Você já teve dificuldade de dormir durante a noite? E você não sabia de onde exatamente estava vindo essa dificuldade? Então você provavelmente sofreu uma ou mais noites de insônia. A insônia é caracterizada pela extrema dificuldade de dormir, mas também pode ter dificuldades durante e após o sono. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 40% da população brasileira sofre ou já sofreu de insônia. Assim sendo, ela é um problema muito comum na população e deve ter uma atenção especial para sanar essa dificuldade.
Tabela de conteúdos
O que é a insônia?
A insônia não é uma doença. A insônia é um distúrbio, uma dificuldade para dormir ou a dificuldade de voltar a dormir após acordar no meio da noite. Também existem quadros mistos, em que a pessoa tem problemas para dormir e acorda no período do sono.
Dependendo do número de vezes que a pessoa está tendo insônia, também podemos dividir entre casos crônicos e agudos. Os casos agudos são caracterizados por poucos noites mal dormidas, e estão relacionados a um estresse ou ansiedade passageira do seu cotidiano. Se essas noites com dificuldade para pegar no sono se repetem com frequência, é um caso crônico. Essa fase crônico é mais comum em idades mais avançadas.
Um dos maiores problemas da insônia são suas consequências. Ao ter uma noite de sono mal dormida ela afeta o seu dia seguinte. A pessoa fica menos disposta, acorda de mau humor, dificuldades lógica e cognitiva, dificuldade social e no trabalho, e é claro um cansaço físico.
Leia também: Ronco: Quais os problemas, sintomas e tratamentos?
Causas da insônia
A insônia pode ter origem em diversos lugares. Ela pode ser mental ou física, sendo que a primeira é responsável na maioria das vezes. As causas mais comuns são:
- Ansiedade;
- Depressão;
- Estresse;
- Uso de medicamentos;
- Uso de drogas (álcool, café, fumo…);
- Não dormir e acordar nos mesmos horários;
- Dores físicas;
- Usar celular logo antes de dormir;
- Fatores ambientais (temperatura, barulho…).
Não necessariamente a insônia é causada por apenas um desses fatores, ela pode ser uma combinação de vários. Em suma, a insônia é um reflexo de preocupações, problemas e incômodos externas que acabam afetando diretamente a qualidade do seu sono. É importante a própria pessoa, tentar entender quais as principais causas da insônia dela.
Leia também: Dicas para dormir rápido.
Tratamento
O tratamento da insônia tem que ser feito com a orientação de um profissional da área. Como esse distúrbio é uma consequência de outros fatores, é importante atacar a causa no tratamento. Dependendo do grau do caso pode usar medicamentos ou não para o tratamento. Em casos mais leves, mudanças no comportamento e nos hábitos do paciente provavelmente já vai ser suficiente para tratar a insônia. Em casos graves, o uso de medicamento pode ser recomendado pelo médico.
Procure profissionais que possam diagnosticar exatamente o seu caso de insônia. A Kompa conta com um time de saúde disponível 24 horas no aplicativo. Ao relatar seus sintomas e ter o seu possível diagnóstico grátis, nós te orientamos a um médico, onde você pode ter uma consulta de casa!
Dicas para ter uma boa noite de sono
- Crie horários regulares para dormir e acordar! Procure não variar de horário, isso pode causar dificuldades ao ir dormir sempre em horários diferentes;
- Evite tomar cafeína no final da tarde e a noite! Ela fica de três a seis horas agindo no nosso corpo, um cafézinho no final da tarde pode prejudicar o sono a noite!
- Faça o seu ambiente o mais confortável para dormir. Ajuste ao seu gosto a temperatura, claridade e evite ao máximo barulhos externos. Também é válido tentar usar máscaras para os olhos e protetores auriculares!
- Evite tirar cochilos no período da tarde! Por mais que eles podem ajudar a continuar mais disposto a tarde, o cochilo pode acabar dificultando pegar no sono a noite!
- Antes de dormir evite atividades que te deixam agitado. Essa agitação antes de deitar na cama pode impedir você de dormir! E não se engane, até mesmo um filme ou um seriado pode provocar essa sensação.
Conclusão
Em suma, a insônia é um distúrbio e não uma doença. Ela é a consequência de alguns fatores que acabam atrapalhando o sono. E o mau sono que acaba afetando o cotidiano. É importante identificar pontos no dia a dia que podem dificultar o sono, e mudar esses hábitos para que melhore a noite de sono. Portanto, tente manter seu sono agradável, sem interrupções no meio e sem barreiras no começo. Isso vai ajudar muito a melhorar o seu cotidiano. Se precisar agendar uma consulta ou ter um possível diagnóstico dos seus sintomas de forma rápida, conheça o aplicativo da Kompa.
Fontes
- Zenklub – Acesso em 06/07/2022 às 10:00
- Viva Bem – Uol – Acesso em 06/07/2022 às 10:30
- Drauzio Varella – Uol – Acesso em 06/07/2022 às 11:00
- Psiquiatria Paulista – Acesso em 06/07/2022 às 12:00
- Hospital Sírio Libanês – Acesso em 06/07/2022 às 13:00
ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista
Comentários