Pesquisar

Mioma uterino: o que indica?

  • Compartilhar:
post-title

Em algum momento como uma consulta ao ginecologista ou em um exame de rotina foi detectado um mioma uterino? Ou aconteceu com alguma mulher que você conheça? Isso pode ser mais comum do que você imagina. Visto que, segundo o Ministério da Saúde, esse problema atinge cerca de dois milhões de mulheres anualmente.

O que é um mioma e o que eles indicam no corpo

Os miomas são tumores benignos, e que também morrem benignos. Eles podem aparecer em diversos lugares do útero, com diferentes tamanhos, podendo ou não provocar sintomas nas mulheres portadoras do problema. Ele é formado pelo conjunto de tecidos fibrosos e musculares que desenvolvem o útero da mulher. E eles atingem, principalmente, mulheres que estão no período fértil. Assim, dependendo da gravidade do mioma uterino ele vai exigir diferentes acompanhamentos e tratamentos.

É importante notar que apesar de ser um tumor, ele não aumenta a probabilidade da mulher ter um câncer de útero depois desse caso. O que pode acontecer, muito raramente, é que o mioma evolua para um câncer.

Basicamente, o mioma uterino vai indicar, muito provavelmente, uma mudança hormonal no corpo da mulher. Visto que as principais causas estão relacionadas aos hormônios de estrogênio e progesterona. Em casos mais raros e avançados eles podem indicar uma infertilidade por parte de mulher.

Causas do mioma uterino

Não existe uma causa única para um mioma se desenvolver, e não se sabe uma causa exata. O que se tem mais convicções da causa são motivos hormonais. Os hormônios de estrógeno e progesterona, eles são os principais responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento.

Outros fatores que são estudados pela academia de medicina são mutações genéticas da pessoa, desenvolvimento da pessoa na fase de crescimento, vascularização nas diferentes áreas do útero e histórico familiar de casos na família. Hábitos como má alimentação, falta de exercícios físicos, obesidade e uso de álcool, também estão relacionados à casos de mulheres com miomas uterinos.

Leia também: Qual a importância do Ginecologista na Adolescência.

Sintomas do mioma uterino

Geralmente, em grandes números dos casos, os miomas uterinos não causam sintomas, e são descobertos por acidente, em alguma consulta. Entretanto, quando a mulher já está com alguns miomas, ou ele já está grande e em um nível avançado, pode ser que ela apresente alguns sintomas. Entre eles, os mais comuns são: dor na região do útero, aumento do fluxo menstrual, aumento do volume abdominal e dores durante relações sexuais.

Em alguns casos, em que o grau do problema já está mais avançado pode ser detectado uma infertilidade na mulher, porém devem ser feitos exames especializados para isso. É importante ficar atenta a mudanças físicas no corpo. Elas são a principal fontes de sintomas para os miomas. Também deve-se procurar nas consultas médicas o diagnóstico assertivo do médico para saber se você tem ou não um mioma.

Tratamento

O tratamento para os miomas uterinos dependem do grau dele. Ou seja, se ele já está grande, sua localização e até se existem um ou mais miomas. Em casos mais iniciais e leves, é recomendável apenas um acompanhamento médico, para que se acompanhe a evolução do quadro. Tomando as devidas precauções durante sua evolução.

Dependendo das dores da mulher, é recomendável tomar anti-inflamatórios, melhorando as dores de cólica menstrual e reduzindo o excesso de fluxo menstrual durante este período. O uso de remédios hormonais também são comuns, visto que eles ajustam corretamente a principal causa do mioma. E nos casos mais agressivos é necessário cirurgia, sendo orientado por um ginecologista de confiança.

Conclusão

A princípio o mioma uterino é um tumor benigno, com poucas chances de evoluir para um câncer. É um problema bem comum, que na maioria das vezes, é assintomático. Portanto, é muito comum descobrir de mioma de surpresa, em algum exame ou consulta com ginecologista. É importante ficar atenta a mudanças na menstruação e dores na região em momentos inesperados.

Sempre que possível é bom fazer os exames de rotinas e ir a consultas periódicas com ginecologista. Também, o time da Kompa possui a parte de pré-triagem com um possível diagnóstico inteligente, onde você pode ter uma noção do seu caso. Além de possuirmos um time de saúde disponível 24 horas, você pode fazer uma consulta com nossas enfermeiras e elas podem propor a solução mais viável

Fontes

  • Pfizer – Acesso: 13/07/2022 às 10:15
  • Rede Dor São Luiz – Acesso: 13/07/2022 às 11:00
  • Saúde Governo do Brasil – Acesso: 14/07/2022 às 11:30

ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?