos brônquios, chamada de bronquite.

Vírus e bactérias podem causar um quadro de bronquite, mas a fumaça do cigarro, por exemplo, pode desencadear em uma crise deste problema. Os principais sintomas da doença são a tosse com muco, chiado no peito, sensação de peito carregado, falta de ar, cansaço, irritação na garganta, coriza e até febre.

Existem alguns tipos de bronquite, a bronquite asmática, por exemplo, é outro nome para a asma. Um problema que pode aparecer e desaparecer ao longo da vida, por isso é importante que pacientes com asma saibam o que fazer caso estejam passando por uma crise.

Como tratar a bronquite?

O tempo seco contribui para a inflamação das vias respiratórias, portanto alguns pacientes recebem a orientação de fazerem inalações, que ajudam a desobstruir os brônquios, melhorando a respiração do indivíduo. Existem também dois tipos de medicamentos que são administrados através das “bombinhas”, que espirram seu conteúdo nas vias respiratórias e surtem o efeito desejado. São eles os broncodilatadores e corticoides inalados, os primeiros aliviam a tosse e a falta de ar ao dilatarem os brônquios, facilitando a passagem do ar, enquanto os segundos controlam a inflamação em si, diminuindo os efeitos dos sintomas.

Parar de fumar, praticar exercícios físicos e evitar o ar frio também são ações necessárias para a melhora da qualidade respiratória. Aprender exercícios de respiração que controlam os batimentos cardíacos e facilitam este processo também é importante para aliviar os efeitos da doença.

Como se cuidar no frio?

Primeiramente é bom evitar de passar frio. Sempre saia de casa com um casaco na mochila, é muito comum que o dia amanheça quente e ensolarado mas que o tempo vire com o passar das horas. Para dormir deixe na cama cobertores suficientes para que você não passe frio. No entanto, alguns pacientes com rinite alérgica tem crises de alergia disparadas pela presença de ácaros nestas mantas, então se você tem este problema é importante comprar um cobertor antiácaro.

Beba muita água! Um consumo adequado de água equilibra o organismo em relação ao ar seco e ajuda na diminuição do acumulo de secreção no nariz.

Leia também: Sofre de tensão corporal? Veja como aliviar as dores.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?