Saiba o que fazer caso sua menstruação esteja atrasada?
A primeira reação de todos em casos de menstruação atrasada é cogitar a gravidez, mas nem sempre esta é a causa. Há uma variedade de fatores que pode alterar o ciclo menstrual, desde o consumo de cafeína e álcool até questões emocionais. Por isso é importante não se desesperar caso sua menstruação atrase.
Consultas com um ginecologista devem fazer parte da rotina da mulher por alguns motivos, são eles: prevenir o câncer de mama e de colo de útero, tratar irregularidades menstruais como cólicas, fluxo excessivo, dores, atrasos, regular desequilíbrios hormonais, escolher métodos contraceptivos e abordar disfunções sexuais. Cada mulher tem características específicas e apenas um profissional da medicina saberá lidar com cada caso.
A educação sexual é muito importante para evitar que meninas engravidem ou sejam contaminadas por DST’s no começo da vida sexual. Aí está a importância de consultar-se com um ginecologista ainda na adolescência. Este médico é o ideal para esclarecer quaisquer dúvidas quanto a saúde da mulher.
Mas vamos abordar os principais motivos que podem levar uma menstruação a atrasar.
Tabela de conteúdos
Lista de causas da menstruação atrasada
- Distúrbios do hipotálamo e da hipófise:
As glândulas, localizadas no cérebro, responsáveis pela regulação dos hormônios sexuais são o hipotálamo e a hipófise. Doenças como acromegalia, prolactinoma, diabetes insípidus, hipopituarismo e adenomas hipofisários clinicamente não funcionantes causam alterações na produção hormonal dessas glândulas. Esses problemas podem causar tanto o atraso como a antecipação da menstruação. Bom lembrar que a orientação para problemas hormonais é consultar um endocrinologista.
- Estresse e ansiedade:
Questões emocionais e psicológicas não causam mudanças exclusivas em nosso estado mental e podem afetar diversos fatores físicos. O excesso de estresse e ansiedade causa o aumento dos níveis do hormônio cortisol na corrente sanguínea. Tal hormônio interfere no funcionamento do hipotálamo, alterando a produção de estrógeno e progesterona, desencadeando na menstruação atrasada.
- Problemas do sistema reprodutor:
Alguns distúrbios como endometriose, síndrome dos ovários policísticos ou a presença de miomas no útero causam oscilações nos hormônios sexuais femininos. Essa instabilidade pode ocasionar no atraso da menstruação.
- Dietas restritivas e excesso de atividade física:
Praticar exercício físico faz muito bem para a saúde. No entanto atletas e pessoas que estão se preparando para provas esportivas estão elevando esta prática ao máximo. Este excesso aumenta a produção de prolactina e de outros hormônios, o que acaba por atrasar a menstruação. Assim como dietas muito restritivas, que acabam afetando a produção hormonal e atrasando a menstruação. Além de que na falta de nutrientes o organismo da prioridade para outras funções, chegando a causar até a ausência de menstruação.
Menstruação atrasada na gravidez
O atraso da menstruação é apenas um dos sintomas de que a mulher está grávida. Por isso é importante não se desesperar, caso seja esteja preocupada com isso, e procurar um médico. Os motivos por trás da irregularidade do fluxo menstrual são muitos, alguns mais graves outros menos.
Outros sintomas da gravidez são náuseas e vômitos, aumento dos seios e da tensão mamária, sensação de sono e cansaço. Algumas dores abdominais, semelhantes à cólica menstrual podem se manifestar, o que pode confundir a mulher.
Por mais que o atraso da menstruação seja o principal sintoma inicial da gravidez, um pequeno sangramento pode ocorrer na implantação do óvulo no útero materno. Este sangramento pode ser confundido com uma menstruação se coincidir com o ciclo da mulher, quando na verdade é um sinal de gravidez. Por isso que o mais importante é agendar uma consulta com o ginecologista caso suspeite da gravidez ou de qualquer outro problema.
O que fazer se a menstruação atrasar?
A orientação é para que o teste de gravidez de farmácia seja feito quando a menstruação atrasar. Se o resultado for positivo deve-se procurar o ginecologista para confirmação do diagnóstico e começo do pré-natal. Por outro lado, um teste negativo exige a atenção da mulher.
Se o atraso da menstruação não é causado pela gravidez pode ser que dentro de alguns dias o fluxo volte e retome a normalidade. Mas se esta continuar atrasada, sem a identificação da causa, é necessário consultar-se com o ginecologista para investigar e tratar do problema.
Apesar do mais indicado ser a consulta com o profissional da saúde para um diagnóstico definitivo, pode-se tomar algumas atitudes para regular a menstruação, são elas:
- Reduzir a intensidade do exercício físico;
- Evitar o estresse e realizar atividades que o acalmem;
- Manter uma alimentação equilibrada;
- Tomar pílula anticoncepcional sob recomendação médica.
Estes são alguns hábitos que podem afetar a regularidade da menstruação, se você tiver algum problema mais grave atrasando a sua, realizá-los pode não ser suficiente. Nosso corpo transmite se ele está com algum problema através de sintomas, por isso é tão importante ficar atento à qualquer alteração no seu estado emocional, na sua pele, hábitos intestinais, apetite, cor da língua, etc.
Referências
- Saúde Bem Estar
- Tua Saúde
- Hospital Prontoclínica
- Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Comentários