Pesquisar

Benefícios da atividade física na infância

  • Compartilhar:
post-title

Você conhece os benefícios da atividade física na infância?

Qualquer um encontra muitos benefícios praticando atividades físicas. Estes vão desde questões objetivas do preparo físico até a potencialização de capacidades mentais. Ouvimos com frequência o quanto é necessário manter a prática de exercícios físicos na sua rotina, segundo a OMS um adulto saudável deve praticar de 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana. Enquanto crianças e adolescentes devem praticar 60 minutos de aeróbico moderado por dia.

No caso das crianças e adolescentes, o exercício físico apresenta muitos benefícios no desenvolvimento e aprendizado que vão além das questões de saúde do corpo. Além disso, tende a ser do próprio interesse da criança praticar esportes, pois estes se tornam lazer dentro da vida delas.

Atividade física na infância: benefícios

O excesso de peso é um risco à saúde em qualquer idade, mas crianças e adolescentes acima do peso podem estar sendo colocados no caminho para a obesidade mórbida na fase adulta. Além disso, doenças irreversíveis como a diabetes podem ser adquiridas por crianças que não se alimentam bem ou praticam exercícios. Desta forma, o exercício físico é uma das principais chaves para evitar o excesso de peso. Vale lembrar que crianças e adolescentes, com um metabolismo saudável, tem maior facilidade para perder peso do que adultos.

Começar a praticar exercícios na infância também facilita a manutenção deste hábito saudável para a vida adulta. Assim como qualquer outra coisa que aprendemos na infância e continuamos fazendo quando mais velhos, nossa tendência é evoluir nessa prática. Crianças que fazem exercício físico regularmente tem menores chances de desenvolverem hipertensão, colesterol alto, disfunções do fígado e até apneia.

Mas além de todos os benefícios citados sobre a saúde física, muitas modalidades esportivas ensinam valores necessários para o desenvolvimento intelectual de uma criança. Qualquer esporte coletivo, como futebol, vôlei, handebol e basquete ensina a criança sobre trabalho em equipe e conviver com diferenças. Este tipo de aprendizado é muito mais facilmente desenvolvido na infância e o respeito pelo outro que estes esportes podem oferecer é essencial para que este adulto seja uma pessoa com caráter.

Artes marciais como o jiu-jitsu, o karatê e o judô fazem com que a criança entenda o espirito esportivo muito bem. Essas lutas podem parecer embates físicos e agressivos para quem não conhece a filosofia por trás delas. Mas todas são, na verdade, centradas na disciplina, no respeito ao mestre e ao adversário. A evolução de faixas por mérito esportivo também é eficiente para que a criança entenda o valor do esforço.

O Desenvolvimento da criança

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria: “A atividade física é o comportamento que juntamente com a genética, nutrição e o ambiente, contribuem para que o indivíduo atinja seu potencial de crescimento, desenvolva plenamente a aptidão física e tenha como resultante um bom nível de saúde.”

Dito isso, deve-se estimular a prática da atividade física na infância, não apenas como uma obrigação, e sim procurando o prazer nestas. Meninos e meninas que não se identificam com os esportes coletivos podem se interessar por natação, danças, artes marciais e ginásticas. Todas as práticas tem o potencial de garantir uma coordenação motora de qualidade para o resto da vida.

A natação, por exemplo, desenvolve um controle respiratório muito forte, além de fortalecer músculos de todo o corpo. Pernas, braços, tronco, costas e abdômen são muito beneficiados pela natação, e muitas pessoas encontram nessa prática um potencial de controle da ansiedade muito grande.

É fundamental lembrarmos que não existem atividades de meninos e de meninas, se seu filho se interessa por alguma prática incentive-o e não deixe o preconceito atrapalhar o sonho de uma criança. Iniciativas como o Pelado Real, uma escola de futebol exclusiva para meninas, crescem cada vez mais e são fundamentais para o desenvolvimento de atletas para o futuro do país.

Como encontrar atividade física na infância?

Muitas práticas esportivas são oferecidas pela escola, mas, muitas vezes, o horário escolar da educação física não é suficiente. Então existem serviços para todas as idades que oferecem aulas de dança, natação, esportes e artes marciais. É claro que existe uma grande variedade de preços para esses serviços, depende do estabelecimento onde os procura.

No entanto, felizmente, existem muitas iniciativas de organização gratuita para oferecer aulas de esportes e outras atividades físicas. O mais importante é pesquisar as opções daquela modalidade pela qual seu filho se interessa.

O Programa Segundo Tempo, criado em 2003, atende mais de 4 milhões de crianças e jovens entre 3 e 17 anos no Brasil. Este é feito com a intenção de proporcionar a prática esportiva para crianças que estejam em situação de vulnerabilidade social. As modalidades oferecidas dependem da unidade do programa, mas alguns exemplos são o atletismo, a natação, o vôlei e o basquete.

Programas como este deveriam ser mais estimulados, pois ajudam no desenvolvimento das crianças, diminuem a obesidade infantil, criam o espirito de coletividade e começam a preparar atletas para o futuro.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?