Pesquisar

As cirurgias de amígdala e adenóide: como são?

  • Compartilhar:
post-title

Um dado importante acerca dessa cirurgia, é que ela está entre as 3 mais feitas no mundo. A saber, por ano são mais de 200 mil, sendo de Amígdala e Adenóide. Além disso é muito comum que as crianças façam, em relação à adultos, ainda existe alguns que precisam.

Dito isso, o intuito deste conteúdo é apresentar ambas cirurgias. Vale destacar que tanto a cirurgia de Amígdala, quanto de Adenóide, pode-se realizar em um úncio procedimento ou se for do desejo da pessoa, fazer cada uma de forma separada.

Cirurgia da Adenóide

Tal procedimento é relativamente simples, durando cerca de 30 minutos. No entanto, seu maior problema, é o tempo de recuperação, que pode chegar à 2 semanas. Vale destacar que a pessoa que faz a adenoidectomia, deve evitar locais de grande concetração e tomar os remédio indicados.

Agora que já sabe sua duração, veja como é todo o processo operatório para tirar a adenóide. A saber, para quem não sabe, a adenóide é um conjunto de tecidos linfáticos, na região da garganta e nariz. Em suma, são responsáveis por detectar vírus oubactérias e produzir anticorpos .

Contudo, é possível que elas cresçam mais que o normal, ficando inflamadas e inchadas. Dessa forma elas podem causar sintomas de rinite e sinusite, dificuldade para respirar. Portanto, nesses casos o ideal é fazer a cirurgia de remoção.

Tratando do processo em si, o paciente deve ficar estar de jejum por 8 horas para fazer a cirurgia, pois é com anestesia geral. Um dos pontos positivos é que a cirurgia é feita toda pela boca, ou seja não é feita nenhuma incisão na pele. A saber, em alguns casos é aconselhado a fazer o mesmo processo de remoção das Amígdalas junto.

O pós-operatório da Adenóide

Com o término da operação, em alguns casos, o paciente já pode deixar o hospital. Contudo, a depender do efeito da anestesia, é possível que ele fique a noite, para que o médico observe a evolução do seu quadro. Como toda cirurgia, há alguns riscos como:

  • Sangramento;
  • Infecções;
  • Vômitos;
  • Febre;
  • Inchaço no rosto;
  • Problema com a anestesia.

Para ter um pós-operatório tranquilo, é necessário seguir alguns cuidados. Com isso é muito mais provável que não tenha nenhuma complicação durante os dias depois da cirurgia. Sendo assim, confira algumas boas práticas para não sofrer mais para frente:

  • Poucos movimentos brusos com a cabeça;
  • Evite aglomerações;
  • Tomar antibióticos;
  • Comer alimentos frios, e líquidos de acordo com a prescrição médica.

Cirurgia da Amígdala

Tratando agora da outra cirurgia, a Amígdala que são pequenas glândulas localizadas na garganta. Sendo assim, quando estão inflamadas ou inchadas é por conta de vírus ou bactéria. Por isso tem o nome de Amigdalite e é por isso que se torna necessária um procedimento operatório.

Geralmente quando se vai retirar as Amígdalas, é comum fazer o “pacote completo”. Ou seja, junto com a Amígdalas podem retirar a Adenóide. A saber, elas são retiradas juntas por conta da proximidade que fica em cima delas e atrás do nariz.

Falando sobre a cirurgia em si: ela só pode ter sua autorização, quando os remédios e tratamentos convencionais não resolvem. Vale destacar, que o Otorrino pode indicar o processo cirúrgico, quando há mais de 3 infecções recorrentes. Sendo assim, sob a anestesia geral, a pessoa pode ficar na mesa de 30 minutos à 1 hora, até o final da cirurgia.

O pós-operatório da Amígdala

Sobre o processo de recuperação, é normal que dure entre 7 dias – 2 semanas. No entanto é comum à todos os pacientes que logo na sequência tenha uma dor de garganta, por isso o médico receita sempre analgésicos. Além disso é necessário que fique de repouso e siga essas orientações:

  • Comer frio ou gelado;
  • Evitar alimentos duros por 1 semana;
  • Não ingerir alimentos gordurosos no 1º dia;
  • Beba muito líquido, em específico água.

O que concluir sobre as cirurgias de Adenóide e Amígdala

Em suma, agora que já entende um pouco sobre como são ambas cirurgias, é um processo que é mais feito em crianças. Sendo assim busque na Kompa Saúde todos os procedimentos que seja da sua vontade. A saber é ideal fazer quando pequeno ainda.

Dito isso, acesse a Kompa Saúde e cuide da saúde das pessoas que estão ao seu redor, seja por conta das cirurgias ou por causa do plano de assinatura da Kompa, ficou interessado? Basta acessar o site e ver o valor que melhor se enquadra no seu orçamento.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?