Pesquisar

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia: Onde consultar

  • Compartilhar:
post-title

Por mais que seja um nome grande, você sabia que é uma especialidade? O médico que tem como foco o (G&O), é responsável por todo o processo: Desde o sistema reprodutor, até toda e qualquer ação na gravidez. Dessa forma, é normal que em muitos países, Ginecologia e Obstetrícia, são vistas como uma unidade.

O ponto chave deste post, é esclarecer toda e qualquer dúvida em relação às duas especialidades, porém há um médico que trabalhe nas duas áreas. Portanto, a fim de deixar mais clara essa dúvida, todo o conteúdo irá explicar de forma simples e objetiva, como funciona toda essa parte da medicina.

Ginecologia e Obstetrícia é uma única especialidade?

Em suma, é muito comum em diversos países elas tem sua abordagem de forma única, ou seja, é uma única especialidade. Dessa forma, para entender melhor como cada uma ajuda, é ideal conhecer as especialidades separadamente. Sendo assim, é mais fácil notar como elas estão ligadas.

Vale destacar, que em épocas anteriores, quem tinha a função de G&O, era responsável por várias outras funções, dentre elas estão:

  • Parteiras;
  • Tinham forte vínculo;
  • Cuidavam das doenças da mulher.

Qual a diferença entre um Ginecologista e um Obstetra?

Essa é uma das perguntas mais feitas, quando se trata da saúde da mulher. Uma vez que ambas especialidades estão para cuidar das mulheres no mundo. Vale destacar, que as funções de ambos médicos acabando se unindo no dia a dia, porém há certos pontos que há uma diferença entre a Ginecologia e Obstetrícia.

Ginecologista

Essa médica, está ligada aos cuidados e funcionamentos do sistema reprodutor feminino. Sendo assim, sua responsabilidade gira em torno de alguns órgãos como:

  • Vulva;
  • Vagina;
  • Útero;
  • Ovários;
  • Mamas.

Além do cuidado com esses órgãos, o Ginecologista pode também avaliar e tratar da saúde da mulher como um todo. Ou seja, está apto para tratar problemas ligados ao sistema digestivo, aparelho urinário, desequilíbrios hormonais e outros problemas ligados ao cuidado da mulher.

Obstetra

Especializado em obstetrícia, é o médico que estuda a reprodução. Sendo assim, ele pode cuidar, seja do funcionamento até possíveis distúrbios.

Em suma, o obstetra é um profissional que deve estar presente em todos os aspectos de uma gestação. Sua função já começa desde do planejamento da gravidez, passa pelo parto (seja ele normal ou cesárea) e finaliza o processo no pós-parto, ou também conhecido como puerpério.

E quando essas especialidades se encontram?

Em suma, elas devem “caminhar” de forma conjunta sempre. Dessa forma, da mesma forma que um pediatra acompanha seu filho, esses médicos devem se fazer presentes em todo processo antes do nascimento. Vale lembrar que há muitos médicos que estão nas duas especialidades, tanto como Ginecologista como Obstetra.

Sendo assim, de forma a deixar mais claro, veja as etapas que é necessário a ajuda dos dois médicos. Assim é mais nítida a função de cada um na ajuda da saúde feminina.

Planejamento

É a melhor chance que você terá de marcar com um médico G&O. Em suma, é nessa hora que você terá a oportunidade de tirar suas dúvidas e pedir alguns exames que se fazem necessários. Além disso, o especialista em ginecologia e obstetrícia pode lhe dar algumas indicações, seja de vacinação ou qualquer outra necessidade.

Pré-Natal

É muito comum que haja gravidez “surpresa”. Não precisa entrar em pânico, ainda está em tempo de procurar um obstetra para tirar suas dúvidas. Mas lembre-se: é de suma importância uma visita frequente durante a gestação ao médico, assim as consultas de rotina podem ajudar no acompanhamento do bebê. Dessa forma, é possível ter uma ideia dos cuidados mais essenciais durante toda a gestação.

Gravidez: baixo e alto risco

Esse é um ponto bem deliciado, no caso da gravidez de alto risco. Em suma, quando não há tanto risco assim, o especialista ginecologia e obstetrícia, pede apenas alguns exames de rotina. Apenas para monitorar como o bebê está na barriga da mamãe.

Quando se trata de uma gravidez de alto risco, há outro especialista que se faz necessário, o psicólogo. Pelo fato de apresentar riscos, o acompanhamento psicológico serve para ajudar a mãe com os problemas que podem surgir e como ela deve lidar com as situações apresentadas. Há outro fator de muita importância, qualquer indicação do obstetra deve ter sua consideração à risca, ou seja, cumprir com o que ele disser.

Parto para a Ginecologia e Obstetrícia

O tão sonhado dia chegou, o novo ser humano está prestes a chegar no mundo. Há duas formas de se fazer o parto, seja ela por cesárea ou normal (há posts que explicam muito bem cada um e como se deve fazer os cuidados). As vezes para a segurança do bebê e da mamãe, o obstetra pode sugerir que o parto seja por cesárea, mas deve ser em comum acordo, pois tudo depende das circunstâncias do parto.

Pós-parto ou Puerpério

Esse já é a parte final de todo o processo. Há um conteúdo no blog que pode ajudar a entender melhor sobre o Puerpério. Além disso apenas para informar, esse período pode durar de 45 à 60 dias e há diversas fases, e um ponto que se deve ter atenção é o Puerpério Emocional. Depois desses 60 dias, o bebê já está mais acostumado com tudo e você nova mamãe está quase terminando seu processo de aprendizado para a nova fase dessa vida.

Ginecologia e Obstetrícia: o que concluir?

Por mais que não tenha muitos conteúdos falando dessa especialidade, você viu a importância do profissional durante todo o processo. Sendo assim a cada dia que passa é normal que tenham mais visibilidade por conta do trabalho que eles executam. O post aqui teve o intuito de apresentar de forma mais simples e objetiva como ele pode aparecer na sua vida, e você viu o quão importante o médico da Ginecologia e Obstetrícia é.

Portanto, em caso de procura de um desses profissionais, faça uma busca minuciosa, uma vez que não é a todo momento que se acha um médico com tal especialidade. Seja criteriosa e tire as principais dúvidas que tiver, seja com um Ginecologista, Obstetra e Ginecologia Obstetrícia.

Fontes:

  • FEBRASGO (18/10/2021 às 13H);
  • Clínica da Cidade (18/10/2021 às 15H);
  • São Luiz (18/10/2021 às 16H).

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?