Pesquisar

O que é uma septoplastia?

  • Compartilhar:
post-title

A septoplastia é o a cirurgia plástica realizada para corrigir o desvio de septo nasal. A maioria das pessoas possui este problema em certo grau, a questão é que ele não necessariamente prejudica a qualidade de vida de quem o tem. No entanto, quando afeta negativamente, os prejuízos podem ser a obstrução continua da respiração, sinusites, inchaço nas laterais do nariz, cefaleia, ronco e até apneia do sono.

Como este é um problema que se manifesta com variações de prejuízo, muitas pessoas não realizam a cirurgia e convivem tranquilamente com os pequenos incômodos do desvio. Inclusive, indica-se que o procedimento seja feito após os 16 anos, quando o desenvolvimento septal já terminou. Mas alguns casos prejudicam demais a vida do indivíduo e exigem mais pressa na realização da cirurgia.

Além disso, muitas pessoas unem o problema do desvio de septo com o incômodo em relação a aparência do nariz. Desta forma faz-se em apenas uma cirurgia a correção da deformidade e a alteração da aparência do nariz.

Como funciona a septoplastia?

Esta cirurgia é feita através de cortes por dentro da narina, isso permite que as cicatrizes fiquem escondidas. Então, o procedimento dura de 60 a 90 minutos, exigindo que o paciente seja sedado com uso de anestesia geral. Após isso, o indivíduo ainda permanece algumas horas internado e, geralmente, recebe alta ainda no mesmo dia ou, no máximo, no seguinte.

A incisão é feita pelo médico na parte interna do nariz, dali ele desloca a mucosa que cobre ossos e cartilagem para poder corrigi-los. Então ele remove as áreas desviadas, corrigindo o formato dos ossos e cartilagens. Caso a cirurgia seja apenas a fim de corrigir o desvio não haverão alterações estéticas, caso contrário, evidentemente, haverão mudanças de aparência.

Voce acha que tem desvio de septo? Clique aqui para se consultas com um otorrinolaringologista e descobrir.

Então, depois de centralizar o septo com alterações em cartilagem e ossos, o cirurgião recoloca a mucosa que havia retirado. Fecha-se a incisão com a sutura que deixará a cicatriz dentro da narina, fazendo com que esta não fique aparente.

Recuperação

Como qualquer outra recuperação de quaisquer cirurgias, o mais importante é seguir à risca as orientações médicas sobre o que deverá ser feito. Além disso, como de costume, os primeiros dias após a cirurgia são aqueles que proporcionarão mais incômodo ao paciente.

As crostas de sangue que se formarão devido às incisões deixarão o nariz obstruído nos primeiros dias após o procedimento. Também haverá inchaço na região, o que pode até confundir algumas pessoas que tenham feito a cirurgia por motivos estéticos. Apenas depois da diminuição do inchaço é que o indivíduo saberá o resultado de sua nova aparência.

Enfim, o inchaço e as crostas de sangue podem dificultar a respiração nos primeiros dias, o que também confunde quem fez o procedimento para encontrar, exatamente, a melhora desta função. No entanto, com o passar dos dias isso também tende a normalizar-se.

Para melhorar a recuperação, o médico pode indicar o uso de um splint nasal, isto é uma estrutura artificial que ajuda a fixar a mucosa nasal ao septo. Retira-se este molde entre 7 e 10 dias após a cirurgia. Também é possível que seja necessário o uso de tampões nasais para contenção de sangramentos.

Fazer compressas geladas na face ajuda na cicatrização e alivia os inchaços, além de evitar sinéquias. Todos estes cuidados serão orientados corretamente pelo médico.

Complicações da cirurgia

Infelizmente, este procedimento pode ter algumas complicações, que podem ser resolvidas com um acompanhamento médico de qualidade com o otorrinolaringologista. É muito comum, por exemplo, sentir dores na região do nariz e febre nos primeiros dias após a cirurgia.

Além disso, podem ocorrer sangramentos simples, que cessarão naturalmente ou com o uso de compressas frias. Um pouco mais raro é uma perda de sangue que exija mais medidas contrárias. Também é difícil que aconteça, mas é importante ficar atento à hematoma septal, infecção e abcesso.

A perfuração do septo é uma consequência negativa rara, sem sintomas, mas que exige tratamento. Apenas o retorno ao otorrino permitirá que identifique-se este problema. No caso de pessoas que tem rinite alérgica, o retorno da hipertrofia das conchas nasais torna-se um risco. Além disso tudo, podem acontecer problemas relacionados à anestesia geral, no entanto estes são cada vez mais raros.

Septoplastia na Kompa

A Kompa sabe muito bem o quanto um desvio de septo pode prejudicar a qualidade de vida de alguém. Além de prejudicar, e muito, o desenvolvimento de um jovem, que pode se afastar de práticas esportivas pelas dificuldades respiratórias. Por isso é que na Kompa é oferecido a todo assinante uma grande variedade de cirurgias e procedimentos.

Como as clínicas particulares, geralmente, cobram preços abusivos, a Kompa passou a oferecer todas esta variedade de operações por preços acessíveis e com possibilidade de pagamento parcelado.

Clique aqui e confira a página de cirurgias e procedimentos da Kompa Saúde.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?