Considera-se como febre em bebê quando a temperatura corporal se encontra acima de 37,5°C. Nem sempre ela é um sinal de que a criança está com alguma doença, a febre também pode ser resultado do próprio calor do ambiente, excesso de roupa, nascimentos dos dentes ou uma reação à vacina.
Geralmente um banho morno ajuda a aliviar a febre, sendo uma excelente forma natural de amenizar a temperatura em casa. Existem outras formas de ajudar a aliviar a febre em bebê, é importante conhecer cada uma delas e como agir diante de um estado de febre alta. Veja abaixo todas essas informações e conheça a consulta online:
Métodos naturais para diminuir a febre do bebê:
Para conseguir abaixar a febre do bebê, podemos aplicar alguns métodos naturais. Veja quais são eles:
- Retire o excesso de roupas;
- Ofereça líquidos (leite ou água);
- De um banho com água morna no bebê;
- Coloque toalhas úmidas com água fria na testa, nuca ou axilas do bebê.
Caso a temperatura não abaixe em 30 minutos com esses métodos, procure por um pediatra.
Cuidados com a convulsão febril:
Em muitos momentos durante os sinais de febre em bebê, muitos pais acabam ficando apreensivos e não sabem o que fazer. Veja abaixo alguns métodos naturais para ajudar o bebê em casa:
- Hidratação: Deixe o bebê com hidratado, de bastante água. A desidratação pode ser o problema que está causando a febre no bebê. Os bebês com febre tendem a perder líquido em uma velocidade maior causada pela transpiração.
- Coloque-o para repousar: Quando o bebê está agitado, ele vai apresentar um gasto energético maior e a atividade metabólica vai aumentar. Assim teremos também um impacto na temperatura corporal, e quando o bebê estiver com febre deverá ficar em repouso. Não necessariamente ele deverá dormir, mas não ficar agitado.
- Coloque roupas leves: Dê preferência a tecidos leves, para deixar o bebê mais confortável para conseguir lidar com as mudanças na temperatura, como o calafrio causado pela febre.
- Banho morno: O banho em água morna é uma excelente opção para baixar a febre do bebe. O ideal é que a água fique a 36 graus de temperatura, nunca fria ou quente demais.
Leia também: Exames oftalmológicos para bebês: conheça.
O que fazer quando a febre do bebê causar uma convulsão?
Caso o bebê tenha uma convulsão, tenha calma e não se desespere. Siga as seguintes recomendações:
- Retire todos os objetos em volta da criança para evitar que ela se machuque;
- Não pegue a criança para tentar interromper os movimentos, com cuidado rode o corpo para que fique de lado e a cabeça também. Assim o líquido poderá sair da boca sem problemas;
- Proteja a cabeça do bebê. Caso ela esteja usando roupas apertadas retire tudo;
- Não tente colocar nada dentro da boca dela, caso contrário ela poderá se engasgar ou partir os dentes;
- Caso a convulsão demore mais de 1 minuto, deve-se procurar um médico imediatamente, somente assim poderá receber os primeiros socorros e diagnosticar o que está acontecendo;
Após a convulsão, é comum que as crianças fiquem sonolentas e precisem dormir. Não de água ou comida, e nem medique a criança até a convulsão ter realmente passado e ela estar alerta.
Leia também: Oftalmologista infantil: entenda a importância e quando consultar.
Tratamento da febre:
Existem vários fatores que podem causar a febre, desde a infecção ou doença infantil. A convulsão acontece quando a temperatura da criança começa a subir, e na maioria das vezes os pais nem sabiam que ela estava com febre.
Os remédios para febre não irão necessariamente evitar a convulsão ou a duração dela, mas darão mais alívio para a criança.
Se a criança estiver com febre abaixo de 38°C, os métodos naturais para diminuir a temperatura podem ser aplicados. O ideal é que a criança tome um banho em água morna, e utilize pequenos panos úmidos na água fria e aplicados na nuca, punhos ou testa.
Leia também: Sintomas de febre: saiba como baixar rapidamente.
Compressas e formas de alívio para a febre do bebê:
O uso de compressas também faz parte dos métodos que podem ser aplicados em casa, o uso de água em temperatura ambiente é eficaz para baixar a temperatura corporal.
Portanto as compressas podem ajudar a diminuir a febre em bebê, umedeça um pano em água fria ou levemente morna. Depois coloque na testa da criança, e um pano também poderá ser aplicado nos pulsos. Caso a criança sinta desconfortos frequentes, pare e retire as compressas.
Conclusão:
Caso a febre da criança não diminua, procure por um médico pediatra online para conseguir um diagnóstico rápido. Assim você poderá evitar que a temperatura continue subindo e a criança sofra uma convulsão causada pelo calor corporal em estado febril.
Acesse a plataforma de atendimento aqui na Kompa e dê início ao agendamento de uma consulta com médico online. É tudo muito fácil e rápido para ter contato frequente com o médico.
Leia também: Saúde da família: o que é?
Comentários