Você tem ou conhece alguém que tenha os sintomas da diabetes? Os pacientes que possuem diabetes precisam receber acompanhamento médico e mudar alguns hábitos para obter melhoria dos problemas.
Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, ocasionada pela incapacidade de o pâncreas produzir hormônio da insulina. O hormônio de insulina é responsável por reduzir a glicemia, para que o açúcar presente no sangue consiga penetrar dentro das células, para ser utilizado posteriormente como fonte de energia.
A inabilidade ou falta da insulina efetuando corretamente o efeito causando o aumento do açúcar (glicose) no sangue e como consequência, causa o diabetes. Portanto, para conseguir tratar os sintomas de diabetes, é necessário conhecer os tipos que existem e as formas de tratamentos online.
O que é Diabetes?
A diabetes é uma doença metabólica, que é caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. Isso acontece, pois a insulina, que é um hormônio que transporta a glicose do sangue para o interior das células, não é produzida ou não funciona de forma correta. Fazendo com que o açúcar se acumule no sangue, ao invés de ser usado pelas células.
Portanto, a falta ou defeito na ação da insulina resulta em acúmulo da glicose no sangue, que é conhecido como hiperglicemia. A diabetes pode surgir ao longo da vida, principalmente pelos maus hábitos de alimentação e que pode ser desde o nascimento.
Principais tipos e sintomas da diabetes:
Sabemos que existem diversos fatores que podem causar a diabetes, normalmente, grande parte dos casos está dividido em dois grupos. Veja quais são os tipos e sintomas de diabetes e depois veja o tratamento oferecido a distância em nossa plataforma:
Diabetes Tipo 1:
Esse tipo de diabetes é resultado da destruição de células beta pancreáticas por um processo imunológico, ou seja, o próprio sistema imunológico ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção da insulina. Como a insulina não é produzida, a glicose não é transportada para as células e acaba gerando o acúmulo no sangue. É possível detectar em exames de sangue a presença dos anticorpos, que são: ICA, IAAs, IA-2 e GAD. Eles podem estar presentes em mais ou menos 85% a 90% dos casos de Diabetes tipo 1 no diagnóstico.
Ela também costuma acometer crianças e adultos, porém, certamente que elas podem ser desencadeadas em outras faixas etárias. Os sintomas de diabetes tipo 1 podem ser relativamente sentidos rapidamente, eles são: sede, diurese e fome excessiva, cansaço, fraqueza e emagrecimento.
Caso o tratamento não seja feito, os sintomas podem evoluir para sonolência, desidratação severa, vômitos, dificuldades respiratórias e coma.
Pré-diabetes:
Este termo é usado para indicar ao paciente que possui potencial para desenvolver o diabetes. É como um estado intermediário entre a condição saudável e o diabetes tipo 2 (veja a seguir). Para o diabetes tipo 1 não existe Pré-diabetes, a pessoa nasce com uma inclinação genética com possibilidade de desenvolver o diabetes em alguma fase da vida.
Dizemos Pré-diabetes é usado em pacientes que possuem níveis de glicose no sangue mais alto do que o normal. E ainda não são suficientes para serem considerados como um grupo de diabetes tipo 2. O paciente classificado como pré-diabético ainda possui uma oportunidade de reverter o quadro, e alterar a evolução e as complicações dessa doença.
Diabetes tipo 2:
Cerca de 90% dos casos de pacientes com diabetes, nesses casos a insulina é produzida pelas células beta pancreáticas. Sua ação estará dificultada, caracterizando um quadro de resistência à insulina. Isso irá levar a um aumento na produção de insulina para tentar manter os níveis de glicose normais. E quando isso não é possível, surgem os sintomas de diabetes.
O quadro de diabetes tipo 2 é mais lento, e os sintomas podem ser: sede, aumento da diurese, dores nas pernas, alterações visuais e outros tipos de sintomas. Eles podem demorar anos até se manifestarem, e caso não seja diagnosticada e tratada a tempo, poderá evoluir para um quadro grave levando a pessoa a ter desidratação e coma.
Geralmente ela está associada com aumento de peso e obesidade, podendo acometer adultos a partir dos 50 anos de idade. Contudo, o desenvolvimento de crianças e jovens com aumento do consumo de gorduras e carboidratos e a falta de atividade física, estão obtendo chances de diagnosticar esse tipo de diabetes.
Diabetes Gestacional:
Esse tipo precisa de uma atenção especial durante a gestação. Ele pode ser transitório ou não, ao término da gravides a paciente poderá ser diagnosticada e acompanhada devidamente. Em alguns casos, ele pode ser detectado no 3°trimestre da gravidez através de um teste de sobrecarga de glicose.
A gestante que estiver com histórico de diabetes gestacional, perdas fetais, hipertensão arterial, má formação fetal, obesidade ou história de outros familiares com diabetes, não devem esperar o 3° trimestre para fazer os testes. Pois existem chances de desenvolverem a doença, portanto, consulte o médico imediatamente.
Outros tipos de diabetes:
Existem outros tipos de diabetes que são resultados de defeitos genéticos e outras doenças (ou uso de medicamentos). Eles são:
- Diabetes por doenças do pâncreas exócrino: pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística, etc.
- Diabetes por defeitos induzidos por produtos químicos ou drogas: Corticoides, betabloqueadores, contraceptivos, diuréticos, etc.
- Diabetes por defeitos genéticos em função da célula beta.
- Diabetes por defeitos genéticos na ação insulínica.
Como confirmar o diagnóstico:
O diagnóstico pode ser feito com exames de sangue, permitindo que seja feito uma avaliação da quantidade de glicose. Um dos exames que também é utilizado, é incluído nos exames de rotina que é o teste da glicemia em jejum.
Ele também mede a quantidade de glicose presente no sangue após o período de jejum (de pelo menos 8 horas). Veja os valores de referência:
- Valor normal: Inferior a 99 mg/dl;
- Valor do paciente com Pré-diabetes: Entre 100 a 125 mg/dl;
- Valor do paciente com Diabetes: Valor acima de 126 mg/dl.
Qual a importância de ter acompanhamento médico?
É altamente recomendado que o paciente compareça em consultas regulares, conforme as recomendações e determinações realizadas pelo médico. Ele deve ser orientado sobre a doença e o tratamento que deve ser feito. O especialista deverá indicar e orientar sobre:
- Como evitar as complicações da doença;
- Como usar os medicamentos e a insulina;
- Orientações nutricionais adequadas para o quadro;
- Como usar aparelhos para medir a glicose e as canetas de insulina;
- Orientar sobre os novos hábitos e atividade física;
- Orientar como proceder em situações de hipo e hiperglicemia.
Todas essas orientações são fundamentais para o controle do diabetes, e garantir ao paciente uma autonomia e independência. É importante que atividades de rotina, viagens e esportes sejam realizadas com mais segurança.
Acompanhamento médico online:
Uma opção para receber acompanhamento médico, é utilizando a telemedicina. Uma nova forma de ter atendimento médico através da internet, ou seja, o paciente consegue se conectar com o profissional e receber todas as orientações sem precisar sair de casa.
Para tratar os sintomas de diabetes e ter acompanhamento regularmente, você poderá agendar sua consulta aqui na Kompa e ter todos os benefícios que oferecemos.
Conclusão:
Agora que você conhece os tipos e sintomas de diabetes, e a consulta online aqui na Kompa. Não perca tempo e agende sua consulta para dar início ao tratamento da doença, evitando que aconteça complicações no quadro do seu tipo de diabetes.
ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista
Comentários