Muitos se perguntam se existem sintomas de gravidez antes do atraso, será que é possível notar quais são eles? Existem sintomas iniciais da gravidez que podem sugerir que o corpo está se preparando para acolher uma vida.
Os sintomas de gravidez antes do atraso podem variar de gravidez para gravidez e de mulher para mulher. Portanto, é importante conhecer quais são os sintomas e realizar um teste de gravidez, confirmando se está grávida ou não.
Para te ajudar, separamos os sintomas que podem aparecer antes do atraso. Veja quais são eles:
Existem sintomas de gravidez antes do atraso?
Como dissemos anteriormente, algumas mulheres podem ter sintomas de gravidez antes do atraso menstrual. Estes sintomas podem variar de mulher para mulher e de gravidez para gravidez obviamente, mas existem e podem ser identificados.
O atraso menstrual também não confirma uma gravidez, as condições emocionais e físicas da mulher podem levar à ausência ou atraso do período, até mesmo em ciclos regulares. Portanto, para que não tenha decepções, é importante que você espere alguns dias e faça um teste de gravidez para obter um resultado fidedigno.
Sintomas de gravidez:
Os sintomas de gravidez podem ser notados antes do atraso menstrual, eles são semelhantes aos que aparecem depois de falhar o período. Veja os sintomas mais comuns na gravidez:
- Sono e cansaço: Com a concessão e aumento da produção de progesterona, a mulher poderá se sentir cansada e com falta de energia durante o período.
- Náuseas e vômitos: A náusea e vômito são sintomas frequentes e comuns durante as primeiras semanas de gestação. Elas podem ocorrer em qualquer hora do dia ou noite.
- Alterações no humor: Mais um sintoma muito comum é a alteração no humor da gestante, isso ocorre desde a fecundação em diante. Em determinado momento está feliz, e no outro está completamente melancólica. Ela poderá se sentir mais sensível e com emoções à flor da pele.
- Prisão de ventre: A prisão de ventre é provocada pelos elevados níveis de progesterona, que relaxa o intestino e faz com que a digestão seja mais lenta.
- Frequência urinária: Pouco tempo após a concessão, a necessidade de ir urinar aumenta, especialmente durante a noite. O responsável por isso é o aumento da hormona hCG.
- Inchaço abdominal e pressão no baixo-ventre: O inchaço abdominal, desconforto intestinal e até mesmo leves câimbras abdominais, fazem parte dos primeiros sintomas de gravidez. Eles podem ser semelhantes a cólicas que ocorrem antes ou durante o período menstrual.
- Manchas escuras na pele (melasma): Em algumas mulheres é possível notar o aparecimento de manchas escuras ou castanhas na pele, geralmente são pequenas manchinhas. Elas aparecem na ponta do nariz, lábio superior, testa, face do rosto, axilas e pernas (o local pode variar).
- Aumento da temperatura corporal basal: A temperatura corporal basal é medida pela manhã, antes de levantar-se da cama e sem ter feito algum esforço físico. Se a temperatura oral ou da axila permanecer elevada, é um sinal que existe uma possível gestação. O aumento da temperatura corporal basal ocorre logo depois da ovulação, aproximadamente 24 a 72 horas depois.
Leia também: Como funciona a blefaroplastia de pálpebras?
Ciclo menstrual e dias férteis:
Se você está tentando engravidar e os seus ciclos são regulares, será mais fácil saber se está grávida mesmo que ainda não tenha chegado o dia de menstruação. Porém, isto não é um sinal positivo de uma gravidez.
É importante que você conheça o seu período fértil, para saber em quais dias pode ovular e saber com mais precisão sobre os cinco dias em que deve ter relações sexuais. Para calcular o período fértil, você deve contar 14 dias a partir da data em que teve a última menstruação, isto tendo em conta o ciclo regular de 28 dias. A ovulação acontece 3 dias antes e 3 dias após a data, considerando o seu período fértil.
Relações sexuais no período fértil:
Para conseguir engravidar, é preciso ter relações sexuais não protegidas nos dias anteriores ou no dia da ovulação. Recomenda-se que a relação sexual seja realizada dia sim e dia não ou 3 vezes por semana. Para garantir que tem uma reserva de espermatozoides em movimento no corpo (eles vivem até 5 ou 7 dias) eles podem atingir e fecundar o óvulo quando estiver maduro.
Leia também: Cólica menstrual: saiba como aliviar rápido.
Como confirmar a gravidez?
Para conseguir confirmar a gravidez, existem dois tipos de exames: Exame de sangue e exame de urina. O primeiro deve ser feito em laboratório e o segundo pode ser encontrado em farmácias. Entenda melhor sobre eles:
- Exame de urina: esse exame mede o hormônio beta HCG, ele está presente na urina da mulher durante a gestação. O exame pode ser feito a partir do primeiro dia do atraso menstrual, sendo muito rápido e simples de ser realizado. Você poderá ter o resultado em mãos dentro de poucos minutos.
- Exame de sangue: o exame de sangue é feito em laboratório, ele também é um dos mais indicados para confirmação da gravidez. Ele indica a quantidade de hormônios presentes no sangue, e também poderá identificar as pequenas contrações que podem ser despercebidas no exame de urina.
A realização deste exame solicita que a mulher esteja em jejum de até 4 horas para a realização da coleta de sangue. O resultado por sair em poucas horas, o exame pode ser feito 1 semana após a relação sexual sem preservativo e nos casos de atraso menstrual.
É importante lembrar que você deve ter muita atenção caso os exames sejam realizados muito cedo, pois a identificação dos hormônios pode ser mais difícil.
Leia também: TPM: saiba o significado e os motivos!
Veja os sintomas de gravidez nas semanas:
Agora que você confirmou se está realmente grávida, poderá conhecer os sintomas de gravidez divididos em semanas. Veja quais são eles:
- Primeira semana: na primeira semana é possível sentir alterações na cor do corrimento vaginal e ter cólica abdominal.
- Segunda semana: você poderá sentir as mamas sensíveis, alterações de humor, aversão a odores fortes e cansaço frequente.
- Terceira semana: durante a terceira semana pode acontecer um pequeno sangramento vaginal, não é comum mas pode ocorrer.
- Quarta semana: atraso menstrual, enjôos e vômitos.
- Quinta semana: ocorre muita cólica abdominal, inchaço, aumento das mamas, enjoos, vômitos, náuseas e uma vontade frequente de urinar.
- Sexta semana: sensação de cansaço e muito sono, constipação intestinal, alterações no paladar, aversão maior a cheiros fortes.
Procure pelo médico:
Se você está tentando engravidar a 1 ano e tem menos de 35 anos de idade, falar com um médico será muito importante para receber orientações. Caso tenha uma idade superior a 35 anos e esteja tentando a 6 meses, deve ter uma consulta médica imediatamente.
Para que o acompanhamento médico seja mais frequente e rápido, você poderá utilizar a telemedicina. Aqui na Kompa você poderá ter a segurança de saber que seu médico está por perto. Entre em nosso site e marque sua consulta para semana, tire suas dúvidas e receba acompanhamento médico especializado.
Conclusão:
Agora que você conheceu os sintomas de gravidez antes do atraso, poderá receber orientações médicas online em nossa plataforma Kompa. Oferecemos atendimento para pacientes que precisam tirar dúvidas e receber acompanhamento médico recorrente, basta acessar nosso site e marcar uma consulta.
Você poderá marcar uma consulta para essa semana mesmo e receber todas as orientações médicas.
Leia também: Qual o melhor repelente para grávida?
Comentários