Algumas pessoas que sofrem de enxaqueca descrevem uma dor intensa e variável, que impede fazer suas atividades. Dessa forma, quando há uma dor de cabeça e enjoo quase que todos os dias, é sinal de uma enxaqueca. Dito isso, veja um pouco sobre isso, e busque como tratar.
Você está com esse problema? Então veja abaixo o que separamos sobre o que fazer no caso de dor de cabeça e enjoo!
O que tem neste conteúdo
Causas da dor de cabeça e enjoo
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), a dor de cabeça é uma doença muito impactante no Brasil e no mundo. Já que, cerca de 70% da população sofre com essa enfermidade diariamente.
A cefaleia, também chamada de dor de cabeça, é o desconforto sentido na região da cabeça, aguda na cômoda e pode ocorrer ou não com outros sintomas. É comum ter este incômodo, e nem sempre se trata de uma doença. A dor também pode estar relacionada a maus hábitos como alimentação, falta de sono, uso de óculos com grau incorreto, ruídos altos e muitos outros. Além disso, é muito ligada às emoções, como o estresse, por exemplo.
Mesmo que grande parte dos casos não ser problemas graves, não se pode ignorar os quadros de uma grande dor de cabeça e enjoo persistente. Isso pode indicar problemas de saúde, como labirintite e sinusite intensa. Dessa forma, é possível afirmar que a causa da dor de cabeça e enjoo nem sempre é algo óbvio. Portanto, os sintomas se tornam recorrentes e interferem na qualidade de vida da pessoa, sendo importante procurar um médico para obter um diagnóstico e iniciar um tratamento.
Leia mais → O que significa ter dor de cabeça na testa e como aliviar
Quais os tipos?
Vale destacar que a dor de cabeça e enjoo não são todos iguais. Em suma, existem mais de 20 causas diferentes de acordo com a intensidade, locais da dor e sintomas. Assim é possível identificar o tipo de dor de cabeça. Dentre elas, existe o tipo mais frequente e as tensões mais incapacitantes. De acordo com os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), às duas condições são a terceira e a sexta doença que mais prevalece no mundo.
Entender sobre as características da cabeça, podem ajudar na correção do seu tratamento, veja abaixo:
Tensional
Grande parte dos casos da cefaleia são de origem primária, ou seja, nem todos estão associados a qualquer problema de saúde. Esse é o tipo tensional, sendo muito comum e se manifesta diante das situações de ansiedade, estresse, baixa qualidade de sono e má postura. Os sintomas costumam ser leves e moderados, como uma forma de pressão na região da cabeça.
A sensação de dor pode atingir o músculo do pescoço, ambos os lados da cabeça, ao redor, nuca ou até mesmo no couro cabeludo. Para obter o alívio da dor de cabeça e enjoo, é recomendado usar técnicas de relaxamento, como a massagem no couro cabeludo, banho quente e praticar atividade física.
Enxaqueca
A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça caracterizada por ser recorrente, e piora quando a pessoa está estressada, não possui uma boa alimentação ou fica muito tempo em contato com a luz e odores fortes. A saber, outras fortes marcas da enxaqueca é que ela é pulsante, estando associada a enjoo constante, vômitos, tonturas e maior sensibilidade à luz.
Em suma, acontece principalmente nas mulheres, suas causas ainda não são bem definidas, mas podem surgir devido a alterações no fluxo de sangue cerebral.
Refluxo Gástrico
Essa é uma condição que acontece quando o conteúdo do estômago retorna para o esôfago até a boca, resultando na dor de cabeça e enjoo constante, sensação de queimação na garganta e estômago, tosse seca e dor no peito. Esse tipo pode ocorrer porque a válvula que fica no esôfago não é capaz de impedir que o conteúdo presente no estômago retorne, e isso surge quando a pessoa possui hérnia de hiato, por exemplo.
Ansiedade
Ansiedade é caracterizada pela preocupação excessiva com situações que ainda não aconteceram ou pelo medo exagerado de que algum evento negativo aconteça. Este sentimento resulta em sintomas físicos, como o aumento dos batimentos cardíacos, cansaço excessivo, dor de cabeça e enjoo constante e dores musculares.
Como tratar a dor de cabeça e enjoo?
Como dito, a dor de cabeça e enjoo, são sintomas muito comuns nos mais diversos problemas. Dessa forma, o certo a se fazer é procurar alguma ajuda médica. Além disso, fique atento se mais algum desses sintomas abaixo aparecer:
- Fraqueza;
- Falta de ar;
- Vômito excessivo;
- Dor no peito;
- Febre;
- Sangramento pela boca.
Ao apresentar algum sintoma citado acima, é sinal de que seu problema é mais grave do que ele aparenta. Elas podem sinalizar alguma alteração no estômago ou coração. Dessa forma, o ideal é passar com um médico o mais rápido possível.
Na Kompa Saúde você poderá ter acesso fácil a um médico, que vai te ajudar a descobrir a verdadeira causa da dor de cabeça e enjoo. O melhor da Kompa é a opção de atendimento online, ou seja, você não precisa ir até à clínica para resolver o problema, o que faz com que o tratamento seja iniciado rapidamente.
Conclusão
Você está com dor de cabeça e enjoo constante? Tem outros sintomas? Então é melhor marcar uma consulta, a Kompa Saúde pode ajudar a diagnosticar e tratar este problema. Venha conhecer as opções de atendimento, seja online ou presencial, e resolva o problema para ter uma vida muito melhor.
Fontes:
- Blog Dorflex (Sinais de Enxaqueca) – Acessado em 19/06 às 14H50;
- Ease Labs (Dor de cabeça e enjoo) – Acessado em 19/06 às 15H20;
- Tua Saúde (Enxaqueca) – Acessado em 19/06 às 16H40.
ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista
Comentários