Pesquisar

Saúde da família: o que é?

  • Compartilhar:
post-title

A saúde da família é essencial para o aumento da cobertura de medicina primária no Brasil.

Existem muitas especialidades médicas, para cada órgão, sistema, glândula, membro etc. Isso é fundamental para garantir o cuidado detalhado e especializado em qualquer problema de saúde. Mas, por outro lado, também é fundamental que existem os médicos generalistas, que são preparados para atenderem o paciente com um olhar mais abrangente de sua saúde e bem-estar.

Dito isso, deve-se lembrar que os profissionais generalistas não são menos competentes do que outros. Cada área da medicina exige a especialização em seu atendimento para que o profissional exerça a profissão de tal atendimento. Um médico da família também faz a especialização dessa área, e esse médico generalista é um especialista na saúde de longo prazo, na medicina preventiva e na manutenção do bem-estar através de um olhar mais amplo sobre o paciente.

A saúde da família é uma especialidade que é mais utilizada pelas pessoas do que conhecida entre as pessoas. Muitos pacientes são atendidos por estes especialistas sem nem saber que esta era a área do médico, o que é completamente normal. Por isso é importante difundir informações sobre as responsabilidades e competências do médico da família, também conhecido como médico dedicado.

Leia mais sobre o médico da família aqui.

O que é a saúde da família?

A saúde da família tem como objetivo proporcionar a atenção primária de forma integrada e planejada. Isto é, atender os pacientes com um olhar geral sobre qualquer sintoma, desde dores físicas leves até crises psicológicas. Os profissionais destinados à este atendimento procuram resolver qualquer problema que os seja apresentado e só encaminham o paciente para outros especialistas quando é, de fato, necessário.

No caso de um país como o Brasil, geograficamente grande e com baixo acesso à medicina de qualidade, é fundamental que o estado priorize a medicina da família. Por isso que existe a ESF (Estratégia de Saúde da Família) como programa nacional de promoção da Atenção Primária à Saúde. As equipes dessa estratégia são enviados ao redor do país para organizar ações de saúde individuais, familiares e coletivas envolvendo prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde.

Essa especialidade é responsável também por parte da conscientização sobre problemas de saúde. Os médicos da família informam aos pacientes sobre quais sintomas devem prestar atenção, como podem prevenir o surgimento de certas doenças e o que precisam fazer para se cuidar. Em um país com tanta dificuldade de oferecer atendimento médico para a população é fundamental que exista esse tipo de estratégia, pois quem investe em prevenção consegue evitar o aumento de problemas à longo prazo.

O futuro da saúde da família

A medicina tem caminhado, no mundo todo, lado a lado com o desenvolvimento de novas tecnologias. A internet permite que pessoas conversem ao vivo de qualquer lugar do mundo. Logo, a medicina também encontra vantagens nesse tipo de técnica da comunicação, pois permite que médicos e pacientes mantenham contato com rapidez e praticidade.

No caso da saúde da família, é uma vantagem muito grande que os pacientes possam entrar em contato com o médico com muita facilidade. Se alguém está com qualquer tipo de sintoma, pode relatar para o médico via internet e começar um processo de diagnóstico e triagem antes mesmo de encontrar-se com o profissional presencialmente. Outrora seria preciso que cada um agendasse uma consulta, esperasse a data e se locomovesse até o consultório para, apenas aí, conseguir um diagnóstico para seu problema.

Com a telemedicina as pessoas conseguem, rapidamente, conversar com o médico e podem receber a prescrição de remédios, pedidos de exames e só visitam um profissional presencialmente apenas quando é necessário.

Como manter hábitos saudáveis?

Uma parte do trabalho da saúde da família é investigar os hábitos e costumes do paciente. Dessa forma o médico consegue prever quais cuidados a pessoa deve manter para evitar prejuízos causados por tais hábitos. Muitas vezes é possível que o paciente receba à orientação para mudar alguns eventos de sua rotina.

Sobre isso, existem máximas que fazem parte do senso comum e que devem ser seguidas para garantir a manutenção de saúde do indivíduo. Alimentação, sono, exercício físico e água são o centro dos hábitos saudáveis que devem ser mantidos para cuidar do seu corpo e mente.

Dormir bem, comer comidas saudáveis, praticar exercícios físicos e beber água são ações que devem fazer parte da sua rotina. Existem aspectos específicos que podem te ajudar a realizar esse tipo de cuidado. Evitar comidas ultra processadas por exemplo, é essencial para começar a melhorar o que você come.

Entenda aqui como ter hábitos saudáveis.

Inclusive, não são apenas essas atitudes individuais do dia-a-dia que ajudam a melhorar sua saúde. Visitar um médico com determinada frequência também é essencial para prevenir o surgimento de doenças e encontrar diagnóstico precoce de qualquer problema.

Conheça o app da Kompa e faça consultas de forma inteligente.

ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?