Você conhece esse transtorno? A saber, a Anorexia Nervosa afeta muito mais as mulheres e em suma, sua marca é uma obsessão pela perda de peso abrupta. Sendo assim ocasiona diversos outros problemas de saúde.
Vale destacar que, uma pessoa com Anorexia Nervosa, apresenta uma perda de peso acentuada, muito marcada por medidas extremas em relação à sua nutrição. Além disso, quem sofre com esse transtorno alimentar, sofre com o medo de engordar, e uma visão distorcida do próprio corpo.
Navegue pelo conteúdo
O que é Anorexia Nervosa?
Mesmo com alguns pontos acima, é muito importante que entenda cada um de forma a deixar claro os motivos que causam esse transtorno alimentar. Em suma, sua principal característica são as mudanças extremas nos hábitos alimentares de um indivíduo associadas a comportamentos voltados para a perda de peso.
A pessoa que sofre, não se alimenta da forma correta, está numa dieta muito restritiva e em alguns casos pode até tomar remédios que inibem a apetite. Vale destacar que, há também pacientes que induzem o vômito ou colocam uma carga excessiva nos exercícios.
A saber, quando uma pessoa sofre com a Anorexia Nervosa, ela se recusa a manter seu peso de acordo com os padrões estabelecidos. Ou seja, ela não respeita os limites do seu próprio corpo. De acordo com a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, já considera uma pessoa com Anorexia quando seu (IMC) está igual ou abaixo de (17,5 kg/m²).
Em relação ao apetite, não é uma questão de perda, mas sim um controle voluntário da fome. Ou seja, a pessoa faz um controle mínimo dos alimentos que irá ingerir em determinado intervalo de tempo.
Há diferentes tipos?
Para melhor entender sobre a Anorexia Nervosa, você deve saber que existem 2 tipos diferentes, chamados de:
- Restritivo;
- Compulsão Periódica/Purgativa;
Restritiva
Em suma, o paciente apresenta comportamentos exagerados com relação ao controle da prática de exercícios e alimentação para emagrecer. em relação à alimentação, o indivíduo faz dietas de extrema restrição, comer poucas vezes durante o dia além de ficar sem comer por grandes intervalos de tempo.
Compulsão Purgativa
Além de apresentar comportamentos ligados à restrição alimentar e constante exercícios físicos. Mas também abusa no udo de medicamentos como laxantes e inibidores, além disso, é possível buscar induzir o vômito.
Sintomas de Anorexia Nervosa
Divididos em 3 fases, a ideia é mostrar como a pessoa se comporta quando está com problemas em relação à Anorexia. Vale destacar que, se identificar algum desses, busque ajuda de algum médico.
Problemas com o corpo
Buscando resultado imediato, apessoa faz de tudo. Porém, quanto mais ela olha seu reflexo, menos satisfeita fica com o que vê. Dessa forma, é comum não se alimentar, abusar do uso de medicamentos específicos sem prescrição médica, e até dos exercícios físicos sem acompanhamento profissional.
Maior nível de ansiedade
Neste caso, aumentam os níveis da ansiedade e como consequência supre o problema não se alimentando.
A saber, não é uma busca por um “corpo perfeito”, mas sim uma forma de combater a ansiedade. Sendo assim causa uma Anorexia Nervosa.
Alto nível de estresse
Esse sintoma é muito comum em muitas pessoas após um dia cheio. No entanto, existem aqueles que possuem problemas psicológicos mais sérios e causa maior níveis de estresse.
Assim, o fato de não se alimentar é uma forma de fuga para combater o estresse, desencadeando a anorexia nervosa.
Só mulheres sofrem de Anorexia Nervosa?
A anorexia nervosa é vista em sua maioria na população feminina, mas isso não quer dizer que não possa acometer o público masculino. Existem homens com anorexia nervosa, mesmo que seja uma minoria.
Como funciona o tratamento
Todas as pessoas que sofrem de anorexia nervosa precisam de ajuda, e o tratamento deve incluir o acompanhamento nutricional para reeducação alimentar e um psicólogo para tratar a parte mental.
A saber, é uma opção, buscar terapias em grupo. Ou seja, fazer com sua família, ou pessoas que passam por coisas semelhantes. Vale destacar, que se pode buscar a terapia comportamental e a pessoa também poderá se beneficiar tendo em vista que o apoio do próximo ganha relevância.
O principal objetivo do tratamento é restaurar o corpo e o peso saudável, assim voltar aos hábitos de alimentação equilibrada. Portanto, o início é tratar a anorexia nervosa é a pessoa reconhecer que realmente possui um distúrbio alimentar.
Em suma, ganhar o peso perdido é um processo de suma importância. A saber, para resolver esse problema, um dos caminhos é aumentar as atividades sociais e diminuir as físicas. Além disso, a busca por um nutricionista para montar um processo de alimentação mais saudável.
Para buscar a melhor forma de tratar, na Kompa Saúde, você terá acesso tanto aos médicos dedicados quando às especialidades. Seja nutrição ou psicólogo. Está na procura? Acesse nosso site, basta clicar aqui, ou se preferir, baixe nosso app.
Conclusão sobre Anorexia Nervosa
Se estiver com uma suspeita de Anorexia Nervosa, por apresentar algum dos sintomas acima, a busca pelo médico se faz necessária. Não esqueça, você poderá encontrar ambos em nosso site ou app, para marcar sua consulta. Seja via Telemedicina ou presencial.
Fontes:
- UOL – Acessado em 19/09 às 13H (Anorexia);
- UNIMED – Acessado em 20/09 às 14H (Anorexia nervosa);
- Brasil Escola – Acessado em 20/09 às 15H (O que é Anorexia Nervosa)
ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista
Comentários